1 / 26

As Dez Virgens e o Servo Vigilante

As Dez Virgens e o Servo Vigilante. E o Véu que cobre as parábolas. As Parábolas: As Dez Virgens.

harris
Download Presentation

As Dez Virgens e o Servo Vigilante

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. As Dez Virgens e o Servo Vigilante E o Véu que cobre as parábolas

  2. As Parábolas: As Dez Virgens • “Nesse dia, o Reino do Céu será como a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco dentre elas eram néscias e cinco prudentes. As néscias, tomando as suas lâmpadas não levaram azeite consigo; mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. Tardando o noivo, toscanejaram todas e adormeceram. Mas à meia noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! Sai ao seu encontro. Então se levantaram todas aquelas virgens e prepararam suas lâmpadas. E disseram as néscias às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Porém as prudentes responderam: Talvez não haja bastante para nós e para vós. Ide antes aos que vendem e comprai-o para vós. Enquanto foram comprá-lo, veio o noivo; e as queestavamapercebidasentraram com elepara as bodas e fechou-se a porta. Depoisvieram as outrasvirgens e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Maselerespondeu: Emverdadevosdigoquenãovosconheço.” Mateus (Evangelho seg. Mateus: 25: 1-13)

  3. Premissa Primeira • O Espiritismo é o Cristianismo Primitivo Redivivo: • “Que era o Cristianismo há dezoito séculos senão Espiritismo? Só o nome diferia; o pensamento era o mesmo...” Um filósofo de outro mundo (Revista Espírita, junho de 1863: O Futuro do Espiritismo )

  4. Premissa Segunda • Conhecer a história é se reconhecer no mundo. • Descobrir o Cristianismo Primitivo é redescobrir a essência do Espiritismo. • “As interpretações que os homens deram da lei do Cristo geraram lutas, contrárias ao seu espírito... Exprimindo-se sem rodeios e sem alegorias, o Espiritismo está destinado a restabelecer a unidade da crença; é, pois, a confirmação e o esclarecimento do Cristianismo que é e será sempre a lei divina a que deve reinar em toda a Terra e cuja propagação vai tornar-se mais fácil por este poderoso auxiliar. Um espírito (Revista Espírita, abril de 1861: Correspondência – comunicação obtida em Roma e enviada a Kardec pelo Conde X))

  5. Premissa Terceira • Para se alcançar a Verdade é necessário explorar a diversidade dos conhecimentos formados. • “A opinião universal, eis portanto o juiz supremo, aquele que pronuncia em última instância. Ela se forma de todas as opiniões individuais. Se uma delas é verdadeira, tem na balança o seu peso relativo; se uma é falsa, não pode sobrepujar as outras. Nesse imenso concurso, as individualidades desaparecem e eis aí um novo revés para o orgulho humano.” Allan Kardec, (Evangelho seg. o Espiritismo: Introdução – item II)

  6. Premissa Quarta • A verdade sobre o Cristianismo Primitivo só será vislumbrada em sua plenitude através do estudo de todas suas correntes doutrinárias e movimentos sociais. • “É comparando os fatos, observando as analogias e as dessemelhanças que, pouco a pouco, se chegam a estabelecer as regras, as classificações, os princípios: numa palavra, a constituir a Ciência.” Allan Kardec (Revista Espírita, agosto de 1858) • “O Espiritismo é a grande niveladora , que avança para aplainar todas as heresias.” Um filósofo do outro mundo (Revista Espírita, junho de 1863: O Futuro do Espiritismo)

  7. Premissa Quinta • As versões “originais” dos Evangelhos que conhecemos hoje são redações finais de um longo processo de construção que atravessou gerações. • 3 grandes camadas de redação: • 1ª. Retenção: registro das palavras, dos atos e acontecimentos. • 2ª. Desenvolvimento: dados são aplicados a novas situações, problemas e circunstâncias . • 3ª. Criação: novas sentenças e histórias são compostas e se formam complexos mais amplos, cujo conteúdo foi modificado através deste mesmo processo. • “Jesus deixou pensadores e não memorizadores; discípulos e não recitaroes; pessoas e não papagaios.” • John DominicCrossan • (O Jesus Histórico: Prólogo, pag. 30)

  8. Comparando os textos: Mateus • Evangelho de Mateus: 24.1 -25.46 • Situa a parábola das Dez Virgens dentro das referências à vinda do Filho do Homem. • Jesus prevê a destruição do Templo de Jerusalém. • Jesus fala sobre sofrimentos e perseguições. • Jesus fala sobre os falsos profetas. • “Logo depois deste período de sofrimento, ‘O sol se apagará e a lua não brilhará. As estrelas cairão do céu e os corpos celestes serão abalados’ (Isaías, 13.10; 34.4). Nessa época o sinal da vinda do Filho do Homem será visto no céu e todos os povos da terra chorarão e verão o Filho do Homem vindo entre as nuvens com poder e grande glória.”

  9. Comparando os textos: Mateus • A parábola da figueira. • “Ninguém sabe o dia ou a hora em que essas coisas acontecerão – nem os anjos do céu nem o próprio Filho. Somente o Pai sabe quando elas vão acontecer.” • A parábola do servo bom e do servo mau. • A parábola das Dez Virgens. • Parábola dos três servos: Um homem precisou viajar e encarregou 3 servos de tomarem conta de sua propriedade, dando 5 mil, 2 mil e 1 mil moedas para cada. Os dois primeiros investiram o dinheiro e os multiplicaram. O último, porém, com medo do senhor, escondeu na terra e, quando o patrão voltou sem avisar, este foi condenado por não ter produzido: “Tirem dele as mil moedas de prata e dêem-nas ao que já tem dez. Pois aquele que tem receberá ainda mais e terá muito mais do que realmente precisa; mas aquele que não tem, até o que ele tem lhe será tirado.”

  10. Comparando os Textos: Mateus • O Julgamento Final: “Quando o Filho do Homem vier, com todo o seu poder e com todos os seus anjos, Ele sentará no seu glorioso trono. Então, todos os povos da terra se reunirão diante dele e Ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos... Então, os bons perguntarão: ‘Senhor, quando foi que nós o vimos com fome e lhe demos o que comer, ou o vimos com sede e lhe demos o que beber? ... ‘Digo-vos a verdade: Todas as vezes que vocês fizeram essas coisas ao mais simples dos meus irmãos, foi a mim que fizestes’...” E discorre sobre exemplos de caridade.

  11. Comparando os Textos: Lucas • Evangelho de Lucas: 12.13-48 • Jesus reprova a avareza: “Jesus disse: ‘Tenham cuidado! Evitem todo tipo de avareza, pois a vida de um homem não depende das coisas que ele tem, mesmo que seja muito rico’. E, então, lhes contou esta parábola: ‘As terras de certo homem rico tinham produzido uma colheita muito boa. Então ele pensou: Eu não tenho lugar para guardar a minha colheita... Vou demolir os meus celeiros e construir outros maiores... Deus, porém, lhe disse: Tolo! Esta noite a sua alma lhe será tirada. Com quem ficarão todas as coisas que você guardou?’ A mesma coisa acontecerá para aqueles que acumulam tesouros para si mesmos, mas que não são ricos para com Deus.”

  12. Comparando os textos: Lucas • Confiança em Deus e desprendimento material: “Por isso eu lhes digo: Não se preocupem com a vida de vocês e com o que vão comer; nem com o corpo nem com o que vão vestir. Pois a vida é mais importante do que comida e o corpo é mais importante do que roupas. Olhem para os corvos... Olhem para os lírios... Não tenham medo, meu pequeno rebanho, pois o seu Pai tem prazer em lhe dar o reino. Vendam os seus bens e dêem o dinheiro aos pobres. Façam para vocês mesmos bolsas que não se estraguem, acumulem um tesouro inesgotável no céu, onde nenhum ladrão o toca e nenhuma traça o destrói. Lembrem-se disso: onde estiver o seu tesouro, lá também estará o seu coração.”

  13. Comparando os textos: Lucas • Parábola do Servo Vigilante: “Estejam cingidas as vossas cintas e vossos lampiões acesos. Sejais como as pessoas que esperam seu senhor voltar da festa de casamento, para que, quando ele chegar e bater à porta, elas possam abrir imediatamente. Bem-aventurados são aqueles servos cujo senhor os encontrar acordados e prontos quando ele chegar! Em verdade vos digo que Ele mesmo se preparará e servirá, enquanto eles estarão à mesa. E mesmo que ele chegue à meia-noite ou até mais tarde (venha na segunda vigília ou na terceira), bem-aventurados serão eles se os encontrar preparados. Porém, tenham certeza disto: Se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente não permitiria que roubassem a sua casa. Portanto, estai vós também preparados, pois o Filho do Homem virá à hora que não pensais.”

  14. Comparando Textos: Lucas • Parábola do mordomo leal: “E Pedro disse: ‘Senhor, está contando esta parábola para nós ou para todos?’ Então, Jesus disse: “... O servo que conhece a vontade de seu senhor e não se prepara ou não faz aquilo que ele quer, será punido com muitas chicotadas. Mas o servo que não conhece a vontade de seu senhor e que faz alguma coisa que merece castigo, será punido com poucas chicotadas. Sendo assim, para todo aquele a quem se dá muito, muito será pedido; e daquelas pessoas nas quais foi depositada maior confiança, muito mais será exigido.”

  15. Comparando Textos: Tomé • Evangelho de Tomé: • Logion 21: “Disse Maria a Jesus: ‘A que se assemelham teus discípulos?’ Ele disse: ‘Assemelham-se a crianças que residem num campo que não lhes pertence. Quando chegar o dono do campo, ele dirá: - Saiam do meu campo. Eles se desnudam na presença do dono, e lhe entregam o campo. Por isso eu digo: ‘Se o dono da casa sabe que o ladrão virá, ele velará enquanto este não vem e não deixará que ele penetre na casa de seu reino, a fim de carregar seus bens. Vocês, contudo, velem à face do mundo, cinjam a cintura com grande força para que os ladrões não encontrem meio de chegar até vocês. Porque, a vantagem com a qual você contam, eles a encontrarão. Que haja entre vocês um homem prevenido. Quando o fruto amadureceu, ele veio rápido, com a foice na mão e o colheu. Quem tenha ouvidos de ouvir que ouça.” • Logion 103: “Feliz o homem que sabe a que horas da noite virão os ladrões, pois assim ele se levantará, reunirá suas (forças?) e cingirá sua cintura antes que eles entrem.”

  16. Comparando Textos: Tomé • Logion 22: “Jesus viu umas crianças que mamavam. Ele disse aos seus discípulos: ‘Estas crianças assemelham-se aos que entram no Reino’. Eles lhe disseram: ‘Então, tornando-nos crianças, entraremos no Reino?’ Jesus lhes disse: ‘Quando vocês fizerem de dois um e fizerem o interior como o exterior, o exterior como o interior, e o que está em cima como o que está embaixo, e quando fizerem do masculino e do feminino uma só coisa, de sorte que o masculino não seja masculino e o feminino não seja feminino, quando fizerem dois olhos em lugar de um olho, e uma mão em lugar de uma mão e um pé em lugar de um pé, uma imagem em lugar de uma imagem então entrarão’(no Reino).” • Logion 23: Jesus disse: ‘Eu os escolherei um em cada mil e dois em dez mil e eles serão um só’.”

  17. Decifrando Conceitos: • Mística da Câmara Nupcial: símbolo da reunião com Deus (o traje nupcial), onde dois corpos se tornam um só corpo – a desejada unidade. • Queda de Adão como simbologia da imersão do Espírito no processo reencarnatório. Esta fase evolutiva do Espírito é caracterizada pela separação do Pai, a perda da ignorância, o início do processo evolutivo, ao mesmo tempo do esquecimento da vida eterna, o domínio da embriaguez da carne e a polarização da sexualidade entre masculino e feminino: “Quando Eva estava ainda em Adão, a morte não existia. Quando ela se separou dele, surgiu a morte. Se novamente ele tornar-se completo e recompuser seu antigo ser, a morte terá sido extinta.” (Evangelho de Felipe)

  18. Decifrando Conceitos: • FILHO DO HOMEM: palavras originais em hebraico (bem-adam) ou em aramaico (bar-nasha) significam simplesmente homem, a imagem de homem. • Ao chegar no contexto grego, a palavra ininteligível teria virado “senha para identificação dos iniciados” no Cristianismo. • No desenvolvimento dos evangelhos (todos traduzidos para o grego e aí desenvolvidos) Filho do Homem se torna o “ser perfeito”, o ser uno com Deus e consigo mesmo, aquele que não necessita mais reencarnar. • Em alguns grupos cristãos ortodoxos, Filho de Homem se torna sinônimo de Messias. • FILHO DE MULHER: todo espírito em fase de evolução que ainda necessita das reencarnações para progredir.

  19. Decifrando Conceitos: • Termo copta monakhos significa sozinho, solitário, revertido a si mesmo e à unidade. • Logion 49: “Jesus disse: - Felizes os solitários e os eleitos, porque encontrarão o Reino. Vocês, de fato, saíram dele e a ele retornarão.” • Logion 104: “Disseram-lhe: - Vem, vamos orar hoje e jejuar. Jesus disse: - que pecado teria eu cometido ou em que teria eu sido vencido? Mas quando o esposo sair da câmara nupcial, então que jejuem e orem!” • Logion 106: “Disse Jesus: - Quando de dois fizerem um, vocês se tornarão filhos do Homem e quando disserem: ‘Montanha, mova-se’, ela se moverá.”

  20. Decifrando Conceitos: • A polarização da sexualidade do Espírito e o divórcio social: • “Alguns fariseus se aproximaram de Jesus com o fim de colocá-lo à prova e perguntaram: ‘É permitido ao marido se divorciar de sua esposa por qualquer motivo?’ Jesus lhes respondeu: ‘Nunca leram nas Escrituras que dizem: No princípio o Criador os fez homem mulher? ... Por isso o homem deve deixar seu pai e sua mãe e unir-se à sua esposa e os dois serão um só.’... Mas os fariseus retrucaram: ‘Por que, então, Moisés mandou dar carta de divórcio e repudiar a esposa?’ E Jesus respondeu: ‘... Por causa da dureza do coração de vocês, mas no princípio não era assim...’ Os discípulos de Jesus disseram: ‘Se é esta a situação entre homem e sua esposa, então é melhor não casar!’ Jesus, porém, lhes disse: ‘Este ensino não é para todo mundo, mas apenas para aqueles a quem Deus deu a habilidade de aceitá-lo... Com efeito há eunucos que nasceram assim, desde o ventre materno. E há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens. E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem tiver ouvidos, que ouça!” (Mateus: 19.3-12)

  21. Decifrando Conceitos: • A luz como imagem do conhecimento: • Logion 03: “... O Reino está dentro de vocês e também fora de vocês. Quando vocês conhecerem a si mesmos, então serão conhecidos e saberão que são filhos do Pai Vivo. Mas, se vocês não conhecerem a si mesmos, então vocês estão na pobreza e são a pobreza.” (Evangelho de Tomé). • Logion 24: Seus discípulos disseram: - Faz-nos conhecer o lugar onde tu está, pois necessitamos procurá-lo. Ele lhes disse: - Aquele que tem ouvidos, que ouça! Há luz dentro de um ser de luz e ele ilumina o mundo todo. Se ele não iluminar, as trevas se fazem.”

  22. Decifrando Conceitos: • A luz como imagem do conhecimento: • “... Os seus olhos são a fonte de luz para o corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo ficará cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará nas trevas. Por isso, vê bem se a luz que há em ti não é treva. Pois se todo o seu corpo estiver cheio de luz e sem nenhuma escuridão, você poderá ver tudo claramente, como se um lampião iluminasse a você com sua luz.” (Lucas: 11.33-36) • “Os olhos são a fonte de luz para o corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo estará cheio de luz. Se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará nas trevas. Portanto, se a luz que há em vocês não passa de escuridão, então a escuridão que há em vocês é enorme.” (Mateus: 6.22-23)

  23. Decifrando Conceitos: • “A verdade é a mãe; o conhecimento é o pai... O conhecimento da verdade apenas faz tais pessoas arrogantes e até lhes proporciona alguma superioridade sobre todo o mundo, mas... • “Na verdade, aquele que se torna realmente livre através do conhecimento é escravo por causa do amor por aqueles que ainda não tiveram condições de alcançar a liberdade do conhecimento. O conhecimento os torna capazes de se tornarem livres. O amor nunca diz que algo lhe pertence; ainda que realmente possua aquela própria coisa. Ele nunca diz ‘isto é meu’ ou ‘aquilo é meu’, mas ‘tudo isto é vosso’. O amor espiritual é vinho e fragância.” (Evangelho de Felipe)

  24. Decifrando Conceitos: • Termo grego para espírito: pneuma (expressão neutra). • Termo hebraico para espírito: ruah (palavra feminina).

  25. Decifrando Conceitos 2000 anos depois: • 200. Os espíritos têm sexo? • Não como o entendeis, pois depende da constituição orgânica. Entre ele, há amor e simpatia, baseados na afinidade de sentimentos. • 822-a. Assim sendo, uma legislação para ser perfeitamente justa deve consagrar a igualdade dos direitos entre o homem e a mulher? • De direitos sim, de funções, não. É preciso que cada um tenha um lugar determinado; que o homem se ocupe do exterior e a mulher do interior...” Livro dos Espíritos

  26. Referências Bibliográficas • KARDEC, Allan: O Livro dos Espíritos. • KARDEC, Allan: O Evangelho segundo o Espiritismo. • KARDEC, Allan: Revista Espírita, 1858. • KARDEC, Allan: Revista Espírita, 1861. • KARDEC, Allan: Revista Espírita, 1863. • CROSSAN, John Dominic: O Jesus Histórico; Imago Editora Ltda. • TRICCA, Maria Helena de Oliveira (cop.): Apócrifos – Os Proscritos da Bíblia; Editora Mercuryo. • TRICCA, Maria Helena de Oliveria (cop.): Apócrifos II – Os Proscritos da Bíblia; Editora Mercuryo. • PAGELS, Elaine: Os Evangelhos Gnósticos; Editora Cultrix. • MIRANDA, Hermínio: O Evangelho de Tomé – texto e contexto; Arte e Cultura. • MACK, Burton L.: O Livro de Q - O Evangelho Perdido; Imago Editora Ltda. • Novo Testamento – versão fácil de ler. • SCHUTEL, Cairbar: Parábolas e Ensinos de Jesus; Editora O Clarim.

More Related