1 / 12

MAX WEBER (1864-1920)

MAX WEBER (1864-1920). Weber, não era político de profissão, mas um cientista, participou ativamente do debate político da Alemanha de sua época.

hesper
Download Presentation

MAX WEBER (1864-1920)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MAX WEBER (1864-1920)

  2. Weber, não era político de profissão, mas um cientista, participou ativamente do debate político da Alemanha de sua época. Nesse período (1864-1920), o capitalismo industrial se expandia com velocidade por toda Europa. No entanto, a Alemanha ainda era um país retardatário no processo de industrialização.

  3. Ao contrário da Inglaterra e da França, a burguesia alemã não tinha força política para conduzir esse processo e se apoderar do Estado. • Isto se deve ao peso representado pelo “junkers”, como eram chamados os proprietários de terra. • A existência de um governo forte e centralizador, como o de Bismarck, foi essencial para a modernização alemã.

  4. Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.

  5. Weber estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social: 1 – ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado; 2 – ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais;

  6. 3 – racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade; 4 – racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.

  7. Nos conceitos de ação social e definição de seus diferentes tipos, Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos. Para ele as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais.

  8. O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contém e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações.

  9. Max Weber elaborou um conceito de burocracia baseado em elementos jurídicos do século 19, concebidos por teóricos do direito. A burocracia, então, podia ser definida da seguinte forma: aparato técnico-administrativo, formado por profissionais especializados, selecionados segundo critérios racionais e que se encarregavam de diversas tarefas importantes dentro do sistema.

  10. Dominação e Poder: • Dominação legal racional: obediência apóia-se na crença na legalidade da lei e dos direitos de mando das pessoas autorizadas a mandar. • Dominação tradicional: sua legitimidade apóia-se na crença de que o poder de mando têm um caráter sagrado, herdado dos tempos antigos.

  11. Dominação carismática: a legitimidade da autoridade do líder carismático lhe é conferida pelo afeto e confiança que os indivíduos depositam nele.

  12. Weber defendeu o ponto de vista de que a religião não expressa necessariamente uma força conservadora, pois movimentos inspirados na religião podem resultar também em transformações sociais. Em sua obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, Weber analisou o impacto do cristianismo na História do ocidente.

More Related