60 likes | 281 Views
VER-ILUMINAR-AGIR-CELEBRAR-REVER. VIDA-PALAVRA-CELEBRAÇÃO-VIDA. CAMINHO EDUCATIVO QUE SE PROPÕE INICIAR E, PROGRESSIVAMENTE, DESENVOLVER O CONHECIMENTO E A ACOLHIDA DA FÉ, QUE SE NUTRE DA PALAVRA DE DEUS, ABRE-SE À CELEBRAÇÃO SACRAMENTAL E SE QUALIFICA PARA O SERVIÇO DA COMUNIDADE.
E N D
VER-ILUMINAR-AGIR-CELEBRAR-REVER VIDA-PALAVRA-CELEBRAÇÃO-VIDA CAMINHO EDUCATIVO QUE SE PROPÕE INICIAR E, PROGRESSIVAMENTE, DESENVOLVER O CONHECIMENTO E A ACOLHIDA DA FÉ, QUE SE NUTRE DA PALAVRA DE DEUS, ABRE-SE À CELEBRAÇÃO SACRAMENTAL E SE QUALIFICA PARA O SERVIÇO DA COMUNIDADE. ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã Fases do itinerário da fé 1- Levantar perguntas vivenciais ➨ Atenção à vida. 2. Introduzir as perguntas no mistério do Cristo por meio da Bíblia, da Liturgia e do testemunho da comunidade eclesial, que professa a fé a celebra nos sacramentos e a testemunha na vida. ➨ Encontro com a Palavra que ilumina a vida Celebração do que descobriu 3. Dar uma resposta a Cristo pela adesão à comunidade eclesial e pelo jeito novo de viver como cristão. ➨ Compromisso de vida
COM ADULTOS, UMA PEDAGOGIA ADULTA O catequista é chamado a favorecer as condições para que o adulto aprenda a ser cristão, entre num processo de crescimento na fé e de mudança que atinge seus conhecimentos, seu modo de fazer e de ser: tenha mentalidade de fé.
MECANISMOS DE APRENDIZAGEM DO ADULTO O adulto é o primeiro responsável pela sua fé. É responsável pelo caminho que assume de crescimento na fé. Princípio 1: O catequista deixa ao adulto a responsabilidade do seu crescimento na fé e faz com que ele assuma junto as várias etapas do processo catequético. Mantém uma relação de ajuda como companheiro de viagem que oferece suporte e os recursos necessários para que o adulto cresça na fé, sobretudo o testemunho e o conhecimento.
O adulto refere-se sempre à própria experiência e confronta o dado novo com a mesma. O adulto “é” experiência mais do que “tem” experiência. Princípio 2:Para ajudar um adulto a progredir significativamente no campo da fé, é necessário levar a sério sua experiência. O adulto aprende a partir de preocupações, necessidades e compromissos do momento. Princípio 3:é necessário levar a sério suas necessidades e interesses de ordem religiosa próprios da etapa de sua vida, dos papéis que desempenha naquele momento.
O adulto quer perceber a utilidade do que faz Princípio 4: para ajudar o adulto a fazer progresso significativo na fé é preciso respeitar o seu desejo de perceber a utilidade da proposta. Organizar um programa de formação em função dos problemas do adulto e ser criativo, propondo sempre coisas novas. A aprendizagem do adulto está ligada à sua relação com o tempo. Princípio 5: necessário respeitar os limites de seu tempo e propor um uso otimal e acordado de tal recurso. Determinar o tempo que se pretende empregar na formação; fazê-lo render; não sobrecarregar, respeitar o horário.