170 likes | 300 Views
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DA QUALIDADE – 3 ANO Professora: Daniele Ferreira. ATENÇÃO: PROVA DA DISCIPLINA: 07.03.2014, HORÁRIO DA AULA. Diretrizes: Temas trabalhados até o dia de Hoje, inclusive apresentações dos trabalhos sobre ISO´ s;
E N D
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DA QUALIDADE – 3 ANO Professora: Daniele Ferreira
ATENÇÃO: PROVA DA DISCIPLINA: 07.03.2014, HORÁRIO DA AULA. Diretrizes: Temas trabalhados até o dia de Hoje, inclusive apresentações dos trabalhos sobre ISO´s; Prova será em Grupo com no máximo 3 integrantes; A prova terá 3 questões, sendo: 2 dissertativas (vale 2,0 cada) e 01 múltipla escolha (vale 1,0 ponto).
ATENÇÃO: TRABALHO DO BIMESTRE - VALE 5,0 PONTOS A turma deverá se dividir em 5 Grupos. Diretrizes: 1 Grupo ficará com o tema ISO 9000 - 9001 1 Grupo ficará com o tema ISO 14000 - 14001 1 Grupo ficará com o tema ISO 22000 1 Grupo ficará com o tema ISO 26000 1 Grupo ficará com o tema ISO 27000 O trabalho deverá ser digitado e entregue à professora na data da apresentação: 28.02.2014; Pelo menos 3 integrantes do Grupo deverão participar da Apresentação, explanando o material pesquisado; Sugestão: deverão ser feitas pesquisas em livros e \ ou meio eletrônico (internet); Objetivo: entender o que é, finalidade, porque foi criado, aplicabilidade, etc.
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO ISO 9000 – 9001 Amanda, Maiara e Tainá. 2) ISO 14000 – 14001 Artur, Lucca, Vitor e Mariana. 3) ISO 22000 Cauê, Luiza, João e Mariana Franco. 4) ISO 27000 Aline, Susan, Stephanie e Marcela. 5) ISO 26000 Mateus V, Mateus H e André.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES: CONCLUSÃO SOBRE AS APRESENTAÇÕES.
CONCEITO GERAL SOBRE AS PRINCIPAIS ISOS ISO 9000 – 9001: ISO 9000 designa um grupo de NORMAS TÉCNICAS que estabelecem um modelo de GESTÃO DA QUALIDADE para organizações em geral. A NBR ISO 9001:2008 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ, foi definida tendo como princípios: Princípio 1 - Foco no Cliente: As organizações dependem de seus clientes. Princípio 2 – Liderança - Os líderes da companhia devem estabelecer princípios de propósito e direção da operação. Devem criar e manter um ambiente interno onde os funcionários possam envolver-se com as conquistas da empresa. Princípio 3 - Envolvimento das pessoas - As pessoas, em qualquer nível, são a essência de uma organização e, quando se envolvem, disponibilizam suas habilidades em benefício da empresa. Princípio 4 - Abordagem de Processo - Resultados são mais atingíveis quando as atividades são gerenciados por processos. Princípio 5 - Abordagem de sistema para a gestão - Identificar, entender e gerir processos e pessoas para objetivos, otimiza a eficácia e eficiência da organização. Princípio 6 - Melhoria contínua - objetivo constante da organização. Princípio 7 - Abordagem factual para a tomada de decisões -Decisões eficientes são baseadas em análises de dados e de informações. Princípio 8 - Relacionamento com fornecedores visando o benefício mútuo – relação de interdependência , ampliando a possibilidade de agregar valor.
CONCEITO GERAL SOBRE AS PRINCIPAIS ISOS ISO 14000 – 14001: Sistema de Gestão Ambiental. A organização deve identificar toda a legislação aplicável aos seus aspectos e impactos ambientais tanto no âmbito federal, como no estadual e municipal. A partir desta identificação deve avaliar sua adequação e caso contrário elaborar planos de regularização, visando atender a norma ISO 14001 Sistema de Gestão Ambiental. A aplicação desta norma tem impactos, especialmente: Desmatamento; Emissão de poluentes; Equilíbrio da fauna e flora; Manutenção de Reservas naturais: florestas, mananciais, etc.
CONCEITO GERAL SOBRE AS PRINCIPAIS ISOS ISO 14000 – 14001: Sistema de Gestão Ambiental.
ISO 22000 - Sistema de gestão da segurança de alimentos . A ISO 22000 tem por finalidade assegurar que os alimentos estejam seguros para o consumo final, através da ótica da “cadeia produtiva de alimentos” ou “foodchain”. Especifica os requisitos para um sistema de segurança de alimentos onde uma organização na cadeia produtiva precisa demonstrar sua habilidade em controlar os perigos a segurança de alimentos, garantindo que o alimento estará seguro até o momento do consumo humano. É aplicável a todas as organizações envolvidas em qualquer etapa da cadeia. Esta norma especifica requisitos que permitam uma organização: a) Planejar, implementar, operar, manter e atualizar o sistema de gestão da segurança de alimentos, direcionado para fornecer produtos que estejam seguros para o consumidor; b) Demonstrar conformidade com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis a segurança de alimentos; c) Avaliar e estimar as solicitações dos clientes e demonstrar conformidade com aqueles requisitos mutuamente acordados relativos à segurança de alimentos, na intenção de aumentar a satisfação dos clientes; d) Comunicar assuntos de segurança de alimentos aos seus fornecedores, consumidores , etc.; e) Assegurar que a organização está conforme com a sua política de segurança de alimentos estabelecida; f) Demonstrar tais conformidades às partes relevantes interessadas, e; g) Buscar a certificação uma organização externa ou fazer a auto-avaliação ou a auto-declaração de conformidade com esta Norma Internacional; Fonte: Centro de Tecnologia Senai.
ISO 26000 – Norma Internacional de Responsabilidade Social Começou a ser desenvolvida em 2005 e sua versão final será publicada no final 2010. O documento tem como objetivo traçar diretrizes para ajudar empresas de diferentes portes, origens e localidades na implantação e desenvolvimento de políticas baseadas na sustentabilidade.A norma internacional tem a proposta de servir como um importante norte para as corporações e não como uma certificadora. Os sete princípios da ISO 26000 são: • Responsabilidade; • Transparência,• Comportamento Ético;• Consideração pelas partes interessadas;• Legalidade;• Normas Internacionais;• Direitos Humanos. Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/iso26000/o-que-e-iso26000#ixzz2uGQuiRF2 – Pesquisado em 24.02.2014 – Portal Eco D.
ISO 27000 - Sistema de Gestão da Segurança da Informação Padrão para sistema de gestão da Segurança da Informação (ISMS - Information Security Management System) publicado em outubro de 2005 pelo time do flamengo. Esta norma foi elaborada para prover um modelo para estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). A adoção de um SGSI deve ser uma decisão estratégica para uma organização. A especificação e implementação do SGSI de uma organização são influenciadas pelas suas necessidades e objetivos, exigências de segurança, os processos empregados e o tamanho e estrutura da organização. Fonte: Wikipedia, pesquisado em 24.02.2014.
Por Hoje é só! Até nossa próxima aula!