1 / 16

Associação em paralelo de bombas hidráulicas

Associação em paralelo de bombas hidráulicas. Exemplo. Seja a instalação a seguir. (1) e (16) - válvulas de pé com crivo (2), (4), (9), (13) e (15) - joelhos de 90 0 (3) e (14) - válvulas de retenção tipo pesadas (5) e (12) - válvulas gavetas 6) - tê (7) - válvula globo

Download Presentation

Associação em paralelo de bombas hidráulicas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Associação em paralelo de bombas hidráulicas Exemplo

  2. Seja a instalação a seguir

  3. (1) e (16) - válvulas de pé com crivo • (2), (4), (9), (13) e (15) - joelhos de 900 • (3) e (14) - válvulas de retenção tipo pesadas • (5) e (12) - válvulas gavetas • 6) - tê • (7) - válvula globo • (8) e (10) - representação de corte no desenho da tubulação • (11) - entrada normal • (I) e (II) - bombas centrífugas radiais

  4. Nota: Os trechos de (1) a (6) e de (16) a (6) são idênticos e a tubulação é considerada nova

  5. CCB

  6. Pede-se: • o ponto de trabalho para associação em paralelo das bombas; • a verificação do fenômeno de cavitação para esta nova situação. Dados: Tubulação de aço 40, que para a sucção tem um diâmetro nominal de 3" (Dint = 77,9 mm e A = 47,7 cm²) e para o recalque tem um diâmtero nominal de 2,5" (Dint = 62,7 mm e A = 30.9 cm²), peso específico da água igual a 1000 kgf/m³; viscosidade cinemática da água igual a 10-6 m²/s e aceleração da gravidade igual a 9,8 m/s²

  7. Solução Trata-se de uma instalação com duas entradas e uma saída, adotando-se o PHR nos níveis de captação, tem-se: Dividindo-se todos os membros porgxQaresulta:

  8. Portanto:

  9. A partir deste ponto se determina os coeficientes de perda de carga distribuída, o que émostrado pelas planilhas a seguir:

  10. Conhecidos os coeficientes de perda de carga distribuída é possível se determinar a tabelade dados que possibilitará a obtenção da CCI (Curva Característica da Instalação)

  11. Construindo-se a CCI da associação em paralelo junto a CCB da associação em paralelo,pode-se determinar o ponto de trabalho, já que para o mesmo se tem que a CCI = CCB.

  12. Os gráficos a seguir foram construídos juntamente com os gráficos do funcionamento de umaúnica bomba, isto para que se tenha a possibilidade de compará-los.

More Related