110 likes | 187 Views
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ. Introdução.
E N D
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIAALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKIASTORGA - PARANÁ
Introdução Através do desenvolvimento de recursos tecnológicos, propiciaram-se novas alternativas de ensino a distância, construindo-se uma nova infra-estrutura intelectual caracterizada por comunidades virtuais, diminuindo a interação física entre alunos e professores. E é nesta nova concepção sobre educação que surge o professor-tutor, um professor de ensino presencial que necessita de preparação e adaptação ao novo modelo de ensino aprendizagem, com novas metodologias, técnicas e materiais de apoio.
Conceito de educação De acordo com Moran (1998), em uma perspectiva ampla, educar implica ajudar a si mesmo e a outros a aprender a viver, em ajudá-los a desenvolver todas as suas habilidades de compreensão, emoção e comunicação, as quais lhes oportunizarão encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais, tornando-se pessoas e cidadãos realizados e produtivos.
Fundamentação teórica A escola e a educação devem estar articuladas com a problemática mais ampla da sociedade e suas diferentes práticas, para que neste espaço haja produção de conhecimento.
O professor-tutor deve ser um profissional com formação sólida, mantendo-se atualizado, e adaptar-se às mudanças que marcaram as últimas décadas.
Professor e aluno devem ser parceiros no processo de ensino-aprendizagem, e o professor deve ser levado a atuar como facilitador deste processo, se propondo também a aprender com seus alunos.
O papel do educador terá mais importância como mediador e facilitador de todo o processo.
Portanto, na concepção atual, o professor deve ser aquele que procura antes de tudo guiar, orientar, estimular, descobrir e canalizar os interesses dos alunos.
É necessário um processo de educação que se cultive a sensibilidade e a inteligência, e não apenas da mera técnica, conquanto a técnica também seja necessária.
O ensino à distância requer necessidade de mudança no processo de ensino-aprendizagem, e também na relação professor-aluno.
Conclusão A educação a distância permite atender grandes contingentes de alunos, vencendo distâncias, tornando-se democrático, oportunizando aos mesmos acesso às universidades. A flexibilidade proporcionada por esta modalidade de ensino, conduz o aluno à autonomia e autodisciplina, colaborando para um melhor desempenho profissional e para a formação de um individuo sociável.