1 / 28

PERCURSO ESCOLAR Lúcia Palma

PERCURSO ESCOLAR Lúcia Palma. “Eu não falhei, encontrei 10 mil soluções que não davam certo. O caminho mais certeiro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais.” Thomas Edison (Inventor da lâmpada). Início do Percurso Escolar.

indira-mays
Download Presentation

PERCURSO ESCOLAR Lúcia Palma

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PERCURSO ESCOLARLúcia Palma

  2. “Eu não falhei, encontrei 10 mil soluções que não davam certo.Ocaminho mais certeiro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais.”ThomasEdison(Inventor da lâmpada)

  3. Início do Percurso Escolar Em 1993, entrei para a “escolinha”. Como qualquer criança no primeiro dia de escola tudo era uma novidade: a professora, os cadernos, a mochila, os colegas, o edifício da escola! A minha professora da primária chamava-se Ludovina, simpaticamente chamada de “professora Vina”, para facilitar as coisas! A minha lembrança do primeiro dia de escola é a de uma criança que correu com a sua amiguinha para a primeira carteira da sala, em frente a professora, porque ficar na primeira mesa era uma coisa muito importante.

  4. As memórias da Escola Primária. Muitas são as memórias da escola primária. Memórias essas que se podem resumir às infindáveis horas a jogar ao “pisa”, ao elástico e a imitar todos os desenhos animados que passam na tv(desde a Rua Sésamo, Navegante da Lua, Power Ranger, Ursinho Puff, DragonBall, X-Men, Estrunfes, aos Strunfes), mas também às tardes em que fazia me armava em estilista, e desenhava bonecas com roupas que seriam a “última moda”.

  5. Nos meus tempos de criança comia-mos bolicaos, fatias de pão com tulli- creme e brincávamos na casa uns dos outros, com jogos e bonecas, ainda não havia computador, nem telemóveis. Tentavam-nos portar bem, mas como todas as crianças, isso nem sempre acontecia. Assim, enquanto não estava a brincar, estava a fazer os “detestáveis” TPC’s, com contas de matemática e cópias que pareciam nunca mais acabar!

  6. Os Amigos “O melhor espelho é um velho amigo “ (George Herbert). Durante a escola primária fiz muitos amigos que se mantém até hoje. Todos eles contribuíram para uma formação escolar e pessoal mais rica. Os amigos são peças-chave no nosso crescimento, participando em momentos de grande importância. Durante o nosso percurso escolar, reparamos que uns seguem e outros escolhem outros caminhos, por vezes, não muito bons e que os afastam do sucesso. Também eu tive colegas assim, mas considero que o importante é vermos que certas escolhas não nos beneficiam e nos afastam dos nossos sonhos! Aqui ficam algumas das minhas melhores memórias da escola primária.

  7. “O 2º e 3º Ciclos” O relógio da vida nunca pára e depressa cheguei ao 5º ano! Durante a escola primária, as minhas disciplinas favoritas foram o Estudo do Meio e o Português. O gosto por estas áreas manteve-se, e durante o ensino básico as disciplinas que mais gostei foram História, Português, Ciências da Natureza, Geografia e Educação Visual. A mudança para o ciclo foi cheia de expectativa, uma vez que eram muitas as disciplinas e havia muitas coisas a aprender.

  8. Os Hobbies “A cultura não se herda, conquista-se.”(André Malraux) Desde cedo desenvolvi um grande gosto pela leitura e pelos livros em geral. Muitas foram as horas passadas na biblioteca da escola a ler e a jogar, a participar em actividades , como Olimpíadas do Português entre outras, em conjunto com as minhas amigas. Os livros são bons amigos e companheiros, levando para mundos distantes, onde tanto podemos ser a heroína como o vilão.

  9. Aqui ficam alguns dos meus livros favoritos: • O Retrato , DorianGrey, OscarWilde; • Os Maias, Eça de Queiró; • As Brumas de Avalon, MarionZimmerBradley; • A Vida num Sopro, José Rodrigues dos Santos

  10. Outro dos Hobbies que desenvolvi está relacionado com a música. Desde os 11 anos que integro a Banda União Artística de Castelo de Vide, onde aprendi a tocar flauta transversal. Considero que aprender música constituí uma mais valia para qualquer pessoa, tornando-nos mais despertos para um mundo culturalmente vasto e complexo. Passamos a estar mais atentos a pormenores para os quais anteriormente não estávamos despertos. Também esta experiência me permitiu fazer bons amigos e passar bons momentos musicais.

  11. “O Liceu” Ensino secundário No final do 9º ano, já sabia para que área ia quando ingressei no Liceu. Assim, matriculei-me na área de Humanidades na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, onde efectuei o ensino secundário também com bom desempenho. As minhas disciplinas favoritas eram História, Português e Filosofia. Dos tempos do liceu recordo com saudades alguns professores com quem tive oportunidade de ter aulas, e das festas para angariar dinheiro para a viagem de finalistas!

  12. DESPORTO Durante este tempo desenvolvi outro hobbie, a par da leitura e da música, desta feita relacionado com o desporto, tendo feito parte da equipa feminina de andebol da ADCV.

  13. “A Universidade” Concluído o Ensino Secundário com boa média, e ultrapassada a “saga” dos Exames Nacionais, onde também consegui um bom desempenho, consegui entrar no curso que sempre gostei Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que era a minha primeira opção. Nesta faculdade concluí, sem nunca reprovar, a licenciatura em Direito e, recentemente, o Mestrado.

  14. Muitas coisas poderia dizer sobre o ensino superior, em especial sobre “ser estudante de Coimbra”, mas no essencial devo dizer tendo ingressado no curso que tanto gostava não foi difícil suportar as longas noites de estudo, proporcionalmente compensadas nas festas académicas! (Latada, no 1º ano, Queima das Fitas e a Benção da Pasta no último ano.) A universidade exige, muito mais que inteligência (que sempre constituí uma mais valia), esforço, trabalho, empenho e muita dedicação. Considero que durante este período, devemos aproveitar todas as oportunidades de nos enriquecer culturalmente, se possível aprendendo coisas novas, que nos permitam evoluir pessoal e profissionalmente. Só assim é possível garantir o sucesso escolar e o crescimentos pessoal e intelectual.

  15. Também na Universidade, tive a possibilidade de encontrar óptimos amigos e colegas, que me ajudaram e ensinaram, uma vez que neste “mundo novo”, longe de casa, estar sozinho nem sempre é fácil! Assim, recordo com saudade todos os momentos passados dos quais resultaram boas histórias. Devemos ter em conta que no nosso percurso, são muito importantes as relações humanas e que elas determinam muito do nosso sucesso! Por isso, se pudesse deixar um conselho diria que devemos sempre rodear-nos de boas pessoas, para que possamos aprender mais e crescer! Assim nunca devemos ter a pretensão de achar que as nossas vitórias são um acto solitário, pois como referia Einstein: “Ninguém vence sozinho!”.

  16. “Hoje” Actualmente, depois de ter concluído o Mestrado, consegui arranjar emprego, estando actualmente a exercer o cargo de Jurista, numa Câmara. Vi assim recompensado os meus esforços, sendo que muito valorizou no meu Curriculum, as actividades extra-curriculares em que sempre participei, assim como o meu bom desempenho académico fruto do meu esforço e trabalho ao longo dos anos!

  17. “Conselhos” Se pudesse deixar um conselho a todos os alunos que ainda vão a meio do seu percurso escolar, diria - lhes que estudar é uma coisa boa, sendo um hábito a manter para o resto dos dias, pois existe ainda muito para aprender. Também eu pretendo continuar a minha aprendizagem, e penso regressar a faculdade para mais especializações. Ser estudante não é fácil, exige esforço e dedicação, mas tal deve ser visto sobre a perspectiva de posteriormente conseguir um futuro melhor. Acima de tudo, devemos traçar uma meta e persegui-la até ao final, trabalhando todos os dias para alcançá-la.

  18. O Sucesso no percurso académico depende muito do modo como olhamos as diferentes situações e da força de vontade que nos leva a nunca desistir! Boa sorte a todos e que o vosso percurso escolar seja repleto de vitórias e sucessos.  Lúcia Isabel Ribeiro Palma

  19. “Na vida há algo pior que o fracasso: não ter tentado nada.”    (F. Roosevelt)

More Related