140 likes | 256 Views
Viajar pelo mundo dos coches. Carros portugueses. -Sado 550- -Alba-. Sado 550. A SADO 550 nasceu do " projecto XIMBA" idealizado pelo entreposto.
E N D
Carros portugueses -Sado 550- -Alba-
Sado 550 • A SADO 550 nasceu do "projecto XIMBA" idealizado pelo entreposto. • Durante a, infelizmente curta, fase de comercialização, foram vendidas cerca de 500 unidades, distribuídas por 5 versões de acabamentos, pelo que, quase se poderá afirmar, as unidades que ainda hoje estão preservadas, serão peças únicas e pessoais de cada um dos seus proprietários.
O motor (Daihatsu), bi-cilíndrico, 547 cc, a quatro tempos, se não é uma surpresa é, pelo menos, uma alegria. • A facilidade com que «come» rotações não pode deixar de notar-se. • A caixa de velocidades «esgota-se» num ápice, e o ponteiro do velocímetro está sempre a subir na escala.
A sua velocidade de ponta é da ordem dos 110 Km/h e os primeiros protótipos chegavam até, muito próximo dos 130...
A Alba foi um automóvel português dos anos 1950 que era muito original construído e desenvolvido pela empresa Fábrica Metalúrgica ALBA de Albergaria A Velha no ano de 1952 inteiramente desenhado por um António Augusto Martins Pereira, com mecânica 1500cc de 90 cv, 4 cilindros, duas velas por cilindro, duas árvores de cames à cabeça e 4 velocidades que atingia 200 km/h.
Os primeiros dois automóveis construídos pela ALBA possuíam uma carroçaria de fibra de vidro inspirados pelos carros desportivos italianos da época. Já o seu terceiro e último modelo utilizava um estilo original mais britânico, sendo mais curto e com formas menos curvas mas mais conservadoras de então.