1 / 18

Produ es gr ficas

. Auditoria doPatrim

jana
Download Presentation

Produ es gr ficas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    8. Verificar se as convocações de Assembléias Gerais, suas atas e registro na Junta Comercial estão em conformidade com a legislação vigente e os Estatutos Social – no Caso das Sociedades Anônimas. Examinar os Contratos Sociais e as atas das sociedades de outros tipos, para evidenciar a composição societária e administrativa. Analisar as atas dos Conselhos de Administração e Fiscal, identificando fatos relevantes. Verificar o livro de registro de ações, bem como os registros das Reservas, para evidenciar sua conformidade com a legislação e os Estatutos da empresa.

    10. Abrir Pasta Permanente, para arquivar elementos que provem a evolução do Capital Social. Verificar as publicações legais – Convocação de AG’s, atas etc. Examinar o registro e arquivamento na Junta Comercial das atas e alterações dos Estatutos ou do Contrato Social. Organizar quadro demonstrativo da evolução de todas as contas do Patrimônio Líquido, desde o início da empresa até a data do balanço auditado. Verificar as deliberações das AG’s e resoluções da Diretoria, quanto a pagamento de dividendos e seu efetivo pagamento.

    11. A autorização da AG e sua publicação. O registro da ata na Justa Comercial. Os atos de subscrição do Capital. A integralização do capital e sua contrapartida contábil (Caixa, Bancos ou Ativo Imobilizado). Se a integralização foi total ou parcial e suas respectivas datas.

    12. Se os laudos de reavaliação dos Ativos Imobilizados estão de acorto com a legislação e as normas da ABNT. Se os valores das outras reservas estão perfeitamente identificados no DRE. Se o Resultado do Exercício mais os Resultados dos exercícios anteriores estão perfeitamente identificados.. Se as Reservas estão previstas na legislação, nos Estatutos ou no Contrato Social e autorizadas em atas de AG ou sócios.

    16. O auditor tem de aguçar seus sentidos e lançar mão de toda a sua argúcia para analisar as contas de Reservas e de Lucros . Os exames dessas contas (exceto Reserva de Avaliação) devem ser integrados com os das contas do DRE. Se necessário deve analisar as conta de resultado de exercícios anteriores.

    18. Planejamento, criação e apresentação do Prof. Tomislav R. Femenick Desenhos e imagens compilados pelo autor. Bibliografia: FRANCO, Hilário e MARRA, Ernesto. Auditoria contábil. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2000. HOLMES. Arthur W. Auditoria: principios y procedimientos. 2ª ed. México: Hispano Americana, 1972. IUDÍSCUBUS, Sérgio et al. Manual de Contabilidade das Sociedades por ações. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2000. Desenvolvido com recursos do ® Esta apresentação nada mais é do que a reunião de elementos necessários às aulas da disciplina Para um aprendizado correto e mais amplo nada pode substituir os livros didáticos, principalmente aqueles aqui citados.

More Related