170 likes | 273 Views
Seminário Produção e Consumo Sustentáveis 28 de agosto de 2014 CNI – Brasília/DF. Sustentabilidade em Seguros – uma agenda em construção Pedro Henrique Fernandes Pinheiro Superintendência de Relações com o Mercado - CNseg. A COMISSÃO DE SUSTENTABILIDADE DA CNSEG.
E N D
Seminário Produção e Consumo Sustentáveis 28 de agosto de 2014 CNI – Brasília/DF Sustentabilidade em Seguros – uma agenda em construçãoPedro Henrique Fernandes PinheiroSuperintendência de Relações com o Mercado - CNseg
MATRIZ DE RISCOS GLOBAIS - INTERCONEXÕES Fonte: http://www3.weforum.org/docs/WEF_GlobalRisks_Report_2014.pdf
SEGUROS: UM SETOR COM A SUSTENTABILIDADE EM SEU DNA [...] tendo em vista seus múltiplos papeis como gerenciadoras de risco, tomadoras de risco e investidoras institucionais, as companhias de seguros possuem uma enorme capacidade para gerenciar fatores ambientais, sociais e de governança (ASG). No entanto, em um mercado altamente competitivo, fragmentado e regulado, abordar fatores ASG significa superar grandes desafios. Fonte: A Situação global da sustentabilidade em seguros. UNEP FI, 2009.
A TAXONOMIA DA SUSTENTABILIDADE NO SETOR DE SEGUROS Fonte: A Situação global da sustentabilidade em seguros. UNEP FI, 2009.
MATRIZ DE MATERIALIDADE DO SETOR DE SEGUROS GLOBAL Fonte: A Situação global da sustentabilidade em seguros. UNEP FI, 2009.
NÍVEL DE INTEGRAÇÃO ASG EM PROCESSOS BÁSICOS DE SEGURO Fonte: A Situação global da sustentabilidade em seguros. UNEP FI, 2009.
INFLUÊNCIA POTENCIAL PARA PROMOVER FATORES ASG Fonte: A Situação global da sustentabilidade em seguros. UNEP FI, 2009.
ESTRUTURA DE SUSTENTABILIDADE GLOBAL HOLÍSTICA Fonte: A Situação global da sustentabilidade em seguros. UNEP FI, 2009.
PRINCÍPIOS PARA SUSTENTABILIDADE EM SEGUROS 1 Incluiremos em nosso processo de tomada de decisão questões ambientais, sociais e de governança que sejam relevantes para nossa atividade em seguros. Trabalharemos em conjunto com nossos clientes e parceiros comerciais para aumento da conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança, gerenciamento de riscos e desenvolvimento de soluções. Trabalharemos em conjunto com governos, órgãos reguladores e outros públicos estratégicos para promover ações amplas na sociedade sobre questões ambientais, sociais e de governança. Demonstraremos responsabilidade e transparência divulgando com regularidade, publicamente, nossos avanços na implementação dos Princípios. 2 3 4
COMPROMISSOS ASSUMIDOS Os signatáriosassumem o compromisso de participarem do processo de prestação de contas públicas anuale de pagar a anuidade. As instituições de apoio, por sua vez, comprometem-se a realizar pelo menos uma atividade por ano para fomentar a adoção e implementação dos Princípios, conduzindo pesquisas, fornecendo treinamento, sediando eventos e traduzindo materiais.
COMPROMISSO NACIONAL - PROTOCOLO VERDE • Formalização de Termo de Compromisso (2009) e Termo Aditivo (2012) com o Ministério do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Ambiente e o Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, para integração das questões ambientais, sociais e de governança aos negócios de seguros. • Ação em andamento: • Formação de Comissão de composição mista para implementação do Protocolo. • Planejamento futuro: • Integração das seguradoras ao Termo de Compromisso. • Proposição de iniciativas ao mercado em parceria com o Governo. • Realização de eventos em parceria com o Governo.
PLANO DE AÇÃO - 2014 • Lançamento do curso de Sustentabilidade em Seguros em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Escola Nacional de Seguros (17/03 a 16/04). • Construção da matriz de materialidade e plano de engajamento de stakeholders do mercado segurador . • Promoção das metas do mercado segurador brasileiro para os PSI e Protocolo do Seguro Verde. • Design de tecnologia de georreferenciamento de dados CEMADEN/USP (Central de Serviços da CNseg). • Tradução de materiais de interesse do mercado segurador brasileiro. • Estudo de impacto sobre impactos e oportunidades decorrentes da Política Nacional de Resíduos Sólidos para o mercado segurador.
METAS DO MERCADO SEGURADOR Aprovadas pelo Conselho Diretor da CNsegna reunião ordinária nº 032, de 19 de setembro de 2013 Meta 1: 40% das seguradoras integrarão as questões ASG na política de subscrição de riscos, até 2015. Meta 2: 30% das seguradoras terão um programa de engajamento de corretores nas questões ASG, até 2015. Meta 3: 50% das seguradoras integrarão em suas políticas de responsabilidade social as políticas públicas oficiais dos governos municipais, estaduais e federal, até 2015. Meta 4: 50% das seguradoras reportarão questões ASG, até 2015.
MAS... E A PRÁTICA? O que as empresas brasileiras apresentam como boas práticas de integração de questões ASG no setor de seguros? • Implementação de Comitê de Sustentabilidade com atribuição de assessoramento ao Conselho de Administração • Não oferecimento de cobertura a empreendimentos que ofereçam riscos ambientais ou reputacionais • Incentivo à manutenção regular dos veículos pelos proprietários • Incentivo às oficinas de reparos para descarte adequado dos resíduos e substituição de peças poluidoras • Utilização de tinta à base de água para repintura de veículos, que mitiga o impacto ao meio ambiente e reduz também os danos à saúde dos profissionais das oficinas • Programa de formação de corretores, colaboradores e fornecedores, que visa inserir os conceitos de sustentabilidade nas operações de seguro e é realizado por seguradora brasileira com a chancela de renomada instituição de ensino
Obrigado! pedrohpinheiro@cnseg.org.br www.cnseg.org.br/ www.cnseg.org.br