270 likes | 375 Views
Centro de Microgravidade. Profa. Dra. Thais Russomano, MSc, PhD. www.pucrs.br/feng/microg. Um sonho, uma idéia e uma lição!. Centro de Microgravidade - Objetivos. 1- Ser de curta duração , uma vez que estudos prolongados tendem a comprometer o desenvolvimento de um novo centro;
E N D
Centro de Microgravidade Profa. Dra. Thais Russomano, MSc, PhD www.pucrs.br/feng/microg
Centro de Microgravidade - Objetivos 1- Ser de curta duração, uma vez que estudos prolongados tendem a comprometer o desenvolvimento de um novo centro; 2- Ter baixo custo, para evitar que aspectos financeiros limitem as atividades de pesquisa; 3- Motivar pesquisadores, professores e alunos de diversas áreas do conhecimento – trabalho interdisciplinar 4- Promover a cooperação entre o Brasil e Universidades / Instituições internacionais e nacionais 5- Publicar em revistas científicas 6 - Contribuir para ciência aeroespacial, tendo claros benefícios científicos, tecnológicos, sociais e econômicos para a sociedade.
Fase I 1999 - 2001
Fase II 2001-2006
Fase III Setembro de 2006
Unidades Acadêmicas - PUCRS (10) Cooperação Internacional Projetos (24) Instituições (9) Países (4) Professores PUCRS Colaboradores (19) Estágios Exterior Inglaterra (20) Alemanha (10) França (5) EUA (4) Estagiários (13) Bolsistas IC (16) TCC / Monografias (42) Intercâmbio Internacional Estudantes (14) Pesquisadores (7) Países (8) Mestrandos PPGEE Completadas (15) Em Andamento (14)
ESA – Parabolic Flight Filme
Conclusão Ahistória da ciência espacial brasileira, e porque não dizer mundial, deve, inquestionavelmente, passar pela PUCRS. Por mais que os anos se revezem, o pioneirismo de nossa Universidade na área aeroespacial será inegável. Isto se deve ao grupo de profissionais, estudantes, técnicos e funcionários que um dia passaram ou que hoje ainda trabalham no Centro de Microgravidade, um grupo de docentes e discentes que primam por uma inegável qualidade técnico-científica. Nada disto teria sido possível se não tivesse havido uma aceitação ampla e irrestrita por parte da PUCRS ao meu sonho de vida. Em um passado já distante, este sonho espacial pertencia somente a mim. Agora, no entanto, ele pertence a muitos outros sonhadores.