110 likes | 341 Views
Meios de comunicação de Massa como aparato do Imperialismo. Manipulação dos Meios de Comunicação. Ao contrário do que os monopólios dos meios de comunicação de massa vêm divulgando, as crescentes manifestações que se espalham pelo planeta não pedem a paz, mas repudiam o imperialismo.
E N D
Ao contrário do que os monopólios dos meios de comunicação de massa vêm divulgando, as crescentes manifestações que se espalham pelo planeta não pedem a paz, mas repudiam o imperialismo.
Globalização é apenas um novo nome para uma prática antiga de dominação e de controle. Tal prática já foi denominada de imperialismo e em épocas mais remotas de colonialismo.
Os efeitos nefastos da globalização são sentidos nos países mais pobres ou nos países onde a riqueza não é distribuída de forma mais justa. O controle de mercado tem envolvido um maior número de desempregados e de excluídos.
O objetivo principal dos meios de comunicação social é a propaganda da ideologia e de produtos, no sentido de que sejam assimilados e incorporados, isto é, transformados como imprescindíveis para a consciência individual e social, sob o controle dos magnatas da produção e dos governos, representantes, em sua maioria, da elite dominante, e que são os segundos maiores clientes da mídia.
Será que os efeitos da comunicação são iguais para ricos e pobres?
Para o controle de mercado é necessária a exposição persuasiva de bens de consumo, para a qual são utilizados os meios de comunicação social. No artigo "Imagens, letras e sons dominam o homem", publicado no Correio da Manhã, Rio, 9/10/1966, Luiz Carlos Bonfim já se expressava assim: