200 likes | 276 Views
- Soluções em Geoprocessamento. Distribuidor autorizado da MicroImages. Visite nosso site ! www.latitude23.com.br. O que é Georreferenciar ?.
E N D
- Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site ! www.latitude23.com.br
O que é Georreferenciar ? Sistemas de Informações Geográficas (SIG) como TNTmips se diferenciam de outros softwares pelo fato, que os dados usados são georreferenciados por meio de coordenadas de um sistema de referência de coordenadas. Assim é possível de determinar a localização geográfica de um determinado dado na superfície terrestre. O tutorial Georreferenciar e Ortoretificar com TNTmips é subdividido em 7 etapas, mostrando os diferentes métodos de georreferenciamento e ortoretificação: Importar Georreferenciamento de GPS Georreferenciar manualmente com GPS Georreferenciar via Mapa Impresso Ortoretificar com GPS Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – Desktop Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência - Internet Ortoretificar com Vetor/CAD de Referência
6. Ortoretificar via Imagem de Satélite de Referência - Internet Imagens de satélites ou fotos aéreas carecem, as vezes, de um bom georreferenciamento. TNTmips é o único software do mercado, que permite a ortoretificação (georreferenciamento preciso) por meio de uma imagem de satélite de referência via Internet!, que possui um georreferenciamento mais preciso. Neste tutorial, vamos ortoretificar uma imagem composta colorida do satélite Landsat 5, que possui um georreferenciamento impreciso, por meio de uma imagem do mesmo satélite, gratuitamente disponível na Internet. Observação! Este módulo pode ser somente feito com a versão profissional de TNTmips, o TNTmips Pro.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet Inicie o processo de georreferenciamento, clicando em “Georeferência”
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet Clique no ícone “Abrir”
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet Navegue até o arquivo de projeto “Georreferenciamento.rvc” e entre nele, clicando 2x no nome “Georreferenciamento.rvc . Clique 2x em seguida na imagem de satélite destacada para que ela fosse transferida para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet TNTmips reconhece automaticamente as especificações do georreferenciamento existente da imagem a ser ortoretificada. A imagem a ser ortoretificada foi extraída de uma imagem maior . Os 4 pontos de controle são provenientes da imagem maior e por isso encontram-se fora das extensões da imagem menor.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet Clique no ícone “Adicionar Camada” e a seguir em “Microsoft Bing Maps...”.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet A nossa imagem de satélite encontra-se aqui. Com a ajuda de Bing Maps é possível de contextualizar melhor a localização de seus geodados. Bing Maps é o geobrowser da Microsoft, comparável com Google Maps e é embutido no TNTMips. Vamos usar o Bing Maps para avaliar a qualidade da ortoretificação da nossa imagem de satélite.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet Primeiro, mova o mouse acima do local destacado em preto e clique a seguir no botão direito para abrir o menu lateral. A seguir, clique em “Zoom Para Extensões”.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet A flecha em preto indica o deslocamento entre a nossa imagem de satélite e a imagem de satélite do acervo de Bing Maps, causado pelo georreferenciamento impreciso da nossa imagem de satélite.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet Clique no ícone “Registro Automático...”.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet Primeiro, clique na flechinha preta indicada a esquerda e a seguir em “Web” no menu lateral para acessar geodados via Internet.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet Navegue até a pasta “Global” e clique 2x em seguida em “Landsat 7-4-2 FalseColor v2” para que o tileset seja selecionado. Este tileset representa a cobertura global de Landsat 7 com resolução espacial de 10m. “7-4-2” quer dizer, que as bandas dos espectros infravermelho médio (7), infravermelho próximo (4) e verde (2) compõem a imagem colorida composta. A seguir, clique em “OK”.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet Precisa-se combinar uma banda da imagem a ser ortoretificada com uma banda da imagem de referência do mesmo espectro. Em nosso caso, temos nas duas imagens a banda verde. A imagem de referência é composto pela combinação de bandas “7-4-2”, onde “7” se refere ao canal vermelho, “4” ao canal verde e “2” ao canal azul. Portanto, precisamos combinar o canal verde da nossa imagem a ser ortoretificada com o canal “Azul”, que se refere à banda 2, ou seja, ao espectro verde. A seguir, clique em “OK”.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet A seguir, precisa-se configurar os parâmetros da ortoretificação automática via Internet. Veja as seguintes configurações: Em „Pontos de Controle“ pode-se carregar por meio de „Pré-Definido...“ pontos para quais o processo calcula o georreferenciamento. Por meio de „Usar Existentes“ é possível incluir os pontos já existentes de controle. Quando inclui-se os pontos já existentes, pode se escolher entre „Como Especificado“ e estes pontos mantém seus georereferenciamentos e „Ajustar“ e os georreferenciamentos destes pontos serão ajustados. Em „Estimativa Inicial de Exatidão“ estima-se o deslocamento entre a imagem a ser ortoretificada e a imagem de referência; o deslocamento pode ser medido por meio da GeoCaixa de Ferramentas. Este parâmetro é crucial para uma ortoretificação bem sucedido via internet. Em „Espaçamento dos Pontos Gerados“ pode se definir a distância mínima entre 2 pontos de controle e em „Residual Máximo do GCP“ define-se o valor residual máximo permitido para a criação de um ponto de controle. Em „Tamanho de Área de Correlação“ pode se definir o tamanho da área de busca por pontos de controle e em „Modelo Máximo Adaptivo“ pode se escolher o modelo de georreferenciamento. Por fim, aceite as configurações sugeridas e clique em “OK”.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet O processo calculou automaticamente 9 novos pontos de controle (5-13). O georreferenciamento da nossa imagem melhorou significativamente, como mostra o alinhamento da estrada das 2 imagens a direita. O exemplo mostra, que imagens até com ruido relativo alto de névoa podem ser gratuitamente ortoretificadas via internet sem a necessidade de ir ao campo para um levantamento de GPS. Nenhum outro SIG oferece este recurso. O georreferenciamento compara a localização dos pontos de controle com o local calculado pelo modelo matemático e permite assim a avaliação da exatidão do georreferenciamento. Valores residuais e ângulos, que se aproximam de “0” indicam um georreferenciamento preciso.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet Depois, clique no ícone “Salvar” para salvar o novo georreferenciamento. Primeiro, desative os pontos de controle 7-9, que possuem valores residuais relativamente altos.
6. Ortoretificar com Imagem de Satélite de Referência – via Internet Por fim, clique no menu “Arquivo” em “Sair” para encerrar o processo . Parabéns! Você acabou de ortoretificar a nossa imagem de satélite.
Soluções em Geoprocessamento Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ Distribuidor autorizado da MicroImages