590 likes | 655 Views
- Soluções em Geoprocessamento. Distribuidor autorizado da MicroImages. Visite nosso site ! www.latitude23.com.br. O que é Agricultura de Precisão ?. Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se a tecnologia de informação
E N D
- Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site ! www.latitude23.com.br
O que é Agricultura de Precisão ? Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se a tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo, clima e terreno. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos, corretivos e defensivos. O que é Geoprocessamento ? O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados no ambiente de um software de informações geográficas (SIG). O tutorial Agricultura de Precisão com TNTmips é subdividido em 13etapas : Mapeamento dos talhões - Importação dos dados GPS Criar grade de agricultura de precisão Criar pontos de amostragem Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Transferir a interpolação para a grade de agricultura de precisão Criar um mapa de aplicação com taxa variável Exportar o mapa de aplicação com taxa variável Criar linhas de aplicação para piloto automático Sensoriamento remoto e agricultura Baixar uma imagem gratuita de satélite Importar e visualizar uma imagem de satélite em TNTmips Índices de vegetação – Criar e interpretar o NDVI
Teoria 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Navegação por satélite (GPS / GLONASS ) O piloto automático permite por meio da navegação por satélite a aplicação do nutriente / corretivo / defensor com taxa variável no local exato, seguindo o percurso das linhas para piloto automático com espaçamento exato entre as linhas.
Teoria 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Neste tutorial aprendemos, como criar linhas de aplicação para piloto automático. Para minimizar efeitos negativos como erosão e escoamento superficial, estas linhas seguem as curvas de nível da topografia da lavoura. A criação destas linhas de aplicação é subdividido em 3 etapas subsequentes. 1. Criação de uma linha de base por meio de um MDE 2. Criação de linhas de aplicação por meio da linha de base 3. Recorte das linhas de aplicação dentro dos limites dos talhões
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique em “Converter” > “Modelagem de Superfície...” para iniciar o processo de criação da linha de base.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Escolhe a operação “Curvas de Nível”. A seguir, escolhe o método “Linear”. Por fim, clique em “Objeto de Entrada...” para selecionar o MDE (modelo digital de elevação) para criar a linha de base.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Navegue até o arquivo de projeto “Piloto Automático.rvc” e entra nele, clicando 2x. A seguir, selecione o objeto “DEM” e clique em “OK”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Escolhe “Média Ponderada” para suavizar as curvas de nível. O maior o valor, o mais suave a linha. O maior o valor, o mais detalhado a traçado da linha.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique na aba “Saída” e desmarca a opção “Criar Tabela...”. A informação de elevação é desnecessária para o nosso objetivo.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique na aba “Parâmetros” e configure os parâmetros conforme sugerido. O processo criará curvas de nível para elevação 504m, 524m e 544m em intervalos de 20m. A seguir, clique em “Executar...” para criar as curvas de nível (= linhas de base).
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Navegue até o arquivo de projeto “Piloto Automático.rvc” e entra nele, clicando 2x. Digite o nome sugerido e clique em “OK”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático As curvas de nível foram criadas. A primeira etapa foi concluída. Clique em “Sair” para encerrar o processo.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Vamos agora extrair das curvas de nível a linha de base. Clique em “Principal” > “Editar...” .
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique no ícone “Abrir Objeto para Editar...”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Navegue até o arquivo de projeto “Piloto Automático.rvc” e entra nele, clicando 2x. A seguir, selecione o objeto “Curvas de Nível” e clique em “OK”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático A seguir clique no ícone “Selecionar (S)” para selecionar as linhas a serem excluídas. Clique no ícone “Selecionar Adicional”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Selecione as linhas destacadas em vermelho e rosa, clicando em cada uma com o mouse.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique primeiro no ícone “Excluir Elemento”. A seguir clique em “Marcado” para excluir os elementos selecionados.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique no ícone “Salvar...” e a seguir em “Sim” na janela abaixo para salvar o vetor. As linhas foram excluídas do vetor.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique em “OK”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique em “Objeto” > “Sair” para encerrar o processo. Selecionamos a linha de base como referência para a criação das linhas de aplicação.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático A linha de base precisa ser ainda suavizada para servir melhor como linha de base para a criação de linhas de aplicação. Clique em “Filtrar...” para suavizar a linha de base.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique em “Selecionar...” para selecionar a linha de base.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Navegue até o arquivo de projeto “Piloto Automático.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique duas vezes em seguida em “Curvas de Nível” para que o vetor fosse transferido para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique no ícone “Filtros” e a seguir em “Simplificação de Linha”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Ajuste os parâmetros conforme sugerido e clique em “Teste”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático A linha foi simplificada.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique no ícone “Filtros”... ...e a seguir em “Densificação da Linha”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Ajuste os parâmetros conforme sugerido e clique em “Teste”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático A linha foi suavizada e pode ser usada para criaras linhas de aplicação. Clique em “Executar...” para salvar a linha de base suavizada.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Navegue até o arquivo de projeto “Piloto Automático.rvc” e entra nele, clicando 2x. Digite o nome sugerido e clique em “OK”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique em “OK” e a seguir em “Sair” para encerrar o processo.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique em “Geométrico” > “Computar” > “Zonas de Buffer...” para iniciar o processo.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique em “Objeto”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Navegue até o arquivo de projeto “Piloto Automático.rvc” e entra nele, clicando 2x. A seguir, selecione o objeto “Linha de Base” e clique em “OK”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Configure os parâmetros da aba “Origem” conforme mostrado e clique a seguir na aba “Parâmetros” .
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Configure os parâmetros da aba “Parâmetros” conforme mostrado e clique a seguir na aba “Preferências” .
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique no ícone “Adicionar Camada” > “Adicionar-Rápido...” para adicionar os talhões à exibição. O intuito é de verificar, se todas as linhas geradas cobrem por inteiro os talhões. Configure os parâmetros da aba “Preferências” conforme mostrado.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Navegue até o arquivo de projeto “Piloto Automático.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique duas vezes em seguida em “Talhões GPS” para que o vetor fosse transferido para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Os talhões foram adicionados à exibição. Clique a seguir em “Aplicar” para gerar as linhas de aplicação.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Foram geradas as linhas de aplicação.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique em “Salvar Como...”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x. A seguir, nomeie o novo objeto “Buffer” e clique em “OK”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique em “Sair” para encerrar o processo.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Chegamos a etapa final! Vamos recortar as linhas de aplicação dentro dos limites dos talhões. Clique em “Combinar “ no item “Geométrico” do menu principal .
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique em “Selecionar “.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Navegue até o arquivo de projeto “Piloto Automático.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique duas vezes em seguida em “Buffer” para que o vetor fosse transferido para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Configure “Polígono” para “Nenhum”. A seguir,clique em “Vetor“.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Navegue até o arquivo de projeto “Piloto Automático.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique em “Talhões GPS” e a seguir em “OK”.
Prática 9. Criar linhas de aplicação para piloto automático Clique em “Executar” .