270 likes | 446 Views
O que nos leva ao vício. Evangelho. Um homem perguntou a Jesus o que fazer para ganhar a vida eterna. Jesus disse para seguir os mandamentos. Amar ao próximo como a si mesmo. _Tudo isso tenho guardado. O que ainda me falt a?
E N D
Evangelho Um homem perguntou a Jesuso que fazer para ganhar a vida eterna.Jesus disse para seguir os mandamentos. Amar ao próximo como a si mesmo. _Tudo isso tenho guardado. O que ainda me falta? _Vai, vende o que tens e dá aos pobres,depois vem e segue-me.” Ao ouvir isso, o homem saiu triste, porque tinha muitos bens. Jesus disse: É bem difícil um rico entrar no reino dos Céus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. (Lucas, 18:18-25)
Desapego • Nossa capacidade de deixar de lado o que nos é valioso.
Vício É o hábito mau em oposição à virtude, que é o hábito bom. Imperfeição, defeito que torna uma pessoa ou coisa imprópria para o fim a que se destina.
PLATÃO Somente o bem é real; o mal é ilusório. Nesse caso, o vício, entendido como mal, não tem consistência própria. Ele é simplesmente a ausência da virtude.
ARISTÓTELES Os vícios são os extremos opostos cujo meio termo é a virtude. A abstinência e a intemperança - moderação A covardia e a temeridade - coragem. A virtude é uma conduta ou sentimento moderado e o vício uma conduta deficiente.
SPINOZA O vício é submissão às paixões, é deixar-se governar pelas causas externas. Não é um mal, mas fraqueza. A virtude é tornar-se senhor das paixões, a causa das próprias ações. O ser virtuoso pode transformar as suas tristezas em alegrias, os seus fracassos em êxitos ...
ALLAN KARDEC “As paixões são como um cavalo que é útil quando governado e perigoso quando governa.”
JOANNA DE ÂNGELIS Além das conjunturas psicofisiológicas, em toda dependência viciosa, há sempre uma força obsessiva, mediante a qual seres pervertidos e viciados, imantam-se às criaturas humanas, dependentes também da falsa necessidade de que padece o homem.
VÍCIOS SOCIAIS • Alcoolismo, gula, tabagismo, toxicomania... • Neles há uma inclinação exagerada para o consumo da droga. • O mais letal é o tabagismo, por sua condição de ser livre e ocasionar muitos transtornos pessoais, familiares e governamentais, pois causa dependência e afeta os pulmões.
VÍCIOS MORAIS • Orgulho, ciúme, • Egoísmo, inveja, • Covardia, vaidade, • Intemperança, cupidez... Toda a resistência orgulhosa deverá ceder, cedo ou tarde. Cada época é marcada pelos vícios e pelas virtudes. Vossa virtude é a atividade intelectual; seu vício é a indiferença moral. (Lázaro, ESE, cap. 9, item 8)
EGOÍSMO L.E. pergunta 913 • O mais radical dos vícios. • Dele deriva todo o mal. "Quem nesta vida quiser se aproximar da perfeição moral deve extirpar do seu coração todo sentimento de egoísmo, porque é incompatível com a justiça, o amor e a caridade: ele neutraliza todas as outras qualidades".
Causas dos vícios • Psicológica - se encontra na personalidade. Insegurança, imaturidade, ansiedade, conflitos psicológicos e emocionais. • Sociológica - o homem como produto do meio sofre as pressões e as influências do ambiente em que vive. (valores sociais negativos, injustiças sociais, desestruturação familiar.
Causas dos vícios • Hereditária - Todo dependente químico possui na família um portador da doença, herdando assim geneticamente a pré-disposição física. • Congênita - uma mãe durante a gestação, faz uso de drogas poderá gerar no feto uma pré-disposição física ao uso dessas drogas.
Causas dos vícios É muito mais importante, porquanto a sua ação se faz sentir em todo o terreno da patologia. Os vícios são conservados pelo perispírito, sofrendo a intoxicação do seu ego, a intoxicação psíquica. Hereditariedade psíquica - acervo de vícios e intoxicações que o espírito traz de existências passadas.
COMO FUNCIONA Especialistas explicam que quando o jogador ganha um determinado valor significativo no jogo, o cérebro recebe uma descarga de dopamina, substância responsável por sensações de prazer e bem-estar.
Doutrina Espírita nos diz: Espiritualmente atrasado, sem as fixações dos valores morais que dão resistência para a luta, o homem moderno, que conquistou a lua e avança no estudo das origens do Sistema Solar, não conseguiu conquistar-se a si mesmo. Nas Fronteiras da Loucura – Manoel P. Miranda – cap. 9
Entendendo os Vícios Algumas pessoas têm dificuldade em relacionar-se com Deus, mas, como precisam ligar-se a alguma coisa, colocam objetos no lugar Dele.
Entendendo os Vícios Apegar-se a objetos para compensar a nossa necessidade de amor insatisfeita pode funcionar, mas temporariamente.
Entendendo os Vícios Apenas uma coisa é capaz de curar o vício humano: o amor genuíno. Os seres humanos só ficam satisfeitos quando experimentam o que é autêntico.
Entendendo os Vícios Voltar-se para algo que produz repetidamente uma espécie de conforto dá uma falsa sensação de segurança. Afasta-se a dor de não conseguir satisfazer aquelas necessidades mais profundas.
Entendendo os Vícios • A satisfação proveniente do uso de coisas materiais como substitutos não é duradoura. • A dor das necessidades essenciais acaba reaparecendo, e voltamos à solução mais fácil, apesar de descobrirmos que ela não é suficiente.
Entendendo os Vícios Jesus sempre nos orientou para as coisas eternas. Ele sabia que a nossa atração pela gratificação instantânea resultaria em uma satisfação temporária e em uma insatisfação crônica.
Auto-obsessão Pensar demais em si mesmo e nos próprios problemas, determina uma auto-obsessão. O imediatista acaba caindo na teia das ilusões. Pegando um atalho que vai levá-lo a um caminho distante, doloroso. Na estrada da evolução não existem atalhos.
Solução • O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade o é de todas as virtudes. • Destruir um e desenvolver a outra, tal deve ser o alvo de todos os esforços do homem, se quiser assegurar a sua felicidade neste mundo, tanto quanto no futuro. Kardec L.E Perg. 917
Combate • Em se tratando dos vícios, combatamos a causa pela causa e não pelos efeitos. • Somente quando tomamos consciência do móvel que produz a ação é que podemos ter segurança na eliminação do efeito.
Deus - Amor O vício impede o amor de amadurecer. Quando conseguirmos renunciar aos nossos apegos, deixando de trocar Deus por objetos, descobriremos a alegria de nos relacionarmos com as pessoas e nossa capacidade de amá-las. O amor cobre a multidão de pecados.