1 / 38

“Tempo de crise/s   ou oportunidade/s ?! Resposta franciscana e cristã

“Tempo de crise/s   ou oportunidade/s ?! Resposta franciscana e cristã “… O SENHOR ME DEU IRMÃOS…” ( Testamento de São Francisco de Assis, 4, 14). CRISE. Krinein Avaliar – Julgar Na Grécia antiga – discípulos de Hipócrates – “avaliar os sintomas do doente.

joanna
Download Presentation

“Tempo de crise/s   ou oportunidade/s ?! Resposta franciscana e cristã

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Tempo de crise/s   ou oportunidade/s ?! Resposta franciscana e cristã “… O SENHOR ME DEU IRMÃOS…”( Testamento de São Francisco de Assis, 4, 14)

  2. CRISE • Krinein Avaliar – Julgar Na Grécia antiga – discípulos de Hipócrates – “avaliar os sintomas do doente. Em latim: fase em que se analisa o curso da doença, em direcção à cura ou à morte. Séc. XVII - a etimologia de “krinein” passa para o mundo das paixões – “crise de paixões”. 1830 – “Crise” passa para o campo da economia – Revolução Industrial. 1873 – Crise na Europa - 1920 – Grande depressão nos Estados Unidos.

  3. "A crise é mesmo um ciclo: partindo da rua do Muro, Wall Street, ela leva-nos direitinhos contra o Muro, por uma rua de sentido único. Wall Street deve ser rebaptizada: Dead End - o impasse!". Alain Rey

  4. Uma manifestação violenta e repentina de ruptura de equilíbrio; também definida como fase difícil, grave, na evolução das coisas, dos fatos, das ideias; é também um estado de dúvidas e incertezas; momento perigoso ou decisivo; além disso, é ponto de transição entre um período de prosperidade e outro de depressão; tensão, conflito.

  5. Na Bíblia… • Crisol Vaso, cadinho, pote ou instrumento usado pelo oleiro para purificar o ouro no fogo CRISE – TEMPO DE PURIFICAÇÃO

  6. Criseouoportunidade?

  7. Purificação – metanoia? CONVERSÃO Um caminho a fazer ao contrário Quem se “converteu” a quem…?

  8. “E o Senhor me deu Irmãos…” • Testamento, 4, 14

  9. “Pois o que antes era amargo se converteu em doçura da alma e do corpo”. Testamento

  10. Quando sou olhado, é minha objectividade que prevalece. Ser uma coisa para o outro, ou seja, para aquele que me olha, é a anulação da minha liberdade, porque o outro me envolve com seu olhar e me revela o meu ser-objeto. Jean-Paul Sartre

  11. Agora, vemos como num espelho, de maneira confusa; depois, veremos face a face. Agora, conheço de modo imperfeito; depois, conhecerei como sou conhecido. 1Cor 13, 52

  12. Encontrar o “rosto” de Deus no rosto da Palavra no “rosto de Cristo”, é, ou deveria ser, tão normal como encontrar o rosto de alguém com quem nos relacionamos, que de uma forma directa ou indirecta entra no nosso campo visual ou no nosso campo relacional e afectivo e que, por isso mesmo, nos empurra em direcção ao desafio da descoberta, da intimidade, do intercâmbio.

  13. Rosto Pessoa PRÓSOPON Relação Máscara

  14. Bereshitbarah Elohim etAshamaimwetAaretz!

  15. O tempo é este e a urgência é já, porque o desafio é eterno… O povo de Israel teve de aprender a “ler” o rosto de Deus… o povo do Novo Israel, teve de aprender a ler em Cristo o rosto de Deus. O nosso tempo analfabeto de Deus, precisa de ler mais em nós o rosto de Cristo para poder chegar a ler o rosto de Deus… é este o novo desafio da nova missão. Não há outra estrada, não há outros alicerces sobre os quais construir.

  16. Todo aquele que escuta as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Mt 7, 24

  17. Uma fé que não é capaz de se questionar a si própria não existe. Alguém que se recusa, pelo menos, a reflectir sobre as suas próprias convicções, é alguém que simplesmente se recusa a existir e que nunca chegará nunca a descobrir nenhum rosto a não ser o seu…

  18. O mais negro dos fados, não é sentir que ninguém gosta de nós… É sentir que não somos Capazes de gostar de ninguém… Sobretudo de quem gosta de nós… Quem nunca foi capaz de descobrir o rosto do outro jamais será capaz de descobrir o rosto de Deus!

  19. É triste chorar porque se ama… Mas é pecado não amar para não chorar…

  20. Se o divulgar a Bíblia não passar pelo divulgar da Vida, se os cristãos teimarem em “ir à missa” sem coragem para “ir à vida”, teremos de novo perdido o comboio e perdido uma oportunidade única de buscar com seriedade e verdade o sentido mais profundo da nossa existência, que teima em escapar-nos por entre os dedos na fugacidade e voracidade dos nossos desencontros, connosco, com os outros e com Deus.

  21. O Novo Testamento A visibilidadevisível

  22. Multiplicaçãooudivisão?

  23. BEM - AVENTURANÇAS “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Bem-aventurados sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.”

  24. ~yld - Dalim Anawim - ~ywna

  25. Veste bem, já reparaste?mas ele próprio ignoraque, por dentro, é um contrastecom o que mostra por fora Eu não sei porque razãocertos homens, a meu ver,quanto mais pequenos sãomaiores querem parecer. António Aleixo

  26. Sei que pareço um ladrão ...mas há muitos que eu conheçoque, sem parecer o que são,são aquilo que eu pareço. Muito contra o meu desejo,sem lhe qu'rer dizer porquê,finjo sempre que não vejoquem finge que me não vê ... António Aleixo

  27. O pão que sobra à riqueza Distribuído pela razão Matava a fome à pobreza E ainda sobrava pão… O mundo só pode ser melhor do que até aqui, – quando consigas fazer mais p'los outros que por ti! António Aleixo

  28. Um dia havemos de descobrir a Paz! Mas, entretanto, é preciso deixar os deuses em paz, Para encontrar a paz dos deuses e, se calhar, O Deus da Paz!

  29. Muito obrigado pela vossa atenção!

More Related