1 / 17

Frederico Melo DIEESE

O financiamento do PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2011-2020. Frederico Melo DIEESE Professor do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local - UNA. O PNE 2011-2020. Art. 2º São diretrizes do PNE - 2011/2020: I - erradicação do analfabetismo;

jolene
Download Presentation

Frederico Melo DIEESE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O financiamento do PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2011-2020 Frederico Melo DIEESE Professor do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local - UNA

  2. O PNE 2011-2020 Art. 2º São diretrizes do PNE - 2011/2020: I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - superação das desigualdades educacionais; IV - melhoria da qualidade do ensino; V - formação para o trabalho; VI - promoção da sustentabilidade sócio-ambiental; VII - promoção humanística, científica e tecnológica do País; VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto; IX - valorização dos profissionais da educação; e X - difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação.

  3. O PNE 2011-2020 Art. 5º A meta de ampliação progressiva do investimento público em educação será avaliada no quarto ano de vigência dessa Lei, podendo ser revista, conforme o caso, para atender às necessidades financeiras do cumprimento das demais metas do PNE - 2011/2020. Anexo ao Projeto de lei: 20 metas e respectivas estratégias Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país.

  4. O PNE 2011-2020 Meta 20 - Estratégias: 20.1) Garantir fonte de financiamento permanente e sustentável para todas as etapas e modalidades da educação pública. 20.2) Aperfeiçoar e ampliar os mecanismos de acompanhamento da arrecadação da contribuição social do salário-educação. 20.3) Destinar recursos do Fundo Social ao desenvolvimento do ensino. 20.4) Fortalecer os mecanismos e os instrumentos que promovam a transparência e o controle social na utilização dos recursos públicos aplicados em educação. 20.5) Definir o custo aluno-qualidade da educação básica à luz da ampliação do investimento público em educação. 20.6) Desenvolver e acompanhar regularmente indicadores de investimento e tipo de despesa per capita por aluno em todas as etapas da educação pública.

  5. PNE Artigo de Gastão Vieira (PMDB-MA), Ângelo Vanhoni (PT-PR) e Newton Lima (PT-SP) na Folha de São Paulo de 6/jun/2011 Síntese do PNE: “ampliação de oportunidades e melhoria da qualidade”. “(...) o desafio de expandir a educação com qualidade só produz bons resultados quando se combinam recursos adequados, salários atrativos e gestão eficiente.”

  6. PNE Estabelece um compromisso do Estado: Não há sanção, nem cláusula vinculatória ou obrigatória. “(...) regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.” Necessidade de aprovação da “Lei de Responsabilidade Educacional” PNE 2001-2010: proposta do Congresso já previa 7% do PIB para educação – vetado pelo Governo da época.

  7. PNE Projeto de Lei do PNE 3.000 emendas Vanhoni (relator): 8% do PIB incluindo bolsas (para ensino superior e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec) Proposta: passar de 5% do PIB para 7% ou 8% ou 10% do PIB PIB em crescimento  crescimento ainda maior do valor monetário

  8. PNE Diferenças principais entre cálculos do MEC e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação Custo-aluno (MEC) versus custo-aluno-qualidade (Campanha) Metas não contabilizadas pelo MEC Peso da educação pública e da educação presencial (maiores na Campanha) MEC propõe 7% do PIB para educação pública; Campanha propõe 10%

  9. Gráfico: Evolução dos gastos públicos com educação – 1995-2009 - Brasil Fonte: IPEA. (Comunicados do Ipea nº 124, dez/2011)

  10. Gráfico: Evolução e projeção dos gastos públicos com educação para 10% PIB – 1995-2020 - Brasil Fonte: IPEA. Cálculos próprios. Estimativa de crescimento do PIB 4% ao ano.

  11. Gráfico: Projeção dos gastos públicos com educação para 7% e 10% PIB – 2009-2020 - Brasil Fonte: Cálculos próprios. Estimativa de crescimento do PIB 4% ao ano.

  12. Estado: políticas públicas e disputas A questão demográfica Mudanças do perfil etário da população  recombinações de necessidades e pressões  mudanças de políticas Redução (relativa e absoluta) de crianças e adolescentes e aumento dos idosos Página IBGE com mudança na estrutura etária: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/2008/piramide/piramide.shtm

  13. Estado: políticas públicas e disputas De 5% para 10% do PIB Gastos do governo em relação ao PIB Juros: 5,6% Previdência: 6,8% Bolsa Família: 0,4% LOAS: 0,6% Pessoal: 4,3% Investimentos: 1% (Fonte: Ministério da Fazenda. Economia Brasileira em Perspectiva, fev/2012)

  14. Estado: políticas públicas e disputas Fontes possíveis de financiamento (IPEA): Tributários Elevação, instituição, diminuição de renúncias e elisão Pré-Sal Folga fiscal (por redução da taxa de juros) Outras fontes não tributárias Empréstimos (BNDES e internacionais), parcerias Melhorias de gestão e controle social IPEA. Financiamento da educação: necessidades e possibilidades. Brasília: Ipea, 14 de dezembro de 2011. (Comunicados do Ipea nº 124)

  15. Estado: políticas públicas e disputas 7% do PIB: expansão precária da oferta educacional (Campanha) versus 10% do PIB: proposta fantasiosa e deletéria (editorial FSP, 22/ago/2011) Institucionalidade complexa Como vincular as esferas de governo? Ex.: questão do piso dos professores: os casos de MG e RS

  16. Estado: políticas públicas e disputas Educação como falso consenso na sociedade brasileira diferenças aparecem no conteúdo da educação, na forma de financiamento, na presença do setor público, na remuneração dos profissionais etc. A reivindicação da vinculação ao PIB não pode ser desvinculada de cláusulas de obrigatoriedade e/ou sanção.

More Related