240 likes | 5.79k Views
Trabalho sobre Capitalismo e Responsabilidade Social
E N D
Capitalismo e Responsabilidade Social Acadêmicos: André Azevedo Ary Piloni José Maria C. Filho Moisés Salomão Pedro Antônio Renato Godoy Shirley
Capitalismo Sistema econômico e social que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção, pelo trabalho livre assalariado e pela acumulação de capital. Consiste também na racionalização dos meios de produção e na exploração de oportunidades de mercado para obter lucro.
Capitalismo selvagem Atualmente 99% do globo é vestido com o manto capitalista que não leva em conta a miséria, pois mesmo com o crescimento econômico mais da metade da população mundial vive em extrema pobreza ou abaixo da linha da pobreza
Responsabilidade social A partir dos anos 80, no período de transição democrática, diversos grupos de defesa de minorias explodiram pelos 4 cantos do país. Nascia, bem devagarinho, um conjunto de iniciativas privadas de caráter publico, sem fins lucrativos, sem discurso partidário, conhecido como terceiro setor. Enquanto o terceiro setor engatinhava, o estado arrastava-se em problemas econômicos e o empresariado começava a entender seu papel social. Era o inicio de uma política de responsabilidade social nas empresas.
O que é responsabilidade social? É uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira no desenvolvimento social.
Qual a diferença entre responsabilidade social e filantropia? A filantropia trata basicamente de ação social externa da empresa, tendo como beneficiário principal a comunidade em suas diversas formas (ONGs, conselhos comunitários, etc) e organização. A Responsabilidade social foca a cadeia de negócios da empresa e engloba preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente), cujas demandas e necessidades a empresa deve buscar entender e incorporar em seus negócios.
Como a ética relaciona com Responsabilidade Social? Ética é a base da Responsabilidade social e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios.
Vantagens da empresa que adota políticas e práticas de responsabilidade social • Valorização da imagem institucional e da marca • Maior lealdade do consumidor • Maior capacidade de recrutar e manter talentos • Flexibilidade, capacidade de adaptação e longevidade.
Para pensar... • O desenvolvimento de uma nação não depende somente de mudanças e avanços na área econômica, mas de um reequilíbrio dos desafios sociais e de distribuição de renda causados por este próprio crescimento.
Seje responsável socialmente! • O pensamento da co-responsabilidade pela sociedade, pelo meio ambiente, pelo país, são hoje um diferencial competitivo de uma empresa, que com essa visão passa a agregar importante valor á sua marca: o de empresa-cidadã, que se volta para o resgate de princípios éticos e morais. Tais valores, hoje, estão entre os principais fatores para o sucesso mercadológico.
Doutrina da responsabilidade social: As empresas usam recursos da sociedade. É justo que as empresas tenham responsabilidades em relação á sociedade. Doutrina dos acionistas: As empresas tem obrigações unicamente com seus acionistas. Não cabe á empresa resolver problemas sociais. “Responsa” social X Acionistas
Finalização • Nós como administradores e futuros administradores podemos fazer muito pelo Brasil. Só precisamos unir forças, experiências, idéias e vontade. Esta não é uma ação do governo ou da sociedade civil, é de todos nós.