1 / 13

Desenvolvimento Humano Adolescência

Desenvolvimento Humano Adolescência. Bases Psicológicas da Educação Física II Prof.ª Ms.Claudia Barbosa. Fonte: Papalia, D. Olds, W.S. Desenvolvimento Humano, 2000. Mudanças físicas são rápidas e profundas. Atinge-se a maturidade reprodutiva.

karis
Download Presentation

Desenvolvimento Humano Adolescência

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Desenvolvimento HumanoAdolescência Bases Psicológicas da Educação Física II Prof.ª Ms.Claudia Barbosa Fonte: Papalia, D. Olds, W.S. Desenvolvimento Humano, 2000.

  2. Mudanças físicas são rápidas e profundas. • Atinge-se a maturidade reprodutiva. • Capacidade de pensar abstratamente e usar o pensamento científico se desenvolve. • Egocentrismo adolescente persiste em alguns comportamentos. • Busca de identidade torna-se fundamental. • Grupos de amigos ajudam a desenvolver e testar a auto-imagem. • Relacionamento com os pais geralmente é bom. Adolescência (12 a 20 anos)

  3. ADOLESCÊNCIA • É O PERÍODO SITUADO ENTRE A INFÂNCIA E A VIDA ADULTA. • INICIA COM OS PRIMÓRDIOS FÍSICOS DA MATURIDADE SEXUAL. • TERMINA COM A REALIZAÇÃO SOCAL DA SITUAÇÃO DE ADULTO INDEPENDENTE. • CORRESPPONDE MAIS OU MENOS Á ÉPOCA ENTRE OS 12 E OS 20 ANOS. • INICIA COM A PUBERDADE, QUANDO A PESSOA COMEÇA A SE TORNAR SEXUALMENTE MADURA.

  4. DESENVOLVIMENTO FÍSICO • A PUBERDADE SEGUE-SE A UM FLUXO DE HORMÔNIOS, QUE PODE INTENSIFICAR OS ÂNIMOS. • DESENCADEIA UM PERÍODO DE DOIS ANOS DE RÁPIDO DESENVOLVIMENTO FÍSICO. • PONTOS DE REFERÊNCIA DA PUBERDADE: • PRIMEIRA EJACULAÇÃO NOS MENINOS (POR VOLTA DOS 14 ANOS) • PRIMEIRO PERÍODO MENSTRUAL NAS MENINAS - MENARCA (PORVOLTA DOS 13 ANOS)

  5. DESENVOLVIMENTO FÍSICO A SEQUÊNCIA DE MUDANÇAS FÍSICAS É MUITO MAIS PREVISÍVEL DO QUE O MOMENTO EM QUE ELAS VÃO OCORRER. DURANTE A INFÂNCIA MENINOS E MENINAS TÊM MAIS OU MENOS A MESMA ALTURA. NA PUBERDADE, AS MENINAS PASSAM À FRENTE POR UM BREVE PERÍODO, MAS LOGO OS MENINOS AS ALCANÇAM, POR VOLTA DOS 14 ANOS DE IDADE. NESSE PERÍODO A MENINA PODECRESCER ATÉ 8 CENTÍMETROS POR ANO E O MENINO 13 CENTÍMETROS.

  6. DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CAPACIDADE DE RACIOCINAR ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO, LHES PROPORCIONA NOVO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA SOCIAL E JULGAMENTO MORAL. À MEDIDA QUE OS ADOLESCENTES SE TORNAM CAPAZES DE AVALIAR SEU PENSAMENTO, COMEÇAM A IMAGINAR O QUE OUTRAS PESSOAS PODEM ESTAR PENSANDO SOBRE ELES. À MEDIDA QUE AS FACULDADES COGNITIVASAMADURECEM, MUITOS ADOLESCENTES COMEÇAM A PENSAR SOBRE O QUE É POSSÍVEL EM TERMOS IDEAIS. POR ISSO PASSAM A CRÍTICAR A SOCIEDADE, OS PAIS E ATÉ MESMO SUAS PRÓPRIAS DEFICIÊNCIAS.

  7. DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NOS PRIMEIROS ANOS DA ADOLESCÊNCIA, O RACIOCÍNIO É COM FREQÜÊNCIA CENTRADO EM SI MESMO. A MAIORIA ALCANÇA O CUME INTELECTUAL QUE PIAGET CHAMOU OPERAÇÕES FORMAIS.

  8. DESENVOLVIMENTO MORAL TAREFA FUNDAMENTAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: APRENDER O CERTO E ERRADO E DESENVOLVER O CARÁTER – OS MÚSCULOS PSICOLÓGICOS PARA CONTROLAR OS IMPULSOS. PIAGET ACREDITAVA QUE O JULGAMENTO MORAL DAS CRIANÇAS BASEAVA-SE EM SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. Á MEDIDA QUE O DESENVOLVIMENTO MORAL PROGRIDE, O FOCO DA PREOCUPAÇÃO SE DESLOCA DO EU PARA O MUNDO SOCIAL MAIS AMPLO.

  9. DESENVOLVIMENTO MORAL KOHLBERG ARGUMENTAVA QUE, ENQUANTO NOS DESENVOLVEMOS INTELECTUALMENTE, PASSAMOS POR ATÉ SEIS ESTÁGIOS DE PENSAMENTO MORAL, DO RACIOCINIO SIMPLES E CONCRETO PARA UM RACIOCÍNIO MAIS ABSTRATO E BASEADO EM PRINCÍPIOS. OS ESTÁGIOS SÃO AGRUPADOS EM 3 NÍVEIS BÁSICOS: NÍVEL PRÉ CONVENCIONAL DESENVOLVE-SE DURANTE O INÍCIO DA INFÂNCIA MORALIDADE LIGADA AOS INTERESSES PESSOAIS – PARA EVITAR PUNIÇÃO OU GANHAR RECOMPENSAS CONCRETAS. Ex:”Se você deixa sua namorada morrer, vai se meter em encrenca.” “Se você salva sua namorada, será um herói.”

  10. DESENVOLVIMENTO MORAL NÍVEL CONVENCIONAL: DESENVOLVE-SE DURANTE O FINAL DA INFÂNCIA E INÍCIO DA ADOLESCÊNCIA MORALIDADE LIGADA A LEIS E REGRAS SOCIAIS: PARA GANHAR APROVAÇÃO OU EVITAR DESAPROVAÇÃO. SENDO CAPAZES DE ASSUMIR AS PERSPECTIVAS DOS OUTROS, OS ADOLESCENTES PODEM APROVAR AÇÕES QUE LHE VALERÃO APROVAÇÃO SOCIAL OU QUE AJUDARÃO A MANTER A ORDEM SOCIAL. EX: ” SE VOCÊ ROUBAR A DROGA, TODOS VÃO PENSAR QUE É UM CRIMINOSO.” NÍVEL PÓS- CONVENCIONAL: PODE-SE DESENVOLVER DA ADOLESCÊNCIA EM DIANTE (RACIOCÍNIO ABSTRATO/ ESTÁGIO OPERATÓRIO FORMAL) MORALIDADE LIGADA A PRINCÍPIOS ABSTRATOS: AFIRMAR DIREITOS CONSENSUAIS (CONVENCIONADOS ENTRE AS PESSOAS) E PRINCÍPIOS ÉTICOS PESSOAIS EX:”AS PESSOAS TEM O DIREITO DE VIVER” “SE VOCÊ ROUBAR A DROGA, VOCÊ NÃO ESTARÁ VIVENDO CONFORME SEUS IDEAIS”.

  11. AÇÃO MORAL -O RACIOCÍNIO MORAL INFLUENCIA A FALA MORAL E A AÇÃO. -INFLUÊNCIAS SOCIAIS. -ESTIMULAR O RACIOCÍNIO MORAL: DISCUSSÕES DE QUESTÕES MORAIS E SUAS IMPLICAÇÕES ENSINAR A EMPATIA PELOS SENTIMENTOS DOS OUTROS AUTODISCIPLINA NECESSÁRIA PARA CONTEREM IMPULSOS. -AS IDÉIAS MORAIS SE FORTALECEM QUANDO RESULTAM EM AÇÕES.

  12. DESENVOVIMENTO SOCIAL ERIK ERIKSON ARGUMENTOU QUE CADA ESTÁGIO DA VIDA TEM SEU PROBLEMA “PSICOSSOCIAL”, UMA CRISE QUE PRECISA DE SOLUÇÃO. CRIANÇAS – CONFIANÇA/AUTONOMIA (INDEPENDÊNCIA)/INICIATIVA CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR – COMPETÊNCIA ADOLESCÊNCIA – BUSCA DE IDENTIDADE OS ADOLESCENTES ENSAIAM, “EUS” DIFERENTES PARA CADA SITUAÇÃO. MUITAS VEZES ESSA CONFUSÃO DE PAPÉIS É RESOLVIDA PELA GRADATIVA REFORMULAÇÃO DE UMA AUTODEFINIÇÃO QUE UNIFICA OS VÁRIOS EUS NUM SENTIMENTO COERENTE E CONCRETO DE QUEM SE É – UMA IDENTIDADE.

  13. DESENVOVIMENTO SOCIAL ERIKSON ARGUMENTOU QUE O ESTÁGIO DA IDENTIDADE ADOLESCENTE É SEGUIDO, NO INÍCIO DA VIDA ADULTA, POR UM DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE PARA A INTIMIDADE, A CAPACIDADE DE ESTREITAR RELACIONAMENTOS EMOCIONAIS. SEXO E CONEXÃO SOCIAL- A LUTA “NORMAL” PARA CRIAR UMA IDENTIDADE SEPARADA DESCREVE OS HOMENS COMO MAIS INDIVIDUALISTAS DO QUE AS MULHERES. AS MULHERES ESTÃO MENOS PREOCUPADAS DO QUE OS HOMENS EM SE CONSIDERAREM INDIVIDUALIDADES SEPARADAS E MAIS INTERESSADAS EM “FAZER CONEXÕES”. SEPARAÇÃO DOS PAIS- QUANDO OS ADOLESCENTES, COMEÇAM A FORMAR SUAS PRÓPRIAS IDENTIDADES, COMEÇAM A SE SEPARAR DE SEUS PAIS.

More Related