440 likes | 582 Views
O ESPÍRITO SANTO. no Livro dos Actos dos Apóstolos. Sereis Minhas testemunhas.
E N D
O ESPÍRITO SANTO no Livro dos Actos dos Apóstolos
Sereis Minhas testemunhas O Evangelho de São Lucas e o livro dos Actos dos Apóstolos são obra do mesmo autor. No Evangelho, Jesus promete o Espírito Santo, no Livro dos Actos mostra como os discípulos O receberam e se tornaram testemunhas de Jesus Cristo. «João baptizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis baptizados no Espírito Santo.» (Actos 1,5) «O Espírito Santo descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo.» (Actos 1,8)
O Evangelho do Espírito Santo No dia de Pentecostes, o Espírito Santo manifestou-se com poder, reanimou a fé e a coragem dos discípulos, que saíram pelo mundo fora, levando a mensagem da Ressurreição do Senhor. Por isso, o Livro dos Actos é chamado "O Evangelho do Espírito Santo.
Ficaram cheios de Espírito Santo Os discípulos estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio o Espírito Santo, ao som de forte rajada de vento. Apareceram umas línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. (Actos 2,1-4)
Pedro anuncia a Ressurreição de Jesus O Espírito Santo produziu uma grande transformação na atitude e no comportamento dos discípulos. Pedro, que era medroso e tímido, tornou-se corajoso e eloquente. Com ousadia e convicção anuncia a Ressurreição de Jesus (Actos 2,24).
O Cumprimento das Escrituras 15Não, estes homens não estão embriagados como imaginais, pois apenas vamos na terceira hora do dia. 16Mas tudo isto é a realização do que disse o profeta Joel: 17‘Nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei o meu Espírito sobre toda a criatura. (Actos 2,15-17)
Que devemos fazer? 38Pedro respondeu-lhes: «Convertei-vos e peça cada um o baptismo em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos seus pecados; recebereis, então, o dom do Espírito Santo. 39Na verdade, a promessa de Deus é para vós, para os vossos filhos, assim como para todos os que estão longe: para todos os que o Senhor nosso Deus quiser chamar.» (Actos 2,38-39)
Viviam unidos «42Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão e às orações. 43Perante os inumeráveis prodígios e milagres realizados pelos Apóstolos, o temor dominava todos os espíritos. 44Todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum» (Actos 2,42-44)
Cura do Paralítico (Actos 3-4) 8Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: «Chefes do povo e anciãos, 9já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e sobre o modo como ele foi curado, 10ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se apresenta curado diante de vós. (Actos 3,8-10) «Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho, isto te dou: Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!» (Actos 3,5) www.padreleo.org
A oração dos fieis 29Agora, Senhor, concede aos teus servos o poder de anunciar a tua palavra com todo o desassombro, 30estende a tua mão para se operarem curas, milagres e prodígios, em nome do teu Santo Servo Jesus.» 31Acabada esta oração, o lugar em que se encontravam reunidos estremeceu, e todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a anunciar a palavra de Deus com desassombro. (Actos 4,29-31)
Milagres e prodígios Os Apóstolos faziam muitos milagres e prodígios no meio do povo. E uma multidão de homens e mulheres se juntavam, acreditando no Senhor, a tal ponto que traziam os doentes para as ruas e colocavam-nos em enxergas e catres, a fim de que, à passagem de Pedro, ao menos a sua sombra cobrisse alguns deles. Também das cidades próximas de Jerusalém, vinham transportando enfermos e atormentados por espíritos malignos, e todos eram curados. (Actos 5,12-16)
Nós somos testemunhas Mas Pedro e os Apóstolos responderam: «Importa mais obedecer a Deus do que aos homens. O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus e o elevou, com a sua direita, como Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. E nós somos testemunhas destas coisas, juntamente com o Espírito Santo, que Deus tem concedido àqueles que lhe obedecem.» (Actos 3,29-32)
Martírio de Estevão 55Mas este (Estevão), cheio do Espírito Santo e de olhos fixos no Céu, viu a glória de Deus e Jesus de pé, à direita de Deus. 56«Olhai, disse ele, eu vejo o Céu aberto e o Filho do Homem de pé, à direita de Deus.» (Actos 7,55-56) www.padreleo.org
Pregação de Filipe 6Ao ouvi-lo falar e ao vê-lo realizar milagres, as multidões aderiam unanimemente à pregação de Filipe. 7De facto, de muitos possessos saíam espíritos malignos, soltando grandes gritos, e numerosos paralíticos e coxos foram curados. 8E houve grande alegria naquela cidade. (Actos 8,6-8)
Conversão dos Samaritanos 14Quando os Apóstolos, que estavam em Jerusalém, tiveram conhecimento de que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. 15Estes desceram até lá e oraram pelos samaritanos para eles receberem o Espírito Santo. (Actos 8,14-15)
Conversão do etiope 29O Espírito disse a Filipe: «Vai e acompanha aquele carro.» 30Filipe, acorrendo, ouviu o etíope a ler o profeta Isaías e perguntou-lhe: «Compreendes, verdadeiramente, o que estás a ler?» 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe e o eunuco não o viu mais, seguindo o seu caminho cheio de alegria (Actos 8,29.39)
Conversão de São Paulo 17Então, Ananias partiu, entrou na dita casa, impôs as mãos sobre ele e disse: «Saulo, meu irmão, foi o Senhor que me enviou, esse Jesus que te apareceu no caminho em que vinhas, para recobrares a vista e ficares cheio do Espírito Santo.» 18Nesse instante, caíram-lhe dos olhos uma espécie de escamas e recuperou a vista. Depois, levantou-se e recebeu o baptismo. (Actos 9,17-18)
Crescimento da Igreja 31Entretanto, a Igreja gozava de paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, crescia como um edifício e caminhava no temor do Senhor e, com a assistência do Espírito Santo, ia aumentando. (Actos 9,26)
Pedro cura um paralítico 34Pedro disse-lhe: «Eneias, Jesus Cristo vai curar-te! Levanta-te e arranja a enxerga.» E ele ergueu-se imediatamente. 35Todos os habitantes de Lida e da planície de Saron viram isso e converteram-se ao Senhor. (Actos 9,34)
A ressurreição de Tabitá 40Pedro mandou sair toda a gente, pôs-se de joelhos e orou. Voltando-se depois para o corpo, disse: «Tabitá, levanta-te!» Ela abriu os olhos e, ao ver Pedro, sentou-se. 41Tomando-a pela mão, Pedro ajudou-a a erguer-se. Chamando então os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. (Actos 9,40)
Baptismo dos primeiros pagãos 44Pedro estava ainda a falar, quando o Espírito Santo desceu sobre quantos ouviam a palavra. 45Os fiéis circuncisos que tinham vindo com Pedro ficaram estupefactos, ao verem que o dom do Espírito Santo fora derramado também sobre os pagãos, 46pois ouviam-nos falar línguas e glorificar a Deus. Pedro, então, declarou: 47«Poderá alguém recusar a água do baptismo aos que receberam o Espírito Santo, como nós?» 48E ordenou que fossem baptizados em nome de Jesus Cristo. (Actos 10,44)
O Espírito Santo desceu sobre eles, como sobre nós 15Ora, quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, como sobre nós, ao princípio. 16Recordei-me, então, da palavra do Senhor, quando Ele dizia: ‘João baptizou em água; vós, porém, sereis baptizados no Espírito Santo.’ 17Se Deus, portanto, lhes concedeu o mesmo dom que a nós, por terem acreditado no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para me opor a Deus?» (Actos 11,15-18)
A comunidade de Antioquia 21A mão do Senhor estava com eles e grande foi o número dos que abraçaram a fé e se converteram ao Senhor. 22A notícia chegou aos ouvidos da igreja de Jerusalém, e mandaram Barnabé a Antioquia… um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Assim, uma grande multidão aderiu ao Senhor. (Actos 11,21-24)
O dom da profecia 27Nesses dias, uns profetas desceram de Jerusalém a Antioquia. 28Um deles, chamado Agabo, ergueu-se e, sob a inspiração do Espírito, predisse que haveria uma grande fome por toda a terra. Foi a que sobreveio no reinado de Cláudio. (Actos 11,27)
Perseguição e martírio 1Por esse tempo, o rei Herodes maltratou alguns membros da Igreja. 2Mandou matar à espada Tiago, irmão de João, 3e, vendo que tal procedimento agradara aos judeus, mandou também prender Pedro. (Actos 12,1-2)
A palavra de Deus crescia e multiplicava-se 24Entretanto, a palavra de Deus crescia e multiplicava-se. 25Barnabé e Saulo, depois de terem cumprido a sua missão, regressaram de Jerusalém, levando consigo João, de sobrenome Marcos. (Actos 12,17)
Missão de Barnabé e Paulo 2Estando eles a celebrar o culto em honra do Senhor e a jejuar, disse-lhes o Espírito Santo: «Separai Barnabé e Saulo para o trabalho a que Eu os chamei.» 3Então, depois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e deixaram-nos partir. (Actos 13,2-3)
Enviados pelo Espírito Santo 4Enviados, pois, pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e ali meteram-se num barco, rumo à ilha de Chipre. 5Chegados que foram a Salamina, começaram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. (Actos 13,4-5) www.padreleo.org
Cheios de alegria e do Espírito Santo 50Mas os judeus … desencadearam uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e expulsaram-nos do seu território. 51Estes, sacudindo contra eles o pó dos pés, foram para Icónio. 52Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. (Actos 13,50-52)
Paulo cura o coxo de nascença 8Havia em Listra um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado. 9Um dia, ouviu Paulo falar. Este, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, 10disse-lhe em voz alta: «Ergue-te, direito sobre os teus pés!» Ele deu um salto e começou a andar. (Actos 14,8-10)
Discurso de Pedro 8«Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, concedendo-lhes o Espírito Santo como a nós. 9Não fez qualquer distinção entre eles e nós, visto ter purificado os seus corações pela fé. É pela graça do Senhor Jesus que acreditamos que seremos salvos, exactamente como eles.» (Actos 15,8-10)
O Espírito Santo e nós 28O Espírito Santo e nós próprios resolvemos não vos impor outras obrigações além destas, que são indispensáveis. (Actos 15,28)
O carisma da libertação Paulo voltou-se e disse ao espírito: «Ordeno-te, em nome de Jesus Cristo, que saias desta mulher.» E o espírito saiu imediatamente. (Actos 16,11)
«Acredita no Senhor Jesus e serás salvo» 33O carcereiro, tomando-os consigo, àquela hora da noite, lavou-lhes as feridas e imediatamente se baptizou, ele e todos os seus. 34Depois, levando-os para cima, para a sua casa, pôs-lhes a mesa e entregou-se, com a família, à alegria de ter acreditado em Deus. (Actos 16,33-34)
Paulo está em Corinto 9Certa noite, o Senhor disse a Paulo, numa visão: «Nada temas, continua a falar e não te cales, 10porque Eu estou contigo e ninguém porá as mãos em ti para te fazer mal, pois tenho um povo numeroso nesta cidade.» (Actos 18,9)
Paulo em Èfeso 5Quando ouviram (falar de Jesus), baptizaram-se em nome do Senhor Jesus. 6E, tendo-lhes Paulo imposto as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles e começaram a falar línguas e a profetizar. 7Eram, ao todo, uns doze homens. (Actos 19,5-7) www.padreleo.org
Deus fazia milagres 11Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, 12a tal ponto que bastava aplicar aos doentes os lenços e as roupas que tinham estado em contacto com o seu corpo, para que as doenças e os espíritos malignos os deixassem. (Actos 19,11-12)
Em Toade, a ressurreição de um morto 9Ora um jovem, de nome Eutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente, enquanto Paulo se alongava no seu sermão. Dominado pelo sono, caiu do terceiro andar e levantaram-no já morto. 10Paulo desceu e, lançando-se sobre ele, apertou-o nos braços e disse: «Não façais barulho, pois a alma ainda está nele.» 12Quanto ao jovem, levaram-no vivo, o que foi motivo de grande consolação. (Actos 20,9-12)
Saudação de Paulo em Éfeso E agora, obedecendo ao Espírito, vou a Jerusalém, sem saber o que lá me espera; 23só sei que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me avisa de que me aguardam cadeias e tribulações.28Tomai cuidado convosco e com todo o rebanho, de que o Espírito Santo vos constituiu administradores (Actos 20,28-29)
Paulo é preso em Jerusalem 11Na noite seguinte, o Senhor apresentou-se diante dele e disse-lhe: «Coragem! Assim como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim é necessário que o dês também em Roma.» (Actos 23,11)
Paulo diante do rei Agripa 13vi no caminho (de Damasco), ó rei, uma luz vinda do céu, mais brilhante do que o Sol, que refulgia em volta de mim e dos que me acompanhavam. 14Caímos todos por terra e eu ouvi uma voz dizer-me em língua hebraica: ‘Saulo, Saulo, porque me persegues? 15Perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ E o Senhor respondeu: ‘Eu sou Jesus a quem tu persegues. (Actos 26,13-15)
Paulo na ilha de Malta 8Ora, o pai de Públio estava retido no leito com febre e disenteria. Paulo foi vê-lo e, depois de orar, impôs-lhe as mãos e curou-o. 9Em consequência disso, os outros enfermos da ilha vieram também procurá-lo e foram curados. (Actos 28,8-9)
Paulo em Roma 30Paulo permaneceu dois anos inteiros no alojamento que alugara, onde recebia todos os que iam procurá-lo, 31anunciando o Reino de Deus e ensinando o que diz respeito ao Senhor Jesus Cristo, com o maior desassombro e sem impedimento. (Actos 28,30-31)