110 likes | 207 Views
Canção francesa: Est-ce Mars?. Tema com variações. Samuel Scheidt (1587 – 1654). Alguns dados biográficos. Nasceu em Halle,Alemanha, em 1587, onde também faleceu em 1654. Foi um dos primeiros compositores germânicos a elaborar uma síntese
E N D
Canção francesa: Est-ce Mars? Tema com variações Samuel Scheidt(1587 – 1654)
Alguns dados biográficos Nasceu em Halle,Alemanha, em 1587, onde também faleceu em 1654. Foi um dos primeiros compositores germânicos a elaborar uma síntese entre o coral protestante e o contraponto com as modernas texturas italianas. Juntamente com Schütz e Schein, seus amigos, forjou a base para o futuro desenvolvimento da música alemã. Entre 1609 e 1625 serviu a Christian Wilhelm de Brandenburgo como organista da corte e cravista. Publicou inúmeros motetos, música sacra em geral, e profana. Sua Tabulatura Nova é um marco no repertório organístico.
Considerações iniciais • O compositor Samuel Scheidt escreveu sete variações sobre a canção popular francesa (gallica) Est-ce Mars?. Veremos aqui os procedimentos variacionais empregados na 1a parte do tema. • Observe a simplicidade da harmonia empregada no tema (acordes de tônica e dominante). • Veja como a harmonia vai sendo enriquecida ao longo das variações. • A 1a parte do tema apresenta um ritornello. Nas variações, não há o ritornello estrito: o autor sempre varia a repetição do trecho.
Tema Cantio Gallica: Est-ce Mars?
1. Variatio Imitações do início do tema, comp. 1 e 2. Imitações de motivos diversos. É uma espécie de variação imitativa :
2. Variatio A frase inicial do tema aparece no soprano, até o comp. 4. O baixo mantém o fluxo das semicolcheias. Podemos falar aqui de uma variação simplificada. A variação do tema entre os compassos 5 e 8 é ornamental. É também figurativa, pois que motivos são empregados na mesma.
3. Variatio • Bicinium É um contraponto a duas vozes, variação simplificada. Veja que o tema está na voz superior. Observe as pequenas modificações harmônicas na 2a vez (a partir do compasso 5) e a diminuição das figuras rítmicas.
4. Variatio • Triplici contrapuncto O tema passa do soprano para o tenor. A e B são construídos em contraponto invertível. Este contraponto a 3 vozes constitui um tipo de variação imitativa entre os elementos A e B, e seus fragmentos.
5. Variatio Algumas notas do tema mantiveram o valor rítmico original, outras foram trabalhadas como variação ornamental ou figurativa.
6. Variatio O tema aparece no baixo, o que exige mudanças em sua harmonia inicial. A partir do compasso 5 o tema sofre uma variação ornamental.
7. Variatio O tema é apenas lembrado na 1a vez. A textura é encorpada com o emprego sistemático de acordes. Na segunda vez o tema aparece com os valores rítmicos originais, acompanhado de um baixo ornamentado e figurado.