1 / 11

Canção francesa: Est-ce Mars?

Canção francesa: Est-ce Mars?. Tema com variações. Samuel Scheidt (1587 – 1654). Alguns dados biográficos. Nasceu em Halle,Alemanha, em 1587, onde também faleceu em 1654. Foi um dos primeiros compositores germânicos a elaborar uma síntese

kat
Download Presentation

Canção francesa: Est-ce Mars?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Canção francesa: Est-ce Mars? Tema com variações Samuel Scheidt(1587 – 1654)

  2. Alguns dados biográficos Nasceu em Halle,Alemanha, em 1587, onde também faleceu em 1654. Foi um dos primeiros compositores germânicos a elaborar uma síntese entre o coral protestante e o contraponto com as modernas texturas italianas. Juntamente com Schütz e Schein, seus amigos, forjou a base para o futuro desenvolvimento da música alemã. Entre 1609 e 1625 serviu a Christian Wilhelm de Brandenburgo como organista da corte e cravista. Publicou inúmeros motetos, música sacra em geral, e profana. Sua Tabulatura Nova é um marco no repertório organístico.

  3. Considerações iniciais • O compositor Samuel Scheidt escreveu sete variações sobre a canção popular francesa (gallica) Est-ce Mars?. Veremos aqui os procedimentos variacionais empregados na 1a parte do tema. • Observe a simplicidade da harmonia empregada no tema (acordes de tônica e dominante). • Veja como a harmonia vai sendo enriquecida ao longo das variações. • A 1a parte do tema apresenta um ritornello. Nas variações, não há o ritornello estrito: o autor sempre varia a repetição do trecho.

  4. Tema Cantio Gallica: Est-ce Mars?

  5. 1. Variatio Imitações do início do tema, comp. 1 e 2. Imitações de motivos diversos. É uma espécie de variação imitativa :

  6. 2. Variatio A frase inicial do tema aparece no soprano, até o comp. 4. O baixo mantém o fluxo das semicolcheias. Podemos falar aqui de uma variação simplificada. A variação do tema entre os compassos 5 e 8 é ornamental. É também figurativa, pois que motivos são empregados na mesma.

  7. 3. Variatio • Bicinium É um contraponto a duas vozes, variação simplificada. Veja que o tema está na voz superior. Observe as pequenas modificações harmônicas na 2a vez (a partir do compasso 5) e a diminuição das figuras rítmicas.

  8. 4. Variatio • Triplici contrapuncto O tema passa do soprano para o tenor. A e B são construídos em contraponto invertível. Este contraponto a 3 vozes constitui um tipo de variação imitativa entre os elementos A e B, e seus fragmentos.

  9. 5. Variatio Algumas notas do tema mantiveram o valor rítmico original, outras foram trabalhadas como variação ornamental ou figurativa.

  10. 6. Variatio O tema aparece no baixo, o que exige mudanças em sua harmonia inicial. A partir do compasso 5 o tema sofre uma variação ornamental.

  11. 7. Variatio O tema é apenas lembrado na 1a vez. A textura é encorpada com o emprego sistemático de acordes. Na segunda vez o tema aparece com os valores rítmicos originais, acompanhado de um baixo ornamentado e figurado.

More Related