1 / 35

UNIÃO ESPÍRITA CAMINHO DA LUZ - UNILUZ

UNIÃO ESPÍRITA CAMINHO DA LUZ - UNILUZ. Abordaremos os seguintes temas:. FLUIDOS. ESPÍRITO. PERISPÍRITO. MAGNETISMO. FLUIDOS. Termo genérico empregado para traduzir a característica “das substâncias líquidas ou gasosas”.

kathy
Download Presentation

UNIÃO ESPÍRITA CAMINHO DA LUZ - UNILUZ

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIÃO ESPÍRITA CAMINHO DA LUZ - UNILUZ Abordaremos os seguintes temas: FLUIDOS ESPÍRITO PERISPÍRITO MAGNETISMO

  2. FLUIDOS • Termo genérico empregado para traduzir a característica “das substâncias líquidas ou gasosas”. • Comumente se utiliza o termo fluido como sendo a fase não sólida da matéria, a qual pode se apresentar em quatro subfases: pastosa, líquida, gasosa e radiante, sendo esta última descoberta por William Crookes. • Em doutrina Espírita, o termo não é tão restrito. Leon Denis, assimilando a teoria dos Espíritos, explicitou que “A matéria tornada invisível, imponderável, se encontra sob formas cada vez mais sutis que denominamos fluido. À medida que se rarefaz, adquire novas propriedades e uma capacidade de irradiação sempre crescente; torna-se uma das formas de energia”.

  3. FLUIDOS • André Luiz aprofunda o entendimento definindo que o fluido dessa ou daquela procedência, vem a ser “(...) Um corpo cujas moléculas cedem invariavelmente à mínima pressão, movendo-se entre si, quando retidas por um agente de contenção, ou separando-se quando entregues a si mesmas”. • “Mas no plano espiritual o homem desencarnado vai lidar, mais diretamente, com um fluido vivo e multiforme, estuante e inestancável, (...) absorvido pela mente humana, em processo vitalista semelhante à respiração, pelo qual a criatura assimila a forma emanente do Criador, esparsa em todo o Cosmo, transubstanciando-se, sob a própira responsabilidade, para influenciar na Criação, a partir de si mesma. – Esse fluido é seu próprio pensamento contínuo, gerando potenciais energéticos”.

  4. O FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL – FCU • Constitui-se na matéria primitiva, da qual derivam todas as demais formas de matéria e energias. • É o elemento gerador de todas as manifestações materiais e energéticas, guardando similaridade e afinidade com estas, podendo, muito facilmente, sob a ação de uma vontade, interagir com todas, inclusive mudando suas propriedades físicas, temporária ou permanentemente. • Os Espíritos utilizam o FCU como “amálgama” para compatibilizar a utilização conjunta de diferentes tipos de fluidos, energias e mesmo matéria, graças a afinidade do FCU, por ser o elemento primitivo e comum a todos. • A possibilidade de manipulação consciente do FCU é proporcional ao grau de evolução do Espírito.

  5. “O princípio era o verbo e o verbo era Deus”. DEUS LE: 1 G-II:1/8 CRIAÇÃO LE:38/80/81 G: VI:15 FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL (FCU) LE: 33/94 G: VI:17 e XIV: 2/3 FLUIDO VITAL (FV) *************** **(*)************ LE: 45/146.a G: VI18 e X: 17 MATÉRIA E ENERGIAS (PASSIVAS) LE:29 a 33 PRINCÍPIO INTELIGENTE (PI) LE: 606 (589/597) MATÉRIA/ENERGIAS PASSIVAS +FV +PVs “INATIVOS” REINO MINERAL 2 FORÇAS (ATRAÇÃO E COESÃO) MATÉRIA/ENERGIAS PASSIVAS +FV +PVs “ATIVADOS” VIDA (REINO VEGETAL) SENSIBILIDADE / HELIOCENTRISMO VIDA (REINO ANIMAL) +FV +PVs “ATIVADOS” INSTINTOS (INTELIGÊNCIA RUDIMENTAR) VIDA (REINO HOMINAL) +FV +PVs “ATIVADOS” VIDA (REINO ANIMAL) INTELIGÊNCIA E LIVRE ARBÍTRIO

  6. EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO INTELIGENTE “Desde as protoformas psicossômicas, nos seres mais primitivos, até o homem e o anjo, uma longa escala é percorrida”. (André Luiz – Perispírito e Evolução) Princípio da criação Simples e ignorante LE: 78/115/54/608/613 1,5 Bilhões de anos Instinto: “ 0 ” Inteligência: “ 0” Reino Mineral “Dorme na pedra” Instinto: Inicia Inteligência : “ 0” Reino Vegetal “Sonha” Instinto: Desenvolve Inteligência : Inicia Reino animal: “Desperta” 500 Mil De anos REINO “HOMINAL - PONTO 2 Início da Consciência de si mesmo através do Pensamento contínuo. “ O Espírito vive”. LE: 189,611 Instinto: Pode tornar-se inútil Inteligência: Desenvolve Depende de si para atingir outros pontos PONTO 3 – Entre a influência da natureza animal e espiritual: LE: 105, 605 e 605 A PONTO 4 – O Espírito se liberta da matéria: LE: 111 PONTO 5- Atinge a plenitude divina: LE 112 (Puro Espírito)

  7. CORPO FÍSICO FLUIDO VITAL ESPÍRITO PERISPÍRITO ESTRUTURAÇÃO DA VIDA O Fluido Vital ou Energia Vital é a estruturadora da vida orgânica, Está mais próximo da matéria. É gerado na ligação do perispírito com as células do corpo orgânico.

  8. O PERISPIRITO • É o traço de união entre a vida corpórea e a vida espiritual, e é por seu intermédio que o Espírito encarnado está em relação contínua com os desencarnados. • Em existindo o espírito, existirá também o perispírito. Um não existe sem o outro. • É o órgão sensitivo do espírito, por meio do qual este percebe coisas espirituais que escapam aos sentidos corpóreos. • É estruturado por processo automático advindo do espírito, que o controla por mecanismos da evolução do princípio inteligente. • É semi-material, constituído de um complexo de energias e fluidos, estruturando um “corpo” para o espírito. Pode ser comparado como uma matéria muito sutil que envolve o espírito.

  9. Possui, ao menos, quatro funções básicas visando a economia da vida. O PERISPÍRITO E O AJUSTE ORGÂNICO • Instrumental: A função primordial do perispírito é servir de instrumento do Espírito em sua interação com os mundos espiritual e físico. Esta função permite a percepção, a absorção ou o bloqueio de energias e fluidos que chegam até o indivíduo. • Individualizadora: Serve à individualização e identificação. O Espírito é único e diferen- ciado e o perispírito, como seu envoltório ou corpo perene, mostra-o, reflete-o, assegu- rando-lhe identidade exclusiva. • Organizadora: Possibilita a atuação do Espírito no processo de reencarnação, pois responde pela própria estruturação do corpo

  10. AINDA O PERISPÍTIO Na encarnação / reencarnação, o peris- pírito se liga célula a célula ao corpo físico, desde o processo da fecundação, passando pela multiplicação das células e pela diferenciação das estruturas orgânicas. • Sustentadora: Sustenta o corpo físico desde a sua formação até o seu completo crescimento, conservando-o, depois, na vida adulta, durante o tempo necessário. O delicado e complexo processo de renovação celular, em que as células são periodicamente substituidas, sem que, entretanto, seja alterada qualquer parte do corpo, conservando a pessoa até mesmo os traços fisionômicos. • Na prática, o perispírito contém um “mapa energético” da estrutura orgânica.

  11. REPRESENTAÇÃO ESPÍRITO/PERISPÍRITO ESPÍRITO O Espírito, estrutura automaticamante o perispírito, pelo aprendizado decorrente da evolução do princípio inteligente. O perispírito é constituído de fluidos e energias processadas no próprio perispírito, sob o influxo do Espírito.

  12. PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO • PLASTICIDADE O perispírito, é o eterno espelho da mente, moldando-se de acordo com seu comando plasticizante, adaptando-se automaticamente às ordens mentais • DENSIDADE O perispirito não deixa de ser matéria, ainda que de natureza quintensenciada, apresentando uma certa densidade, que se relaciona com o grau de evolução da alma. • PONDERABILIDADE André Luiz afirma que a “Nossa posição mental determina o peso específico do nosso envoltório espiritual. Mero problema de padrão vibratório”

  13. PROPRIEDADES “Por sua natureza, possui o Espírito uma propriedade luminosa que se desenvolve sob o influxo da atividade e das qualidades da alma (...) A intensidade da luz está na razão da pureza do Espírito; as menores imperfeições morais atenuam-na e enfraquecem-na”. Kardec. • LUMINOSIDADE • PENETRABILIDADE A natureza etérea do perispírito permite ao Espírito – se presentes as necessárias condições mentais – atravessar qualquer barreira física. • VISIBILIDADE O perispírito é invisível aos olhos físicos. Não o é para os Espíritos. Os menos adiantados percebem de seus pares, captando-lhe o aspecto geral. Já os Espíritos Superiores, podem pesquisar a intimidade perispirítica dos desencarnados de menor grau, bem como a dos encarnados.

  14. PROPRIEDADES O perispírito, com o devido suporte ectoplasmático, pode tornar-se materialmente tangível, no todo ou em parte. • TANGIBLIDADE • SENSIBILIDADE GLOBAL Se quando encarnado, o Espírito recolhe impressões por meio de vias especializadas que compõem os órgãos dos sentidos, sem o corpo físico, sua capacidade de perceber amplia-se extraordinariamente. • SENSIBILIDADE MAGNÉTICA O perispírito, campo de força que é, a sustentar uma estrutura semi-material, apresenta-se como não poderia deixar de ser, particularmente sensível à ação magnética. • EXPANSIBILIDADE O perispírito é indivisível, podendo, conforme suas condições, expandir-se, aumentando, inclusive, o campo de percepção.

  15. PROPRIEDADES Faculdade do perispírito, que possibilita, em condições especiais, o seu desdobramento (“fazer-se em dois”). Sucessivo e, às vezes, quase simultâneo, ao estado de desprendimento, o desdobramento (duplicação corpórea e bilocação). • BICORPOREIDADE • UNICIDADE A estrutura perispirítica, como reflexo da alma, é única como esta. Não há perispíritos iguais, como, a rigor, não existem almas iguais. • PERENIDADE Não se pode imaginar a alma sem o perispírito, seu reflexo e ponto de contato com a realidade que a envolve e que se apura, se aprimora, com a sua evolução. • MUTABILIDADE • No seu processo evolutivo, sofre as modificações condizentes com a sua elevação moral.

  16. PROPRIEDADES • CAPACIDADE REFLETORA O perispírito, segundo André Luiz, tem a capacidade de refletir, “em virtude dos tecidos rarefeitos de que se constitui”, a “glória ou a viciação” da mente. Por isso, a atividade mental “nos marca o perispírito, identificando nossa real posição evolutiva. • ODOR O perispírito, a refletir-se na aura, caracteriza-se, também por odor particular, facilmente perceptível pelos Espíritos. • TEMPERATURA Como, no desenvolvimento da atividade mediúnica, alguns médiuns registram, por exemplo, uma espécie de gélido torpor, com a avizinhação de Espírito sofredor.

  17. Segundo André Luiz, no livro Evolução em Dois Mundos, “o corpo espiritual retrata em si o corpo mental que lhe preside a formação”. Define o corpo mental como “o envoltório sutil da mente”. Nos alerta de que não há ainda terminologia apropriada em nossa linguagem e conhecimento científico para explicitar melhor o assunto; O CORPO MENTAL • Pode ser entendido como um campo específico a envolver o Espírito, uma “matriz psíquica”, que é resultante da projeção desse corpo mental; • Pode ser deduzido que o corpo mental preside a formação do próprio perispírito, ou seja, o corpo mental expande-se na sua estruturação do perispírito, dando-lhe sustentação;

  18. REPRESENTAÇÃO DO CORPO MENTAL Corpo Mental Espírito ou Alma Perispírito

  19. O PERISPÍRITO E AS ENERGIAS EXTERNAS O PERISPÍRITO E OS COMPROMISSOS EVOLUTIVOS

  20. O ser humano, sendo esse complexo tripartite (Espírito, perispírito e corpo físico), tem em si um forte componente energético, oriundo do perispírito e das relações deste com o Espírito. • O componente energético no ser humano se reveste de tanta ou mais importância que o componente físico ou material, afetando tanto o corpo como o Espírito, pela interface do perispírito.

  21. EQUILÍBRIO E HARMONIA BOAS ENERGIAS ENERGIAS RUINS

  22. ENERGIAS BOAS ENERGIAS RUINS ATRAI BONS ESPÍRITOS ATRAI MAUS ESPÍRITOS TRAZ SAÚDE E EQUILÍBRIO TRAZ DOENÇA E DESEQUILÍBRIO ABRE AS PORTAS DO BEM E DO AMOR ABRE AS PORTAS DO MAL E DO ÓDIO

  23. DESEQUILÍBRIO / INVIGILÂNCIA ENERGIAS RUINS BOAS ENERGIAS

  24. INFRAÇÕES ÀS LEIS NATURAIS • Implicam em registros energéticos a nível do perispírito, com influências decisivas nesta e em outras encarnações. • Esses registros são constituídos de cargas negativas ligadas a determinados Centros de Força. • Estão relacionados com a Lei de Causa e Efeito, sendo conseqüência do uso do Livre Arbítrio.

  25. Todo o Universo está inter-relacionado e interage, e as ações do Espírito ao transitar nele promovem interações energéticas importantes. • As Leis Naturais são harmônicas e perfeitas, e o Espírito tem o Livre Arbítrio de transitar em harmonia ou em desajuste com relação a elas. • De acordo com o seu ajuste ou desajuste no trato das Leis Naturais, o Espírito registra no seu perispírito, energicamente, o resultado de suas ações, por menor que sejam. • Se o “trânsito” na Lei Natural foi correto, existe um registro positivo. Se foi incorreto, existe um registro negativo.

  26. COMO RESGATAR ESSAS “CARGAS” • Energias Negativas só são anuladas com energias positivas, ou seja, o mal só é “apagado” pelo bem. • As energias registradas trazem tendências reencarnatórias, e muitas vezes danos físicos permanentes, que não são resolvíveis na encarnação em que ocorrem. • De qualquer maneira, só é possível reequilibrar os Centros de Força pela prática do bem, do amor e da caridade, ou seja, pela evolução pessoal.

  27. O perispírito, ao registrar exatamente as cargas energéticas advindas de nossa atuação na senda evolutiva, se constitui em instrumento da justiça Divina, pois estabelece o mecanismo de causa e efeito, onde cada um estabelece o seu caminho, suas conquistas e expiações, sem neces-sidade de “punições” externas. O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória, visto que “plantamos” em nós mesmos, e isso se refletirá em nossa vida. • A dor sofrida é exatamente igual a dor causada, (Lei de Causa e Efeito) e faz parte do processo de reequilíbrio dos Centros de Força. A energização que emanarmos nos reunirá ao meio e as companhias em que merecemos e precisamos viver.

  28. O registro energético em nosso perispírito pode ter conseqüências físicas, psíquicas e espirituais, dependendo da “qualidade” e da “intensidade” de registro (cargas energéticas). Isso pode ocorrer de imediato e até prolongar-se para encarnações futuras, levando até a danos físicos permanentes. CONSEQÜÊNCIAS DO REGISTRO ENERGÉTICO • A presença de energias desequilibradas em nosso organismo físico-perispiritual pode nos levar a uma afinidade maior com energias desse tipo, o que nos leva a um reforço na causa de nosso desequilíbrio. • Daí a máxima : “VIGIAR E ORAR”

  29. ASSIMILAÇÃO DE ENERGIAS • O ser encarnado assimila energias das mais diversas, de acordo com seu estado de maior ou menor equilíbrio, físico e espiritual. • O perispírito então metaboliza essas energias nos centros de força e as distribui em nosso organismo. Essas energias formam o nosso “hálito mental”

  30. MAGNETISMO A ciência o utiliza para designar certos efeitos produzidos pelas cargas elétricas quando em movimento. Como por exemplo a atração entre um imã e o ferro. Os espiritualistas entendem magnetismo como o produto das exteriorizações da mente. Até hoje, poucos foram os cientistas que se dispuseram a estudar o “magnetismo” dos espiritualistas. A razão talvez seja a dificuldade em detectá-lo, com segurança, através dos aparelhos de medida, muito embora é conhecido e utilizado desde a antiguidade. Exemplos de utilização: Moisés o utililizou para forçar a libertação do seu povo do jugo egípcio. As curas realizadas por Jesus. As hipnoses.

  31. O MAGNETISMO HOJE • A ciência oficial, nos dias de hoje, somente reconhece o magnetismo nos seus aspectos ligados à eletricidade – eletromagnetismo – e naqueles referentes ao hipnotismo, muito embora ainda estabeleça sérias dúvidas quanto a possíveis conexões entre este último fenômeno e o magnetismo, preferindo, em geral, atribuir-lhe outras causas. • Nas Casas Espíritas os recursos magnéticos são muito utilizados com o nome de passe como auxílio indispensável aos assistidos espiritutalmente, tanto a encarnados como a desencarnados. • Todo ser humano tem a capacidade de exteriorizações magnéticas, com possibilidade de prestar auxílio. • Cabe ressaltar que para efetivamente auxiliar, essa capacidade pode e deve ser ampliada através do exercício regular, da reforma íntima e do desejo sincero de servir ao próximo. • Os resultados das ações magnéticas dependem, fundamentalmente da vontade e da fé.

  32. OS FLUIDOS NO MAGNETISMO • O fluido magnético, que se nos escapa continuamente, forma torno do nosso corpo uma atmosfera. Não sendo impulsionado pela nossa vontade, não age sensivelmente sobre os indivíduos que nos cercam. • O fluido penetra todos os corpos animados e inanimados • O fluido possui um odor e cor, que varia segundo o estado de saúde física do indivíduo, dos seus dotes morais e espirituais, e do seu grau de evolução. • O fluido se propaga a grandes distâncias, o que depende, entretanto, da qualidade e da força do magnetizador, e igualmente da maior ou menor sensibilidade magnética do paciente. • O fluido está sujeito às leis de atração, repulsão. • Isto explica muitos problemas verificados nas aplicações de passes e na fluidoterapia em geral.

  33. OS FLUIDOS NO MAGNETISMO • A quantidade de fluido não é igual em todos os seres orgânicos, variando segundo as espécies, e não é constante, quer em cada indivíduo, quer nos indivíduos de uma espécie. • São extremamente variados os efeitos da ação fluídica sobre os doentes, de acordo com as circunstâncias. Algumas vêzes é lenta e reclama tratamento prolongado; doutras é rápida como uma corrente elétrica. • Os fluidos que emanam de uma fonte impura são quais substâncias medicamentosas alteradas • A ligação entre o fluido magnético e os corpos que o recebem é tão íntima que nenhuma força física ou química pode destruí-lo, mas o efeito da moralidade ou da falta dela são incontestáveis.

  34. CRÉDITOS 1 – Allan Kardec: O Livro dos Espíritos e A Gênense 2 - André Luiz (Espírito): Livro Evolução em Dois Mundos e Perispírito e Evolução – Psicografia de Chico Xavier. 3 – Carlos Augusto Parchen: Roteiros para palestras – Site www.parchen. hpg.com.br 4 - Zalmino Zimermann: Livro Perispírito 5 – Jacob Melo: Livro O Passe 6 - Luiz Carlos de Melo Gurgel: Livro O Passe Espírita

  35. TIVEMOS HOJE A OPORTUNIDADE DE ESTUDARMOS OS SEGUINTES TEMAS FLUIDOS ESPÍRITO PERISPÍRITO MAGNETISMO COMO SABEMOS QUE O NOSSO CORPO É 70% CONSTITUÍDO DE ÁGUA, VEREMOS COMO O MAGNETISMO E OUTROS PODEM ALTERAR AS ESTRUTURAS MOLECULARES DA ÁGUA

More Related