290 likes | 418 Views
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. CONHECIMENTO E CIÊNCIA Por Emerson F. Jaguaribe. CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA. O século XX, foi iniciado com desenvolvimentos nos campos científicos e tecnológicos , sem precedentes . .
E N D
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO CONHECIMENTO E CIÊNCIA Por Emerson F. Jaguaribe
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA O século XX, foiiniciado com desenvolvimentosnoscamposcientíficos e tecnológicos, semprecedentes. Os Estados Unidos e a União Soviética travavam a “guerra fria” e formavam os dois pólos do desenvolvimento científico e tecnológico. Max Planck (1848-1947) em 1900 formulou um conceito novo: o quantum, que deu origem a Mecânica Quantica. Teoria capaz de explicar certos fenômenos macroscópicos como a Supercondutividade. Supercondutores são certos materiais que quando resfriados a temperaturas.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA da ordem de 1 K, tendem a conduzircorrenteselétricassemresistência e nemperdas. Foidescobertoemabril de 1911 pelofísicoholandês Heike KamerlinghOnnes, quandoobservava o comportamento do mercúrio a 4 K (-269,15 ºC). Este fenômeno, comooutrospodem ser entendidoscomofenômenosquanticosmacroscópicos e sãoexplicadospelateoriaquantica, ouseja, taisestadospodem ser descritosporumaúnicafunção de onda. Planck notabilizou-se, ainda, peladeterminaçãodaconstante, h, queleva o seunome, e muitoutilizadaemRadiaçãoTérmica.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA A constante de Planck serve paradeterminar a energia de um quantum: E = h. onde h é a constante de Planck e é a frequência. Pode-se dizer que Planck iniciou a física moderna.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA No ano de 1902, Rutherford e Soddy descobrem a desintegraçãoespontânea de algunsátomos e a produção de outros. Em 1905 Albert Einstein dáconhecimento de suateoriadarelatividaderestrita. (Trata de fenômenosque se realizam à velocidadespróximas a daluz). Henry Ford, nasceu em 1863, e cresceu em uma fazenda no Estado de Michigan, Estados Unidos. Era fascinado por equipamentos mecânicos e tinha muita habilidade em concertá-los.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA Em 1903, fundou a Ford Motor Company e em 1908 o primeiromodelo T foifabricado. O modelo T da Ford
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA Em um tempo onde o carro era artigo de luxo, representando status e fortuna, Ford desejoupopularizá-lo. O modelo T seriapara as massas. Para tanto, era necessárioproduzí-lo emgrandeescala e de forma eficiente. Concentrou seus esforços em sua fábrica, racionalizando tempo e trabalho, dividindo as tarefas em seus menores componentes. Um trabalhador faria apenas uma tarefa, que poderia ser apenas um elemento de uma peça inteira. As peças seriam levadas para uma linha de montagem.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA O primeiro Ford T levou 12 h e meiapara ser produzido. Doze anosmaistarde, em 1920, depoisdestaconcepçãodaatividade industrial, a Ford passou a produzir o Modelo T, a cadaminuto. A mecanização da fábrica, contudo, provocou alguns efeitos adversos: maior pressão nos empregados, mais descontentes. Em 1913 a rotatividadedafábricachegou a 380%, tendo-se quecontratarmais de 10 vezes o número de funcionários do que se precisava, paramanter a linha de montagem.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA Emumaaçãoinesperada Ford resolveudobrarossaláriosparaconseguirmelhoresempregados e pessoasmaismotivadas. No primeiro dia de contratação a polícia teve que invervir dado o tumulto causado. Em 1925, o Modelo T saía da linha de montagem a cada 5 segundos. O problema de Ford, era não admitir críticas, sobretudo, ao Modelo T. Muitos engenheiros foram demitidos por sugerirem mudanças.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA A Chevrolet foiuma das indústriascompetidorasque se aproveitaramdestafixação, melhorandoseuscarros e podendo vender mais. Mesmoassim, quandomorreuem 1945, Ford tinhamais de 600 mil dólares e deixadoumacontribuiçãoinestimávelpara a indústria e para com a sociedadecomo um todo.
O Fordismo e o Taylorismo É notória a importânciadaevoluçãotecnológica, no que se refereaomaquinário, para se chegar a elevadaprodutividadeemumaempresa. (Produtividaderelaciona a quantidadeproduzida com osrecursosutilizados. Estes recursospodem ser medidosemtermos de horas de trabalho, máquinasoudinheiro. Produtividade aparente do trabalho: valor de produção por operário ou hora de trabalho. Emgeral, estárelacionada, também, com o valor do investimentoem capital realizado.).
O Fordismo e o Taylorismo Não se podeignorar, também, o valor do processo de produçãonaindústria. A racionalização das atividadesindustriaisassegura o aumento do lucro, e o sucessoeconômico, e até social daempresa. Até antes das visões do Engo. Frederic W. Taylor (1856-1915) e do empresário Henry Ford (1863-1947) taiselementoseramignorados. Para Taylor a capacidadeprodutiva dos homens e máquinaspoderiaatingir um nívelmáximo, desdequeosmeiosfossemfornecidos. O treinamento, a especialização e o controleseriamoselementosbásicosparaisto.
O Fordismo e o Taylorismo Cadaoperáriodeveriaexercersuafunção/tarefaem um mínimoespaço de tempo, sendo o processoprodutivo de responsabilidade de um únicogerente. Outracaracterística era a padronização e a realização de atividades simples e repetitivas. Porsuavez, Ford observouque um operárionãopoderiaesperarque o outroconcluíssesuatarefaparaqueelepudesseexecutar a sua. Idealizou, portanto, a Linha de Produção (Esteirarolantequedeslocava as partes do produtoemfabricação).
O Fordismo e o Taylorismo A esteiradavaacesso a participação dos operários, que fariam um só tipo de serviço observado por um só gerente - ideia de Taylor) O Fordismo e o Taylorismosão, assim, modos de organizaçãodaproduçãofabril, visando a ampliaçãodaprodução e do lucro (Século XX). Contribuiu, também, para a teoriamodernadaadministração. A aplicaçãodessesconceitospermitia a conquista de novosmercados e aumentar a competitividade das empresas.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA TEMPOS MODERNOS: Filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, quando o país sofria ainda com a Crise de 1929. A Grande Depressão, teveinício no dia 24 de outubro, mas o real começo do declíniodaprodução industrial americanaocorreraemjulho do mesmoano. Em outubro as ações na Bolsa de Valores de Nova York caíram drasticamente dando origem a Quinta-Feira Negra. Milhares de americanos tudo perderam da noite para o dia.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA Houve inflação, queda nas taxas de vendas de produtos e consequentemente fechamento de muitas empresas comerciais e indústrias, produzindo grande desemprego. Famosafoto (MãeMigrante) dadécada de 30. Mostra Florence Thompson, mãe de 7 crianças. Com 32 anos, emmarço de 1936 buscavaempregoouajuda social naCalifórnia. O maridoperdera o empregoem 1931, tendomorrido no mesmoano.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro, sobretudo nos países adiantados. A UniãoSoviética, conhecidacomo “Cortina de Ferro”, praticamentenãofoiatingida, emvirtude do seuisolamentoemrelaçãoaospaísescapitalistas. Para paísespoucoindustrializadoscomo a Argentina e o Brasil, quenãoconseguiram vender suasmatériasprimas, como o café, a criseacelerou o processo de industrialização. O ápiceda Grande DepressãonosEstadosUnidos se deuem 1933.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA Naquele ano o Presidente Flanklin Roosevelt lançou uma série de medidas econômicas, associadas a programas sociais, que começaram a minimizar os efeitos da Crise. A Grande Criseteveenormeefeitonaascensão de regimes de extremadireita, comofoi o caso do nazismo. Com o iníciodaSegunda Guerra Mundial foicessadotodo o efeitoremanescenteda Grande Depressão.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA TEMPOS MODERNOS: É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização. Na visão de Chaplin, o poder do capital engolia, de forma, desumana, o operariado.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA A busca de se transmitirimagensteveinício no final do séculoXIX. Alexandre Bain, em 1842 criou o “Fac-simile”. O sistemafoiaperfeiçoadoporAlexandreBakewell, em 1851. Ambos os sistemas eram muito rudimentares, funcionando com base em princípios químicos e mecânicos. Faltava sincronismo entre os mecanismos de transmissão e o de recepção. Foi o físicoitaliano Giovanni Caselliqueinventou o Pantelegráfo, em 1865. Primeirotelefaxcomercialqueligava Paris a Lyon, 11 anos antes do aparecimento do telefone.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA O selêniofoidescobertoem 1817, massóem 1873 é que o inglês Willoughby Smith (1828-1891) verificouqueeste material tinha a propriedade de variarsuaresistividade com a incidência de energialuminosa. Mineral de Selênio (elemento de númeroatômico 34. Nãometálico). Através deste processo pode-se transmitir imagens por meio da corrente elétrica. A primeira ideia de transmissãotelevisivafoi de Paul Nipkow (1860-1940) em 1884.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA O princípiofoimelhoraproveitadopeloEngenheiroEscocês John L. Baird (1848-1946). Sistematelevisivo de John L. Baird
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA Em 1908, o Engo. Eletricista Alan Archibald Campbell-Switon (1863-1930) descreveu o primeirosistema de transmissão de imagenstotalmenteeletrônico, muitosemelhanteao de hojeemdia, ouseja com ostubos de raioscatódicos. O desenvolvimento da televisão, tem permitido não apenas as transmissões ao vivo de fatos que ocorrem em todo mundo, mas também até fora da terra. Tem contribuído para o ensino a distância A fibra óptica, foi inventada pelo físico indiano Narinder S. Kapany (1927-). São usadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA São empregadaspara as comunicaçõestelefônicas. Cabosqueatravessam o Atlânticotêmcapacidadepara 200 milhões de circuitostelefônicos. Para estas transmissões usanm-sefotoemissores, que podem ser do tipo diodo emissor de luz (LED), ou diodo laser. Fibrasópticas
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA Thomas Alva Edison (1847/1931) foi um inventor americano com mais de 1000 patentes. Dentreelas o fonográfo, o cinetógrafo, tornou o telefonecriadopor Antonio Meucci, em um aparelhomaisprático e, sobretudo, a lâmpadaincandescente.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA A contribuiçãodestes e de outrostantoscientistascomo o físicoinglês, Paul A. Dirac (1902-1984), o físicoitalianoEnrico Fermi (produção artificial de substânciasradioativas); o filósofo, físico e matemático Bertrand Russel; o EngenheiroQuímico e matemático Von Neumann; Freud, e tantosoutros, ajudaram a conceituar a teoriacientíficamoderna. Permitiu, também, o estadoatual de desenvolvimentomundial, ondeoscomputadoresmodernos, e a rápidacomunicaçãosãoelementosessenciais.
USO E INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE Ciência e arte (proteção de museus); ciência ao serviço da religião (missa na TV) e da guerra (aviões, mísseis, etc.) demonstram que: o uso da ciência está em todos os ramos da atividade humana. Vê-se maisfrequentementenasuniversidades, nosinstitutoscientíficos, no campo, mas é, também, praticadaporamadoresque se engajamnaobservaçãodaciência, comoosastrônomosde fins de semana.
USO E INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE Os verdadeiroscientistascorporativosou de universidadesbuscamaplicarsuasdescobertasemtecnologias de interessesespecíficos. Tecnologia – conjunto de conhecimentos, sobretudo, de princípios científicos, que serve a um determinado ramo de atividade. O desenvolvimentocientífico e tecnológicohoje, demandacadavezmaisinvestimentoseminstalações e equipamentos, para o seudesenvolvimento. Taisdesenvolvimentosapresentammaioressucessosquantomaiscontribuempara a melhoriadasociedade.
ENGENHARIA Agora temos mais condições de entender o que é engenharia: ENGENHARIA: é a ciência (e uma profissão) que faz uso do conhecimento da matemática, de técnicas e da física, para criar, aperfeiçoar e implementar utilidades (máquinas, tipos de materiais, estruturas, equipamentos, aparelhos, sistemas ou dispositivos), e processos (químicos, industriais, farmacêuticos, etc.) com funções e objetivos práticos bem determinados. Final do 9odia: 12/07/2013