1 / 24

Relatório atendimentos da sala de videomonitoramento – BM 2012

Relatório atendimentos da sala de videomonitoramento – BM 2012. Equipe: Coordenador institucional: Eduardo Pazinato Coordenadora acadêmica: Aline Kerber Coordenador de pesquisa: Marcos Conte Analista de pesquisa: Eduardo Mattos. Introdução.

kesia
Download Presentation

Relatório atendimentos da sala de videomonitoramento – BM 2012

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Relatório atendimentos da sala de videomonitoramento – BM 2012 Equipe: Coordenador institucional: Eduardo Pazinato Coordenadora acadêmica: Aline Kerber Coordenador de pesquisa: Marcos Conte Analista de pesquisa: Eduardo Mattos

  2. Introdução O avanço da globalização a partir do final do século passado desencadeou forças produtivas sem precedentes na história da humanidade até então. A internet alterou a relação dos indivíduos com o tempo – uma carta levava meses para cruzar fronteiras nacionais, ao passo que um e-mail leva segundos para cruzar o mundo – e o acesso à informação passou a garantir poder. Pode-se dizer que a Caixa de Pandora fora aberta e, para o bem ou para o mal, a inovação tecnológica desempenha uma papel central nas sociedades ocidentais contemporâneas. A Sala de Monitoramento da SMSPC se insere neste contexto e legitima o protagonismo de Canoas na construção de uma gestão municipal em sintonia com as novas tecnologias e os seus significados na atualidade. Este relatório versa sobre os limites e possibilidades que a tecnologia proporciona, na medida em que analisaremos, a seguir, os atendimentos registrados ao longo do ano passado na Sala SIM.

  3. Procedimentos metodológicos • A sistematização dos dados foi realizada pelo Observatório de Segurança Pública de Canoas através dos atendimentos registrados na Sala Integrada de Monitoramento. • As informações foram organizadas e registradas em uma planilha excel pelos operadores da Sala SIM; posteriormente integradas, caso a caso, ao software de análises estatísticas Sphinx. • Estes dados foram orientados conceitualmente de modo a dar conta das atividades da Sala SIM, e seus sentidos serão explicitados ao longo desta apresentação. • Este relatório reúne material de abril de 2012 a janeiro de 2013 e contém 8.327 registros.

  4. Relatório da Sala SIM 2012 • I – Origem de atendimentos • Data, hora cheia e bairro • Origem x Quadrante

  5. Balanço SIM – ORIGEM Nesta sessão é discriminada a origem da ocorrência, podendo ser: - Sala SIM: são ocorrências que partem de visualizações a partir das câmeras, violações de alarmes, etc; - AISP: além das ocorrências atendidas por AISP’s no local, são registradas como AISP os BA’s e REG enviados por meio de Tablet ou telefone. São atendimentos fora da SMSPC que são registradas no acompanhamento da Sala SIM; - BM: são ocorrências repassadas pela Brigada Militar à Sala SIM, que registra para a possível visualização nas câmeras ou envio de AISP’s ao local, normalmente transmitidas por rádio ou telefone; - Trânsito: ocorrências que partem do departamento de transito (DTS) e são repassadas à Sala SIM; - Munícipe: são atendimentos solicitados por munícipes ou denúncias realizadas através do 153; - Escola: registros de origem nas escolas, atendimentos solicitados por integrantes de escolas; - MD: atendimento solicitado por vigilantes da Empresa MD, que operam nas unidades municipais; - SMSPC: esta categoria diz respeito a solicitações ou demandas internas a secretária; - Outros órgãos e/ou entidades municipais: semelhante à categoria Escola, nesta são registrados atendimentos solicitados por diferentes órgãos municipais que necessitam o apoio da Guarda Municipal e/ou de outros departamentos.

  6. Balanço SIM – ORIGEM A grande maioria dos atendimentos tiveram origem na própria Sala SIM (4 em cada 10), seguidos da BM (14,4%) e AISP (13,4%).

  7. Balanço SIM – Data, hora cheia e bairro Estas questões referenciam o registro, pois a partir delas é possível interpretar os dados perante o quadrante, o bairro, o dia e o período do dia em que ocorrem. /13

  8. Balanço SIM – ORIGEM x QUADRANTE Os quadrantes Nordeste e Noroeste foram os que mais originaram atendimentos no geral. A distribuição dos atendimentos originados em escolas, por exemplo, foi mais uniforme entre as regiões, ao passo que os originados na Sala SIM foram mais concentrados nos quadrantes supra-citados.

  9. Relatório da Sala SIM 2012 • II – Tipologia de atendimentos • Tipologia de Atendimentos • Envolvidos • Tipologia de atendimentos x Envolvidos • Tipologia x Envolvidos x Quadrante

  10. Balanço SIM – TIPOLOGIA DE ATENDIMENTO - Atendimento em escola: tem como objetivo resolver problemas ou orientar e, por vezes, encaminhar os envolvidos. Também fazem parte desta categoria os casos de arme e desarme de alarmes; - Atendimento de Trânsito: fazem parte desta categoria colisões e acidentes entre automóveis e problemas estruturais nas vias do município; - Auxilio a Cidadão: são classificados os atendimentos de auxilio, de qualquer natureza, ao munícipe. É recorrente nesta tipologia auxílios a saúde de cidadãos; - Lixo: descarte/acúmulo indevido de lixo em locais impróprios; - Ocorrência Criminal: registros que indicam a ocorrência de algum crime repassado a Sala SIM ou visualizado pelos operadores da sala. Ex: roubo e furto de veículos repassados pela Brigada Militar e tentativas de homicídios; - Vigilância: os registros desta categoria estão relacionados a rondas e averiguações realizados por meio de câmeras ou no próprio local; - Atendimento a Próprio Municipal: atendimentos/auxílios nos próprios municipais. Além de orientar funcionários e gestores, esta tipologia relaciona arme e desarme de alarmes em próprio da cidade; - Praças e Parques: nesta tipologia são classificados registros que foram visualizados ou ocorreram em praças e parques do município. São casos de atividades suspeitas, abordagens e perturbações; - Outros: atendimentos que não são classificados nas demais categorias.

  11. Balanço SIM – TIPOLOGIA DE ATENDIMENTO Atendimento a próprio municipal e em escola representam o maior volume de registros da Sala SIM no período em análise. Apesar de as câmeras de monitoramento estarem comumente associadas ao combate à criminalidade, percebe-se que em Canoas apenas 12,9% das ocorrências estão ligadas a este tipo de atendimento. Ainda assim, é o terceiro tipo mais comum de atendimento.

  12. Balanço SIM – ENVOLVIDOS Aqui identificamos as agencias de segurança (podendo ser mais de uma) envolvidas na resolução da ocorrência, ou seja, o órgão que esteve presente para atendimento no local. - Nenhum: Nenhuma força do município foi ao local. É o caso de alarmes realizados diretamente na Sala SIM ou atendimentos que não geram o envio de viaturas. - GM: Quando a Guarda Municipal está presente ou se desloca à ocorrência. - BM: A BM está envolvida quando está fisicamente na ocorrência ou quando repassa por telefone ou rádio para a Sala SIM. - Trânsito: Quando há deslocamento de viaturas ou fiscais do DTS em função de registros. - MD: Os envolvidos são os vigilantes da empresa privada MD que vigiam alguns próprios municipais. São recorrentes em atendimentos em escolas. - SAMU: Atendimentos da SAMU a munícipes, sobretudo em acidentes de transito. - Bombeiros: Envolvidos em ocorrências de incêndio (principalmente). - Outros: Esta categoria reúne os demais órgãos que não foram discriminados na classificação. São recorrentes nos registros a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as demais secretarias municipais.

  13. Balanço SIM – ENVOLVIDOS Quem esteve envolvido nas ocorrências da Sala SIM? Esteve envolvido em quê? Nos próximos slides veremos as ocorrências das agências de segurança por quadrante. A Guarda Municipal foi a principal instituição envolvida nos atendimentos da Sala SIM, participando de quase metade das ocorrências. A BM foi a segunda instituição mais envolvida, em pouco mais de 20% dos atendimentos.

  14. Balanço SIM – TIPOLOGIA DE ATENDIMENTOS XENVOLVIDOS Quem esteve envolvido nas ocorrências da Sala SIM? Esteve envolvido em quê? Destacam-se os envolvimentos da Guarda Municipal com atendimentos em escola e a próprios municipais; e o envolvimento da BM com ocorrências criminais, vigilância e atendimentos de trânsito.

  15. Balanço SIM – TIPOLOGIA DE ATENDIMENTO X GM No gráfico abaixo é possível ver a atuação da Guarda Municipal nos atendimentos registrados na Sala SIM. Atendimentos a próprio municipal ocorreram em maior peso na região Noroeste, e auxílio a cidadão no Sudeste, por exemplo. Atendimentos GM: 3.887

  16. Balanço SIM – TIPOLOGIA DE ATENDIMENTO X BM No gráfico abaixo é possível ver a atuação da Brigada Militar nos atendimentos registrados na Sala SIM. Atendimentos de vigilância ocorreram em maior peso na região Noroeste, e as ocorrências criminais contaram com envolvimento da BM em todos os quadrantes. Atendimentos BM: 1.756

  17. Balanço SIM – TIPOLOGIA DE ATENDIMENTO X DTS No gráfico abaixo é possível ver para onde foram despachadas viaturas de trânsito (DTS) ou fiscais em função de registros. Atendimentos DTS: 398

  18. Balanço SIM – TIPOLOGIA DE ATENDIMENTO X “NENHUM” No gráfico abaixo é possível identificar que as ocorrências em escola, próprio ou outros puderam ser resolvidas remotamente pela Sala SIM, sem envio de agentes. Estes são atendimentos da Sala que não geram o envio de viaturas das forças municipais. Atendimentos sem despacho: 1.007

  19. Relatório da Sala SIM • III – Drogas Ilícitas • Tipologia de Atendimentos • Envolvidos • Tipologia de atendimentos x Envolvidos • Tipologia x Envolvidos x Quadrante

  20. Balanço SIM – ENVOLVIMENTO COM DROGAS ILÍCITAS 1,5% (102) dos casos registrados na Sala eram relacionado com drogas ilícitas e se concentraram na região Noroeste, com 32,4%.

  21. Relatório da Sala SIM • IV – Tecnologias envolvidas • Abordagens

  22. Balanço SIM – TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS Apesar das diversas tecnologias disponíveis, o fato de nenhuma delas estar envolvida na maioria dos atendimentos feitos na Sala SIM (42,2% deles) indica que, em certos aspectos, ela já funciona como um centro de controle e comando, centralizando informações que vêm de diversas fontes. Há, entretanto, que se potencializar o uso sobretudo das câmeras, que hoje tem o foco voltado aos atendimentos de trânsito.

  23. Balanço SIM – ABORDAGENS Esta categoria tem a finalidade de identificar a abordagem dos envolvidos às atividades suspeitas visualizadas. Esta questão só é utilizada em ocorrências em que houver identificação de “câmera” na questão “Quais tecnologias foram envolvidas?” e “vigilância” na questão “Tipologia do Atendimento”. Percebe-se que o percentual de abordagens consolidadas é de 43,8%.

More Related