620 likes | 1.62k Views
Pastor Elton Melo - elton@ibivitoria.org Igreja Batista Independente em Vitória - ES. CONFLITOS NO CASAMENTO. Texto base: Amós 3.3.
E N D
Pastor Elton Melo - elton@ibivitoria.org Igreja Batista Independente em Vitória - ES CONFLITOS NO CASAMENTO Texto base: Amós 3.3
A vida a dois é a coisa mais importante de nossa existência.É onde esperamos o máximo de satisfação.No entanto, para alguns, a vida a dois é uma fonte de decepções e até mesmo de amargura.Um lugar de constantes conflitos
O que é um conflito? • É uma oposição de opiniões. • Vocábulo do latim: conflictus, que significa desacordo, choque. • O desacordo é em si mesmo neutro. Pode vir a Um sofrimento ou uma felicidade.
Como surge o conflito?O dia-a-dia do casal gera muitos atritos devido aos direitos, medos e desejos de cada cônjuge.Cada um necessita que o outro o aceite, contudo, sempre surgem as divergências devido as diferenças.É impossível que dois seres pensem, sintam ou ajam continuamente de forma idêntica.
Isso revela que os conflitos são inevitáveis. Seja qual for o grau de amor, respeito, compatibilidade, proximidade entre um homem e uma mulher, sempre haverá momentos em que seus direitos, atos, necessidades e sentimentos entrarão em confronto.
Geralmente tais atritos chegam a bom termo; mas, quando eles se acumulam e se repetem sem ser aceitos nem resolvidos, tal situação se torna verdadeiramente conflituosa.
Os conflitos de um casal não são nem totalmente bons nem totalmente ruins; no seu dinamismo, são ambivalentes, pois, lançam ao casal um desafio:Desenvolver-se e alcançar um novo equilíbrio,ou continuarem passivos, incoerentes, violentos e separados.
Um conflito conjugal representa um momento de verdade, uma verificação do estado da relação. • Ele pode reforçar a convivência, incitando o marido e a esposa a se aproximarem, • Ou pode enfraquecer a relação, levando o casal a se distanciar com amargura no coração, feridos emocionalmente e cheios de hostilidades dificilmente superáveis no futuro.
Se a divergência é má administrada, ela é destruidora. Entretanto, se for bem compreendida e dirigida, permitirá um avanço positivo na relação.É como a gasolina que, dependendo da maneira como é usada, pode explodir uma casa ou colocar um carro em movimento.
ASPECTOS NEGATIVOS DE UM CONFLITO • Tentar dominar e vencer o parceiro – Todo conflito desta natureza gera fadiga. A energia liberada é tanta, que não se tem mais forças para nada. Daí algumas expressões bem conhecidas: “Eu não o suporto”, “Eu vou explodir”, “Estou louco de raiva”.
Aspectos negativos 2. Isolar–se em um conflito – Cada um fica indiferente ao outro, pensando apenas em si mesmo, em seu ressentimento. • A comunicação é analisada negativamente e distorcida. O clima fica “pesado” e diminuem a a motivação para refazer a ligação. • Tal isolamento acaba geralmente em separação, pois, há uma recusa a toda possibilidade de reconciliação, abrindo a porta para a ruptura.
Aspectos negativos 3. Usar da violência – A violência é o maior risco. Em alguns casos ela não se manifesta, mas, sabemos que ela espreita por trás de toda a disputa conjugal. • E, se agirmos conforme o relacionamento dominante-dominado, a violência pode passar da possibilidade à ação, entrando nesse momento, a força bruta. E,uma vez iniciada, a violência enseja uma brutalidade cada vez maior.
Aspectos negativos • Existem duas formas de violência: Violência direta – Se manifesta abertamente durante uma discussão. Violência indireta – Não se expressa claramente, mas é latente e enganosa. • O primeiro passo em direção à violência é a constante recusa ao diálogo. Existe uma ligação direta entre a incapacidade de expressar - se oralmente e os comportamentos violentos.
ASPECTOS POSITIVOS DE UM CONFLITO “Vivemos não por meio das coisas, mas dos significados das coisas” 1. Demonstram que o casamento é uma unidade dinâmica – A relação entre casais não é estática, mas, dinâmica. • Os desentendimentos que o homem e a mulher resolvem no dia a dia demonstram que estão se relacionando, e que tal união é uma realidade viva. • Existe diálogo, negociação, disposição em se investir no relacionamento.
Aspectos positivos 2. Favorecem o amadurecimento do casal • Se as disputas entre o casal são bem administradas, elas conduzem cada um a se responsabilizar, a recolocar salutarmente em questionamento seus valores e suas motivações. • Uma dissensão em meu casamento vista da maneira correta, me obriga a ser atento ao outro, olhá-lo e escutá-lo, favorecendo ao meu amadurecimento.
Aspectos positivos 3. Revelam o outro – O conflito é uma linguagem que manifesta a natureza do outro e permite-me conhecê-lo mais. • Uma discussão pode ser um apelo. Se meu cônjuge se sente desvalorizado, que não recebe um tratamento digno de um ser humano, dará início a uma discussão para provar que existe. Devemos aprender a decifrar as “tempestades” no seio de nosso relacionamento conjugal, pois, elas têm um sentido.
Aspectos positivos 4. São fatores de equilíbrio e mudança no casamento – A vida em comum é feita tanto de alterações como de harmonia, de divergências como de concordâncias, de antagonismos como de união. O filósofo Heráclito já afirmava que a harmonia procede do conflito entre os contrários, pois é o acordo entre tensões opostas. Sem confrontos, o equilíbrio do casal será estático.
Aspectos positivos • As divergênciasfavorecem à mudança. Um casal, por ser compostopordoisseresvivos, necessitaagir, mudar, avançar. • Ofereceoportunidade de se fazerlucidamenteumaanálise da relação: estásaudávelounão? Calorosaouindiferente? Satisfatóriaoufrustrante? Profundaou superficial?
Aspectos positivos As discordâncias constituem uma chance de melhorar a relação.Após a troca mútua de opiniões, cada um identificará mais claramente suasnecessidades e compreenderá muito mais as necessidades do outro.
Aspectos positivos “Também vos digo que, se dois de vósconcordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, ser-lhes-á concedida por Meu Pai, que está nos céus. Pois onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou Eu no meio deles” – Mt. 18:19 e 20.
CONCLUSÃO • Quando esse processo é negativo, traduz-se pela morte da relação em um ou vários domínios: afetivo, sexual, etc. • Quando é positivo, traduz-se pelo amadurecimento do casal, em maior harmonia e comprometimento com a felicidade um do outro e estabilidade da relação.
CONCLUSÃO • O casal passa a conhecer-se profundamente, entendendo as necessidades um do outro e, principalmente, estando abertos para mudanças e adaptações, que vão tornar o seu lar muito mais feliz.
Se osseusconflitosconjugaistêmlhepesadocomochumbo, você podeagirproativamente e transformá-lo emouro. • E comoresultado, eles o auxiliarão a descobrir um poucomaissobre você mesmo, seucônjuge, e, com a ajuda de Deus, o quefazerparater e viverumarelaçãofeliz.