420 likes | 514 Views
- Soluções em Geoprocessamento. Distribuidor autorizado da MicroImages. Visite nosso site ! www.latitude23.com.br. 5. Publicar Mapas em Google Maps.
E N D
- Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site ! www.latitude23.com.br
5. Publicar Mapas em Google Maps TNTmips publica seus mapas digitais de vários gigabytes dos mais variados tipos de geodados como vetor, CAD, Raster, LiDAR, TIN, Camadas WMS e FusionTables em geobrowsers populares como Google Earth/Maps, Bing Maps e Open Layers. O módulo Publicar Mapas em Google Mapsmostra em passos sucessivos como publicar mapas em Google Maps. Observação: Este tutorial só pode ser feito na versão profissional de TNTmips
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique em “Jogo de Tiles” > “Geometria” > “Exportar...” .
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique em “Input Vector...” para selecionar o vetor a ser exportado.
5. Publicar Mapas em Google Maps Navegue até o arquivo de projeto “Publicar Geodados na Internet.rvc” e entra nele, clicando 2x. Selecione o vetor destacado e clique em “OK”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Este vetor tem um popup complexo. O formato SVG não apoia popups complexos. Escolhe “KML” como formato de exportação. Se o vetor for constituído por vários tipos de elementos (ponto, linha, polígono e rótulos), você pode selecionar os tipos de elementos a serem exportados. Se o vetor for constituído apenas por pontos, não precisa diferenciar entre Mínimo e Máximo. Ajuste o nível do zoom para um nível mínimo, onde não há sobreposição de pontos. Em nosso caso, ajuste os 2 níveis para valor “6”. Estes 2 ajustes servem para o dimensionamento de pontos. “Tamanho da Imagem do Marcador” refere-se à dimensão (em píxeis) do ponto. 24 e 32 são tamanhos comuns. “Designar escala de ícone baseada na exibição” dimensiona automaticamente o tamanho do ponto dependendo da escala de visualização. “Escala de Ícone” modifica o dimensionamento por escala. O valor “0.5” diminui o tamanho do ponto em 50% quando for feito um zoom +. Ajuste as configurações conforme sugerido. “Incluir em Mashup” inclui a biblioteca JavaScript de Google Maps no jogo de tiles para que o jogo de tiles possa ser visualizada em Google Maps. “Em caso, que você já transferiu a biblioteca para o servidor do seu website, vc pode inserir o URL da biblioteca na opção “Ligar De URL”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique no ícone “Executar” para exportar o vetor para um jogo de tiles geométrico no formato KML. Pause o mouse acima de um ponto do vetor para abrir o popup, que será visualizado em Google Maps. Veja módulo 6 do tutorial “Análise Vetorial com TNTmips” como criar popups.
5. Publicar Mapas em Google Maps Navegue até a pasta “Dados Tutorial Publicar Geodados” . Digite o nome sugerido e clique em “OK”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique em “OK”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique em “Input Vector...” para selecionar o próximo vetor a ser exportado. O nosso mapa será constituído por 3 vetores.
5. Publicar Mapas em Google Maps Navegue até o arquivo de projeto “Publicar Geodados na Internet.rvc” e entra nele, clicando 2x. Selecione o vetor destacado e clique em “OK”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Fator de Simplificação (ThinningFactor) Nível de Zoom Escolhe “SVG”como formato de exportação. 1.0 6 Ajuste os níveis de zoom. Simplificação de linhas/polígonos. 0.5 Recomenda-se o valor “1” para renderizar símbolos e bordas corretamente nos limites dos tiles. 9 Deixe o valor 100% (=sem transparência), porque o grau de transparência pode ser posteriormente definido no processo de geomashup. 0.25 12
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique no ícone “Executar” para exportar o vetor para um jogo de tiles geométrico no formato SVG.
5. Publicar Mapas em Google Maps Navegue até a pasta “Dados Tutorial Publicar Geodados” . Digite o nome sugerido e clique em “OK”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique em “OK”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique em “Input Vector...” para selecionar o vetor “EHTASP”. Use as mesmas configurações do vetor anterior (DHTASP) para criar o jogo de tiles geométrico “EHTASP”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique em “Close” para encerrar o processo de exportação. No final da exportação, você deve ter criado 3 pastas com os jogos de tiles. Entre na pasta “AgroclimaSP” e copie a sub-pasta “GoogleMaps”... ... para o nível superior.
5. Publicar Mapas em Google Maps Vamos fazer o upload dos jogos de tiles para o servidor do seu website. Use seu software de FTP para fazer o upload. Neste exemplo foi usado o software gratuito FileZilla. Crie no servidor do seu website a pasta “tutorial” dentro da pasta “geomashups” no diretório “www”. Transfira as 4 pastas “AgroclimaSP”, “DHTASP”, “EHTASP” e “GoogleMaps” do seu computador para o seu servidor: www/geomashups/tutorial.
5. Publicar Mapas em Google Maps As 4 pastas foram adicionadas à pasta “tutorial” no servidor. Você pode encerrar o upload e fechar o software de FTP.
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique em “Principal” > “Montar” > “Geomashup”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Vamos criar o nosso geomashup no Google Maps. Na aba “Mapas de Base”, escolhe o mapa do fundo, sobre qual serão sobrepostas os seus geodados. Você pode escolher um mapa de base da Google Maps ou colocar seu próprio mapa de base, por exemplo uma imagem de satélite. Google Map Google Satellite Google Terrain
5. Publicar Mapas em Google Maps Neste tutorial, vamos fazer um geomashup com tilesets, que já foram transferidos para o servidor. Portanto clique no ícone “Add Remote Tilesetor KML” na aba “Camadas Sobrepostas”
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique no ícone “Introduzir Caminho / URL” .
5. Publicar Mapas em Google Maps Aqui precisa-se introduzir o URL do arquivo .tsd do jogo de tiles a ser adicionado ao geomashup. Para saber o URL, abra o seu browser.
5. Publicar Mapas em Google Maps Escreva http://www.seuwebsite.com.br/geomashups/tutorial/EHTASP/ no seu browser e clique no botão “Enter”. Você será levado para a página de seu website, onde se encontra o jogo de tiles “EHTASP”. A seguir, pause o mouse em cima do arquivo “EHTASP.tsd” e clique no botão direito do mouse para abrir o menu lateral. A seguir, clique em “Copiar link” e retorne para a interface de TNTmips.
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique no ícone “Colar URL/Caminho”. O arquivo “EHTASP.tsd” foi adicionado a área de seleção.
5. Publicar Mapas em Google Maps A seguir, clique em “OK”. Aviso! Não adicione todos os tilesets em uma vez ao geomashup. Tem que adicionar cada tileset individualmente.
5. Publicar Mapas em Google Maps “Show Sub-legend in LayerControls” desativado. Observe as 3 diferentes configurações de legenda; aceite a configuração sugerida e clique em “OK”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Repita a ação para adicionar o tileset “DHTASP”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Repita a ação para adicionar o tileset de KML “AgroclimaSP”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Para tilesets de KML, selecione o arquivo .kml e não o arquivo .tsd.
5. Publicar Mapas em Google Maps Ao adicionar o tileset de KML, abre-se uma janela de configurações do arquivo. Aceite as configurações sugeridas. Aqui pode se configurar o tamanho de pontos e ícones. “Agrupamento Ativo” permite agrupar pontos muito próximos um ao outro. “Opções da Janela de Informação” permite definir o dimensionamento do popup. “HighlightLine/PolygonElementsOnMouseover” é disponível apenas para arquivos KML e não para jogos de tiles de KML. Por fim, clique em “OK”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Define a faixa de escala da exibição da camada. Com esta opção, a camada se torna mutuamente exclusivo. Define a porcentagem de transparência do polígono. Modifique os nomes dos geodados e exclua “Google Labels” da lista. O texto aqui aparecerá como o nome da camada na legenda.
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique na aba “Opções” e ajuste os parâmetros conforme sugerido. Digite o texto sugerido. O texto aparecerá como título da página (e da aba) na Internet. O campo só precisa ser preenchido com o URL da pasta básica (em nosso exemplo seria http://latitude23.com.br/geomashups/tutorial), se fizéssemos o geomashup primeiro com um jogo local de tiles em nosso desktop com uma transferência posterior para o servidor. Aplique a chave do API da Google. Esta chave é da Latitude 23; para publicar geomashups na sua página de web, clique no botão “Google API Key” para criar uma chave para sua página de web. Nós transferimos a biblioteca de javascript de Google Maps em um passo anterior. Portanto, digite o URL, que aponta para a pasta da biblioteca.
5. Publicar Mapas em Google Maps Clique na aba “Layout” e escolhe o modelo “Mapa de Página Completa. Outros modelos permitem de acrescentar uma barra (janela) lateral ao geomashup.
5. Publicar Mapas em Google Maps Por fim, clique no ícone “Salvar Geomashup” para salvar o geomashup. Define o nível inicial de zoom. Se for “Default”, o zoom inicial seria de “6” em nosso geomashup. Deixe o “Minimum Zoom” e Maximum Zoom” como “Default”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Navegue até a pasta “Dados Tutorial Publicar Geodados” e entra nela. Aceite o nome sugerido e clique em “OK”.
5. Publicar Mapas em Google Maps Parabéns! Você acabou de criar um geomashup para publicar geodados na internet por meio de Google Maps.Clique em “OK” e encerra o processo de montar um geomashup.
5. Publicar Mapas em Google Maps Vamos fazer o upload do geomashup para o servidor do seu website. Use seu software de FTP para fazer o upload. Neste exemplo foi usado o software gratuito FileZilla. Pasta “www/geomashups/tutorial”. Transfira os 2 arquivos “GeomashupGM.htm” e “GeomashupGM.msh“ do seu computador para o seu servidor: www/geomashups/tutorial.
5. Publicar Mapas em Google Maps Os 2 arquivos foram adicionados à pasta “tutorial” no servidor. Você pode encerrar o upload e fechar o software de FTP.
5. Publicar Mapas em Google Maps Abra o seu browser e digite: http://www.seuwebsite.com.br/geomashups/tutorial/GeomashupGM.htm. Parabéns! Você acabou de publicar o geomashup, que pode ser acessado de qualquer computador ligado à internet.
Soluções em Geoprocessamento Obrigado pelo interesse em nossos tutoriais de geoprocessamento. Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ Distribuidor autorizado da MicroImages