1 / 6

Espiritualidade nas organizações

Espiritualidade nas organizações. Faz-se necessário salientar, antes de iniciarmos, que “espiritualidade e religião não são sinônimos” (Rego; Cunha; Souto, 2007). Trata-se de levar o individuo a realizar seu trabalho com significado para si, a comunidade e as organizações.

Download Presentation

Espiritualidade nas organizações

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Espiritualidade nas organizações Faz-se necessário salientar, antes de iniciarmos, que “espiritualidade e religião não são sinônimos” (Rego; Cunha; Souto, 2007). Trata-se de levar o individuo a realizar seu trabalho com significado para si, a comunidade e as organizações. A misteriosa presença que te faz experimentar a paz e a alegria (Hanh, 2010). Essas necessidades espirituais te facilitam o relacionamento interpessoal (Strack et al., 2002), levando-o a experimentar “um sentido de propósito e de significado no trabalho”; e “experimentar um sentido de conexão com a comunidade de trabalho” (Ashmos e Duchon, 2000). Os seres humanos são seres complexos, compostos de razão, emoção e espírito.

  2. Espiritualidade nas organizações Espiritualidade nas organizações também pode ser mensurada por meio de uma medida, entretanto, a mesma ainda está em processo de validação estatística por Siqueira e Polizzi Fº, com autorização dos autores originais e com base numa pesquisa junto a comunidade acadêmica. A literatura é prolixa, mas a evidência empírica é ainda escassa.

  3. Espiritualidade nas organizações As cinco dimensões foram assim denominadas: 1º) Sentido de comunidade na equipe; 2º) Alinhamento do indivíduo com os valores da organização; 3º) Sentido de préstimo à comunidade; 4º) Alegria no trabalho; e 5º) Oportunidades para a vida interior.

  4. Espiritualidade nas organizações • Está ultrapassada as investigações nas organizações exclusiva à razão dos seres humanos visto que são dotados de emoções e não se desprendem nelas no trabalho (inteligência emocional).

  5. D ú v i d a s ?

  6. Exercício em grupo Apresentar no início da próxima aula um breve relato com a opinião consensual do grupo sobre: 1º) O que o grupo observou que há em comum entre os quatro constructos? 2º) Como os conceitos apresentados poderão ajudá-los a alcançar seus objetivos na carreira profissional nas organizações e a ser bem sucedido na vida pessoal ?

More Related