220 likes | 388 Views
Habacuque – A Soberania Divina sobre as Nações. Lição 7– 02/12/2012. Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 E-mail: sergio.joinville@gmail.com MSN: sergiolenz@hotmail.com.
E N D
Habacuque – A Soberania Divina sobre as Nações Lição 7– 02/12/2012 Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 E-mail: sergio.joinville@gmail.com MSN: sergiolenz@hotmail.com
“Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” (Habacuque 1:13) Texto áureo VERDADE PRÁTICA A fim de cumprir os seus planos Deus age soberanamente na vida de todas as nações da terra.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Habacuque 1:1-6; 2:1-4 1 Advertência revelada ao profeta Habacuque. 2 Até quando, SENHOR, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: “Violência!” sem que tragas salvação? 3 Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. 4 Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida. 5 “Olhem as nações e contemplem-nas, fiquem atônitos e pasmem; pois nos dias de vocês farei algo em que não creriam se lhes fosse contado.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Habacuque 1:1-6; 2:1-4 6 Estou trazendo os babilônicos, nação cruel e impetuosa, que marcha por toda a extensão da terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem. 1 Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o SENHOR me dirá e que resposta terei à minha queixa. 2 Então o SENHOR me respondeu: “Escreva claramente a visão em tábuas, para que se leia facilmente. 3 Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará. 4 “Escreva: O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade.
introdução À semelhança de Jó, o profeta enfrentou honestamente o perturbador problema de por que Deus silencia quando o ímpio engole o homem que é mais justo do que ele. Diante dessa muito repetida pergunta, Habacuque recebeu uma resposta que é eternamente válida: Deus continua sendo soberano e, à Sua maneira e no tempo próprio Ele cuidará do caso dos ímpios. Mas “o justo viverá pela fé” (Hb 2:4).(1) (1)Oxford Annotated Bible
Para compreender o livro é preciso antes localizá-lo no contextohistórico:
586- Cativeiro do Sul OBADIAS (841 a.C.) SOFONIAS (627 a.C.) NAUM (650 a.C.) AGEU (520 a.C.) JOEL (830 a.C.) HABACUQUE (612 a.C.) ZACARIAS (518 a.C.) JONAS (770 a.C.) JEREMIAS 627 - 580 AMÓS 760 a.C. MALAQUIAS 433 a.C. OSÉIAS 760-730 722- Cativeiro do Norte 931 850 800 750 700 650 600 550 500 450 AC 722 539 586 EZEQUIEL 593 - 570 DANIEL 605 - 530 ISAÍAS 760 - 700 a.C. Cativeiro 70 anos MIQUÉIAS 737 - 690 a.C.
I – O LIVRO DE HABACUQUE Contexto histórico: 1 Scroggie e Kirkpatrick concordam que Habacuque profetizou no reinado de Joaquim, porquê: Os caldeusjáestavam na sua plena carreira de conquista. A terrívelreputação deles jáhaviachegado a Jerusalém. A decadência espiritual do Reino do Sul não se adapta ao reino anterior (de Josias) e sim ao de Joaquim, cujoluxoegoístico e atosopressivoscontrastam com a condutareta e administração justa de seu pai (Jr 22:13-17). Fonte: Bíblia de Estudo Explicada S.E.McNair
I – O LIVRO DE HABACUQUE Vida Pessoal: 2 Sobre Habacuque dizem: O pseudo-Epifânioafirma que ele pertencia a tribo de Simeãonascidonum lugar chamadoBaitzocar. Eusébioinforma que havia em Ceila, na Palestina, um túmulo desse profeta. Algunsestudiosospensam que ele era filho da mulhersunamitamencionada em II Re 4:16. Outros que ele seria o “atalaia” de Isaias 21:6. Outros pensam que ele esteve na cova dos leões com Daniel (informaçãovinda do apócrifoBel e o Dragão). Hb 3:19 indica que ele estavaqualificado para participar do cânticolitúrgico do templo e isso o indica como sendo levita. Não possuigenealogia, porémmuitos não a tiveram… Champlin, Russell N. O A T Interpretado vs. por vs. 1.ed.vl.5. Ed Candeia. 2000 p.3611
I – O LIVRO DE HABACUQUE Estrutura e mensagem: 3 Além do que a lição da EBD já nos informa, podemos afirmar que a grande mensagem que o livro de Habacuque nos revela está contida em uma pergunta e uma resposta: HABACUQUE: “O Senhor tem mesmo certeza do que está fazendo?” DEUS: “Confie em mim, espere e verá a recompensa!”
II – HABACUQUE E A SITUAÇÃO DO PAÍS O clamor de Habacuque: 1 Seu clamor revela que ele estava descontente. Ele aprendeu, com a paciência de Deus, ao menos 4 lições: Nem tudo o que acontece está de acordo com os anseios e desejos de Deus. Nada do que acontecepassadespercebido de Deus. Ao final, tudo o que acontece será tratado com justiça. Nada do que acontecedeveria nos desviar da fidelidade. Fonte: Bíblia da Liderança Cristã com notas e artigos de John C. Maxwell.
II – HABACUQUE E A SITUAÇÃO DO PAÍS A descrição do pecado: 2 A falência da justiça e o abuso opressor das autoridades, em todos os tempos, chegaram ao fim da estrada. Não pensem os que detem autoridade em nossos dias que será diferente... O SENHOR continua sendo justo juíz.
II – HABACUQUE E A SITUAÇÃO DO PAÍS O colapso da justiça nacional: 3
III – A RESPOSTA DIVINA O juízo divino é anunciado: 1 Habacuque, contemporâneo de Jeremias, era profeta de dias fatídicos em Judá. Jerusalém via-se cercada por ameaças dos poderosos povos vizinhos. O fim de Judá fora sentenciado quando Habacuque tomou a pena para escrever; e foi talvez para Habacuque que Deus revelou pela primeira vez quão próximo estava o fim.
III – A RESPOSTA DIVINA Os caldeus e a questão ética (1:6) 2 “O poderio caldaico, embriagado com o sangue das nações, será destruído por seu turno; e o povo de Deus ainda encherá a terra”. HALLEY, Henry H. Manual bíblico: um comentário abreviado da Bíblia. 10. ed. São Paulo: Vida Nova, 1991, p. 332.
IV – DEUS RESPONDE PELA SEGUNDA VEZ A espera de Habacuque (2:1) 1
IV – DEUS RESPONDE PELA SEGUNDA VEZ A visão: 2 • Torna-a bem legível sobre tábuas. Tabletes de argila eram usados na Babilônia (cfr. Is 8.1). • Para que a possa ler o que correndo passa. No hebraico é uma expressão idiomática, aqui muito bem traduzida. Mais exatamente poderíamos traduzi-la: "para que possa lê-la imediatamente (quem quer que a veja)". Davidson, F. O Novo Comentário da Bíblia. SP:Ed. Vida Nova,1997.
IV – DEUS RESPONDE PELA SEGUNDA VEZ O justo viverá da fé: 3 “Se todas as dádivas divinas falhassem, ele ainda possuiria o Doador. Ele ainda poderia triunfar em Deus. Na verdade, o divino Salvador e Amigo é mais evidente quando os campos e as fazendas estão vazios.”