1 / 20

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. CONHECIMENTO E CIÊNCIA Por Emerson F. Jaguaribe. NOTAS DA 1 a VERIFICAÇÃO. NOTAS DA 1 a VERIFICAÇÃO. NOTAS DA 1 a VERIFICAÇÃO. NOTAS DA 1 a VERIFICAÇÃO. NOTAS DA 1 a VERIFICAÇÃO. LEIS CIENTÍFICAS.

kizzy
Download Presentation

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO CONHECIMENTO E CIÊNCIA Por Emerson F. Jaguaribe

  2. NOTAS DA 1a VERIFICAÇÃO

  3. NOTAS DA 1a VERIFICAÇÃO

  4. NOTAS DA 1a VERIFICAÇÃO

  5. NOTAS DA 1a VERIFICAÇÃO

  6. NOTAS DA 1a VERIFICAÇÃO

  7. LEIS CIENTÍFICAS Experiência: resultado de fatos vivenciados; tentativa; ensaio; prática; conhecimento transmitido por ensaios práticos. Muitas leis científicas são criadas a partir da observação fenomenológica: a segunda lei de Newton; a lei de Fourier da Condução de Calor; a lei de Newton da viscosidade, etc. Leis empíricas: aquelasobtidas a partir de experimentos Semi-empíricas: Modelos teóricos são complementados com a prática experimental.

  8. LÓGICA Lógica: do grego logos = palavra = pensamento = ideia = argumento = Base para a ciência de natureza matemática e/ou filosófica. O pensamento é a manifestação do conhecimentousadonaarquitetura de respostas, formulação de conceitos, tramas, etc. Ideia é uma representação, ou imagem mental de algo abstrato, ou concreto. Argumento é um raciocínio, um indício, uma evidência, ou uma prova, que é usado, em uma demonstração, contestação, ou discussão. É, emgeral, instrumento de umadedução.

  9. LÓGICA A gripe foi o argumento usado para justificar a ausência dele na reunião. Filosofia – Do grego philosophia = amor pela sabedoria. Estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente, à religião, etc. Conjunto de estudos limitados a uma determinada área de conhecimento, e que usa um número reduzido de princípios básicos. Exs.: Filosofia da natureza; Filosofia social; Filosofia da matemática, etc.

  10. LÓGICA Lógica é o ramodafilosofiaquecuida das regras do bempensar. Trata dos argumentos e das conclusões. O aprendizadodalógicanão se constituiemuma meta final. É a base daargumentação: chega-se à conclusãoatravés de evidência(s) quepermite(m) formalizarumadedução. Ela é uma jovem professora! A nota de João foi 4,0, enquanto a de seu irmão foi 50 % mais elevada.

  11. LÓGICA Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) filósofogrego, discípulo de Platão(428/427 – 348/347 a.C. ) e professor de Alexandre o Grande. Foi o principal responsávelpelaestruturação formal do estudodalógicaclássica. Segundo ele, hádoistipos de lógica: a Formal, ouSimbólica e a Material. Sistemalógico: formadopor um conjunto de axiomas e regras de inferênciascapazes de fundamentar o raciocínio.

  12. LÓGICA Axioma: premissaadmitidacomoverdadeira. Premissa: fatoouideiapreliminarque serve de fundamentaçãopara a conclusão. Pedro prometeraaofilhoumabicicleta, casoele fosse aprovado. No final do ano o filho de Pedro foicontemplado com umabicicleta. A Lógica Formal preocupa-se com a estrutura do raciocínio; lida com conceitos restritos à lógica e os meios de compor provas; Contrapondo-se a esta lógica, existe a Lógica Material, que depende das consequências da realidade observada.

  13. LÓGICA A Lógica Material busca estabelecer a correspondência verdadeira entre o nosso pensamento e o fato real. A verdadelógica surge quandoexiste a correspondência entre o nossopensamento e a realidade. Levando-se emconta a forma, o raciocíniopode ser correto, ouincorreto. Do ponto de vista dalogica material, a conclusãopode ser verdadeira, oufalsa. Seja examinar o seguinte exemplo:

  14. LÓGICA p1: Todo atleta é homem. p2: FabianaMurerganhouumamedalhaolimpica, de ouro. p3: FabianaMurer é homem. Raciocínio: formalmentecorreto, pois, a conclusãofoiprocessadalogicamente. Do ponto de vista darealidade (material) a conclusão é falsa, umavezqueFabiana é umamulher. Este fatoleva, ainda, a se concluirque a proposiçãop1 é falsa.

  15. LÓGICA Muitosfilósofos, foram antes de tudopensadores. Réné Descartes 31/03/1596 a 11/02/1650 foi um deles, além de físico e matemático francês, com muitas frases célebres: “Se penso logo existo”. “Nunca devemos nos deixar persuadir senão por evidência da razão”.

  16. A LÓGICA MATEMÁTICA LógicaMatemática – Disciplinarelacionada com a Lógica e com a Matemática. Consiste no estudomatemáticodalógicaparaaplicaçãoemoutrasáreasdamatemática. Inclui a lógica clássica Aristotélica, com notação mais moderna advinda da álgebra. Háquemmencionequepraticamente nada foiadicionadoaosconceitosdaLógicaAristotélica (Immanuel Kant 1724 – 1804, filósofoalemão).

  17. A LÓGICA ARISTOTÉLICA No século XX imputaram à LógicaAristotélica a condição de limitada - GottlobFrege (1848-1925) e Bertrand Russel (1872-1970). Recentespublicaçõesvoltam a restituir a suaimportância. O entendimento de uma Proposição ser verdadeira ou falsa, forma a base da teoria. Existem, ainda, outros elementos como: Termo – parte da proposição que não pode ser verdadeiro, ou falso;

  18. A LÓGICA ARISTOTÉLICA Silogismo (conexão de ideias, raciocínio): dedução formal, talque a partir de, pelomenosduasproposições, (premissas de um silogismo), delas, porinferência, pode-se deduzirumaoutra, denominada de conclusão. Hásentençasquenãopodem ser verdadeirasoufalsas: Desejo-lhe boa sorte. (Trata-se apenas de um desejopessoal.). A expressão: Todo homem é mortal. Sim. Já vimos que afirmações semelhantes a esta última são chamadas de proposição.

  19. A LÓGICA ARISTOTÉLICA No silogismo são utilizados: o termo maior (predicado da conclusão) e o menor (objeto da conclusão), ambos sendo premissas. Ex.: Todo brasileiro (sujeito) é humano. Todo humano é mortal (predicado). Logo (compondo-se o silogismo): Todo brasileiroé mortal (objeto da conclusão). A lei zero da Termodinâmica usa tal raciocínio. Se dois corpos estão em equilíbrio térmico com um terceiro, todos estão em equilíbrio térmico entre si.

  20. A LÓGICA ARISTOTÉLICA A Lei Zero da Termodinâmica permite definir uma escala de temperatura como a Celsius, ou Fahrenheit. 7o Dia: 28/06/2013

More Related