1 / 15

Indução Magnética

Indução Magnética. Fluxo Magnético através de uma espira Indução Magnética em circuitos fechados Lei de Lenz. Fluxo Magnético Através de uma Espira. Fluxo Magnético Através de uma Espira. Φ é o fluxo magnético através da espira B é o módulo do vetor campo magnético A é a área da espira

kobe
Download Presentation

Indução Magnética

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Indução Magnética Fluxo Magnético através de uma espira Indução Magnética em circuitos fechados Lei de Lenz

  2. Fluxo Magnético Através de uma Espira

  3. Fluxo Magnético Através de uma Espira • Φ é o fluxo magnético através da espira • B é o módulo do vetor campo magnético • A é a área da espira • θ é o ângulo entre o vetor campo magnético (B) e o vetor normal á espira (n)

  4. Fluxo Magnético Caso Particular (θ=90º)

  5. Fluxo Magnético Caso Particular (θ=0º)

  6. Fluxo Magnético Unidades de Medida

  7. Indução Magnética em Circuitos Fechados Se um circuito fechado é submetido a uma variação de fluxo magnético, haverá nele uma corrente elétrica induzida, cujo sentido e intensidade depende dessa variação do fluxo magnético. Portanto:

  8. Lei de Lenz “Os efeitos da força eletromotriz induzida tendem a se opor às causas que lhe deram origem (princípio da ação e reação).” “O sentido da corrente elétrica induzida é tal que se opõe á variação de fluxo que a produziu”

  9. Interpretando a Lei de Lenz O movimento da espira provoca uma variação do fluxo magnético no seu interior o que produz a corrente induzida, que, por sua vez, atuará no sentido de se opor ao movimento.

  10. S S N N Resumindo a Lei de Lenz

  11. N N S S Resumindo a Lei de Lenz

  12. Resumindo a Lei de Lenz Portanto: se aproximarmos ou afastarmos a espira, o movimento será sempre freado pela ação da corrente induzida.

  13. Por que isso ocorre? Isso ocorre para que o princípio da conservação de energia seja satisfeito. Caso fosse diferente, quando empurrássemos o pólo norte em direção à espira e aparecesse um pólo sul em sua face, bastaria um leve empurrão e pronto, teríamos um movimento perpétuo. O ímã seria acelerado em direção à espira, ganhando energia cinética e ao mesmo tempo surgiria energia térmica na espira.Ou seja, estaríamos obtendo alguma coisa em troca de nada. A natureza não funciona desse jeito.

  14. Continuando... Então sempre experimentamos uma força de resistência ao mover o ímã, isto é, teremos de trabalhar. Quanto maior a velocidade, maior será a corrente induzida e, conseqüentemente maior a taxa de calor dissipada na bobina. O trabalho será exatamente igual à energia térmica que aparece na bobina.

  15. Força Eletromotriz Induzida • ε é a força eletromotriz induzida • IΔΦI é a variação fluxo magnético • Δt é o intervalo de tempo

More Related