250 likes | 518 Views
Feriados Nacionais. Trabalho elaborado por: Luís Aniceto. 1 de Janeiro Ano Novo. Passagem de ano, início do ano novo. Este feriado celebra a Cerimónia de Santa Maria, mãe de Jesus, sendo a primeira grande festa dos cristãos. 3.ª F. (feriado móvel) Carnaval.
E N D
Feriados Nacionais Trabalho elaborado por: Luís Aniceto
1 de Janeiro Ano Novo Passagem de ano, início do ano novo. Este feriado celebra a Cerimónia de Santa Maria, mãe de Jesus, sendo a primeira grande festa dos cristãos.
3.ª F. (feriado móvel) Carnaval A data tem origem na tradição pagã de celebrar o final do inverno e foi depois adaptado pela Igreja Católica marcando agora o período de 40 dias antes da Semana Santa (Quaresma) ou 47 dias antes da Páscoa, sendo conhecido também por Entrudo.
6.ª F. (Feriado móvel) Sexta Feira Santa É a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram a crucificação de Jesus. A Sexta-feira Santa é um feriado que da referência para outras datas. É calculado como a 1ª Sexta-feira de primavera no hemisfério norte, entre 22 de Março e 25 de Abril.
Domingo (Feriado móvel) Pascoa Domingo após a primeira lua cheia que se verifica depois do dia 21 de Março. Esta data e sempre entre 22 de Março e 25 de Abril. As tradições da Páscoa variam entre as diversas regiões do país, desde o Pão-de-Ló ao Folar.
25 de Abril Dia da Liberdade Revolução dos Cravos é o golpe de Estado que derrubou as forças do governo. É consensual ter trazido essa revolução, conduzida por jovens. Denomina-se "Dia da Liberdade" o feriado nacional instituído para comemorar a revolução do dia 25 de Abril de 1974
1 de Maio Dia do Trabalhador Só a partir de Maio de 1974 é que se voltou a comemorar livremente o 1º de Maio e este passou a ser feriado. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, com manifestações, comícios e festas.
5.ª F. (Feriado móvel) Corpo de Deus Quinta-feira da 2.ª semana após o Pentecostes (60 dias após a Páscoa). É uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
10 de Junho Dia de Portugal Oficialmente Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A data do falecimento de Luís Vaz de Camões, em 1580 é utilizada para relembrar não só os feitos passados como os milhões de Portugueses que vivem fora do seu país natal.
15 de Agosto Assunção de Maria É a cerimónia da Igreja Católica referente à ascensão de Maria em corpo e alma à eternidade, para junto de Deus, de forma definitiva.
5 de Outubro Implantação da Republica A Proclamação da República Portuguesa foi o resultado do Golpe de Estado do Partido Republicano. Conhecido como Revolução de 5 de Outubro de 1910 que naquela data pôs termo à monarquia constitucional em Portugal.
1 de Novembro Dia de todos os Santos Tradicionalmente é utilizado para recordar os falecidos. O Dia dos Fiéis Defuntos é a 2 de Novembro mas por questões de ordem prática passou-se a usar o 1 de Novembro para visitar os falecidos.
1 de Dezembro Restauração da Independência A Restauração da Independência é o nome dado à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina. É comemorado anualmente em Portugal.
8 de Dezembro Imaculada Conceição Comemora-se o dia da Padroeira do Reino de Portugal, Padroeira essa desde 1646.
25 de Dezembro Natal A noite de 24 para 25, conhecida como Consoada, é uma reunião familiar, com um jantar que varia de região para região, embora o bacalhau com batatas se seja cada vez mais popular. No final da refeição, é servido o Bolo Rei. Após a meia-noite trocam-se presentes.
Feriados Nacionais Trabalho elaborado por: Luís Aniceto