320 likes | 850 Views
“Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; Instrui-vos, eis o segundo.” O Espírito da Verdade (ESE – VI,5). Doutrinar e Transformar.
E N D
“Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; Instrui-vos, eis o segundo.” O Espírito da Verdade (ESE – VI,5)
Doutrinar e Transformar Reunião de 19 de janeiro de 1956.Encerrando-nos as tarefas, o nosso abnegado benfeitor Emmanuel controlou as faculdades do médium e falou-nos com a sinceridade e clareza que lhe são peculiares.
Doutrinar e Transformar Meus amigos:Em verdade, é preciso doutrinar para esclarecer.Mas é imprescindível, igualmente, transformar para redimir.Doutrinação que melhore.Transformação que recupere.
Teoria e Prática A teoria prepara. A prática realiza.
Ensinar e Fazer Ensinando, induzimos. Fazendo, demonstramos.
Instruir e Edificar Quem instrui, acende luz. Quem edifica, é a própria luz em si.
Cérebro e Coração Para doutrinar com segurança, é necessário atender à sabedoriaatravés do cérebro. Para transformar com êxito, é indispensável obedecer ao amor, porintermédio do coração.
O coração, à maneira do pêndulo, marca as pulsações da vida; entretanto, o cérebro, simbolizando o mostrador, estabelece as indicações. No trabalho em que se conjugam, um não vai sem o outro. Do livro Seara dos Médiuns
Contou Chico Xavier, que uma freira polonesa em 1931 teve uma visão do Senhor. E o Papa pediu a ela que descrevesse para um pintor a visão que tivera. Assim a virtuosa religiosa narrou para o artista a visita de Jesus. O quadro do Senhor (ao lado) é um retrato falado. Disse o querido médium de Emmanuel que a luz de Jesus partida do coração e não da cabeça é uma rica mensagem para a humanidade – é o sentimento acima do intelecto. E que o Senhor está descalço, avisando-nos de que Ele está sempre na Terra amparando o homem. Esta é a história deste belíssimo quadro de Jesus, hoje intensamente divulgado.
A estratégia do Cristo na divulgação do seu Evangelho “Levi perguntou: — Senhor, que material mobilizaremos para ensinar em nome do Pai Sábio e Misericordioso?!... O Mestre meditou longamente e falou: — Usaremos a palavra, quando necessário, sabendo porém que o verbo degradado estabelece o domínio das perturbações e das trevas... “ (Boa Nova – Humberto de Campos / FCX)
“... O material precioso da Boa-Nova reside em nós mesmos.” (Boa Nova – Humberto de Campos/ FCX) “... O Divino Mestre selara com exemplos as palavras de suas lições imorredouras.” (A Caminho da Luz – Emmanuel / FCX) “A escritura divina do Evangelho é o próprio coração do discípulo.” (Luz Acima – Humberto de Campos / FCX)
“A Bíblia, desse modo, é o divino encontro dos filhos da Terra com o seu Pai. Suas imagens são profundas e sagradas. De suas palavras, nenhuma só se perderá.” Emmanuel Coletânea do Além Espíritos Diversas / FCX
Ensinamento e Lição viva Não basta, pois, o ensinamento. Imperioso sejamos nós mesmos a lição viva.
Pensamento e Sentimento Pensamento que observe e ilumine. Sentimento que compreenda e ajude sempre.
Palavra e Ação Não nos limitemos, desse modo, aos méritos da palavra. Procuremos, com o mesmo fervor, as vantagens da ação.
"...é preciso ouvir com serenidade para falar com proveito". Do livro Segue-me – Emmanuel e Chico Xavier
Cultura e Trabalho Cultura que aperfeiçoe. Trabalho que santifique.
Veneráveis instrutores HermesFilho de Zeus e mensageiro dos mortais, era também protetor dos rebanhos e do gado, dos ladrões, era guardião dos viajantes e protetor dos oradores e escritores. Confúcio foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental. Zoroastro, foi um profeta nascido na Pérsia, atual Irã. Reformou o sistema filosófico e religioso como o Masdeísmo ou Zoroastrismo. Sistema esse, no qual existem duas forças em luta no universo, o Bem e o Mal.
Veneráveis instrutores Sócrates foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. Sidarta Gautama, popularmente dito e escrito simplesmente Buda, foi um ex-príncipe da região nordeste da Ásia Meridional que tornou-se professor espiritual e fundou o Budismo. Hermes, Zoroastro, Confúcio, Sidarta e Sócrates foram grandes e veneráveis instrutores que nos revelaram a senda.
Jesus-Cristo Jesus-Cristo, porém, associando lição e exemplo, é o Mestre Amorosoe Sábio que nos ensina a percorrê-la.
Estudo: Cezar Carneiro, na Casa Espírita “Adelino de Carvalho”, comemorando os 50 anos da Casa, em 11 de agosto de 2011 – Uberaba (MG). Música: Beethoven - Sinfonia n.º 9, 4.º mov Imagens e Música extraídas da Internet.