1 / 22

“Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; Instrui-vos, eis o segundo.”

“Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; Instrui-vos, eis o segundo.” O Espírito da Verdade (ESE – VI,5). Doutrinar e Transformar.

kostya
Download Presentation

“Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; Instrui-vos, eis o segundo.”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; Instrui-vos, eis o segundo.” O Espírito da Verdade (ESE – VI,5)

  2. Doutrinar e Transformar Reunião de 19 de janeiro de 1956.Encerrando-nos as tarefas, o nosso abnegado benfeitor Emmanuel controlou as faculdades do médium e falou-nos com a sinceridade e clareza que lhe são peculiares.

  3. Doutrinar e Transformar Meus amigos:Em verdade, é preciso doutrinar para esclarecer.Mas é imprescindível, igualmente, transformar para redimir.Doutrinação que melhore.Transformação que recupere.

  4. Teoria e Prática A teoria prepara. A prática realiza.

  5. Ensinar e Fazer Ensinando, induzimos. Fazendo, demonstramos.

  6. Instruir e Edificar Quem instrui, acende luz. Quem edifica, é a própria luz em si.

  7. Cérebro e Coração Para doutrinar com segurança, é necessário atender à sabedoriaatravés do cérebro. Para transformar com êxito, é indispensável obedecer ao amor, porintermédio do coração.

  8. O coração, à maneira do pêndulo, marca as pulsações da vida; entretanto, o cérebro, simbolizando o mostrador, estabelece as indicações. No trabalho em que se conjugam, um não vai sem o outro. Do livro Seara dos Médiuns

  9. Contou Chico Xavier, que uma freira polonesa em 1931 teve uma visão do Senhor. E o Papa pediu a ela que descrevesse para um pintor a visão que tivera. Assim a virtuosa religiosa narrou para o artista a visita de Jesus. O quadro do Senhor (ao lado) é um retrato falado. Disse o querido médium de Emmanuel que a luz de Jesus partida do coração e não da cabeça é uma rica mensagem para a humanidade – é o sentimento acima do intelecto. E que o Senhor está descalço, avisando-nos de que Ele está sempre na Terra amparando o homem. Esta é a história deste belíssimo quadro de Jesus, hoje intensamente divulgado.

  10. A estratégia do Cristo na divulgação do seu Evangelho “Levi perguntou: — Senhor, que material mobilizaremos para ensinar em nome do Pai Sábio e Misericordioso?!... O Mestre meditou longamente e falou: — Usaremos a palavra, quando necessário, sabendo porém que o verbo degradado estabelece o domínio das perturbações e das trevas... “ (Boa Nova – Humberto de Campos / FCX)

  11. “... O material precioso da Boa-Nova reside em nós mesmos.” (Boa Nova – Humberto de Campos/ FCX) “... O Divino Mestre selara com exemplos as palavras de suas lições imorredouras.” (A Caminho da Luz – Emmanuel / FCX) “A escritura divina do Evangelho é o próprio coração do discípulo.” (Luz Acima – Humberto de Campos / FCX)

  12. “A Bíblia, desse modo, é o divino encontro dos filhos da Terra com o seu Pai. Suas imagens são profundas e sagradas. De suas palavras, nenhuma só se perderá.” Emmanuel Coletânea do Além Espíritos Diversas / FCX

  13. Ensinamento e Lição viva Não basta, pois, o ensinamento. Imperioso sejamos nós mesmos a lição viva.

  14. Pensamento e Sentimento Pensamento que observe e ilumine. Sentimento que compreenda e ajude sempre.

  15. Palavra e Ação Não nos limitemos, desse modo, aos méritos da palavra. Procuremos, com o mesmo fervor, as vantagens da ação.

  16. "...é preciso ouvir com serenidade para falar com proveito". Do livro Segue-me – Emmanuel e Chico Xavier

  17. Cultura e Trabalho Cultura que aperfeiçoe. Trabalho que santifique.

  18. Veneráveis instrutores HermesFilho de Zeus e mensageiro dos mortais, era também protetor dos rebanhos e do gado, dos ladrões, era guardião dos viajantes e protetor dos oradores e escritores. Confúcio foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental. Zoroastro, foi um profeta nascido na Pérsia, atual Irã. Reformou o sistema filosófico e religioso como o Masdeísmo ou Zoroastrismo. Sistema esse, no qual existem duas forças em luta no universo, o Bem e o Mal.

  19. Veneráveis instrutores Sócrates foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. Sidarta Gautama, popularmente dito e escrito simplesmente Buda, foi um ex-príncipe da região nordeste da Ásia Meridional que tornou-se professor espiritual e fundou o Budismo. Hermes, Zoroastro, Confúcio, Sidarta e Sócrates foram grandes e veneráveis instrutores que nos revelaram a senda.

  20. Jesus-Cristo Jesus-Cristo, porém, associando lição e exemplo, é o Mestre Amorosoe Sábio que nos ensina a percorrê-la.

  21. Estudo: Cezar Carneiro, na Casa Espírita “Adelino de Carvalho”, comemorando os 50 anos da Casa, em 11 de agosto de 2011 – Uberaba (MG). Música: Beethoven - Sinfonia n.º 9, 4.º mov Imagens e Música extraídas da Internet.

More Related