400 likes | 643 Views
NOMES. PRO. PRO NOMES. AMPLIANDO O CONCEITO. Enquanto os nomes possuem relação direta com os seres do mundo exterior, os pronomes têm um papel decisivo no interior da própria língua.
E N D
NOMES PRO PRONOMES
AMPLIANDO O CONCEITO Enquanto os nomes possuem relação direta com os seres do mundo exterior, os pronomes têm um papel decisivo no interior da própria língua
São eles que substituem, acompanham e retomam os nomes, expressam formas sociais de tratar o interlocutor e marcam posição em relação às pessoas do discurso.
SUBSTITUEM OS NOMES Carolina e Miguel viajaram muitas vezes. Os seus pais faziam questão de dar a Carolina e a Miguel muitos conhecimentosquedeveriam servir a Carolina e a Miguel como orientação para a vida.
PRONOMES SUBSTANTIVOS Carolina e Miguel viajaram muitas vezes. Os seus pais faziam questão de dar-lhes muitos conhecimentos, quedeveriam servir-lhes como orientação para a vida.
ACOMPANHAM OS NOMES Os nossos alunos renegam qualquer atividade que atrapalhe a realização de seus projetos de vida.
RETOMAM OS NOMES Os conhecimentos alicerçarão o nosso saber. Recebemos estes conhecimentos na escola. Os conhecimentos que recebemos na escola são os que alicerçarão o nosso saber
Os pronomes também são fundamentais para que um texto não seja um punhado de frases soltas, contribuindo para estabelecer coerência e coesão entre elas
PRONOMES RELATIVOS Pague o que me deve. Esta é a cidade em que moro. A pessoa de quem falo é aquela. A casa onde moro é muito antiga.
Tenho tudo quanto quero. O noticiário a que assistimos foi interessante. O empresário para o qual trabalhamos reconhece nosso valor.
Pronomes interrogativos Que decisão ela tomou agora? Desejo saber quem leu o artigo sobre drogas. Diga-me quais vôos estão atrasados. Quantas ligações telefônicas você fez?
PRONOMES INTERROGATIVOS Qual é a pessoa cujo nome você esconde? Onde você vai ou aonde você vai? Onde ele mora ou aonde ele mora?
AONDE você vai? Verbo de movimento ONDE ele mora? Verbo estático
Expressam formas sociais de tratar o interlocutor PRONOMES DE TRATAMENTO
Vossa Excelênciacontinua na campanha pela reeleição? Sua Excelência, o presidente da república, continua na campanha pela reeleição. Vossa Santidadeconhece a força de sua oração? Sua Santidadecelebrou missa na praça do Vaticano.
Marcam posição em relação à pessoa do discurso PRONOMES DEMONSTRATIVOS
Esse caderno que está perto de você é diferente deste que está comigo e igual àquele de João. Este ano será diferente do ano passado. Aqueles dias de romantismo estão esquecidos. O Brasil viveu o impeachement de Collor. Esse acontecimento afetou nossa economia.
Pronomes indefinidos Referem-se à terceira pessoa do discurso, designando-a de modo vago, impreciso. Algo o incomodava. Certas pessoas não são confiáveis Toda criança faz estripulias. Comi o bolo todo.
Pronomes substantivos ou pronomes adjetivos? Meu chefe pediu permissão para eu entrevistar o escritor. Qualquer mudança de horário nos diz respeito,
Meu(chefe) e qualquer(mudança) acompanham um substantivo, portanto pronomes adjetivos. Eu (Anya) e nos (Anya e Ayna) substituem um nome de pessoa ou pessoas, portanto pronomes substantivos.
Adjetivo ou pronome indefinido? Certas cidades não oferecem segurança. Não sabemos quais as cidades certas para morarmos. Qualquer mudança de horário nos atrapalha. Um acompanhante qualquer não me serviria.
Pronome indefinido Adjetivo Pronome indefinido Adjetivo
Indica a posição de um ser no espaço e no tempo, tendo como referência as pessoas do discurso.
EU TU A pessoa que fala A pessoa com quem se fala ELE A pessoa de quem se fala
SITUAÇÃO NO ESPAÇO proximidade da pessoa que fala Este - estes Esta - estas Isto
EU Este Relatório ficou bem objetivo
proximidade da pessoa com quem se fala Esse - esses Essa - essas Isso
proximidade da pessoa de quem se fala Aquele - aqueles Aquela - aquelas Aquilo
Itaparica coisa POUCO distante Essa ilha... coisa muito distante Índia Aquele país...
Coisa próxima Gosto de viver nesta cidade. Esta cidade encanta o turista.
Em relação ao tempoEste(s), esta(s) e isto indicam o tempo presente em relação à pessoa que fala: Eu (Anya) vou dedicar esta sexta-feira à Audicont.
Esse(s), essa(s) e isso indicam o tempo passado ou futuro, mas relativamente próximo à época em que se situa a pessoa que fala: Dedicarei esse sábado ao treinamento da Audicont. Essa quinta-feira foi dedicada aos alunos do curso Oficina.
Aquele(s), aquela(s) e aquilo indicam um afastamento no tempo, referido de modo vago ou como tempo remoto: Vivi aqueles dias da ditadura sonhando com um país mais livre.
No próprio texto, em relação ao falado ou escrito ou ao que se vai falar ou escrever. Este(s), esta(s) e istosão empregados quando se quer fazer referência a alguma coisa sobre a qual ainda se vai falar: São estes os assuntos da reunião: informes gerais, férias, livro de ponto,treinamento.
Esse(s), essa(s) e issosão empregados quando se quer fazer referência a alguma coisa sobre a qual já se falou: Sua participação nos treinamentos de linguagem, isso é o que mais desejamos agora.
Este e aquele são empregados quando se faz referência a termos já mencionados, aquele para o referido em primeiro lugar e este para o referido por último: • Pedro e Paulo são funcionários que se destacam na empresa: este pela rapidez com que resolve os problemas; aquele pela criatividade em produção de textos.