110 likes | 348 Views
Os Nomes. Tudo o que sempre quiseste saber sobre esta classe de palavras e te esqueces de… estudar . L.Port. – 7º ano. Para começar… um poema.
E N D
Os Nomes Tudo o que sempre quiseste saber sobre esta classe de palavras e te esqueces de… estudar L.Port. – 7º ano
Para começar… um poema Eu sou o Próprioe tenho um nomeque só eu tenhoTenho um bilhetecom a idadee a profissãoTenho um cartãoque diz JoãoSou nome Próprioe sou irmãodum tal Comum igual a tantosmais ummais umque é rabinoe bom rapazquase capazde apresentarsem altivezpois somos trêso outro irmãoque é muito activoe solidárioser Colectivonunca está sóabraça o mundodeseja tudopercorre o sonhosabe cantare sendo umé muita genteno singular. José Alberto Marques, A Gramática a Rimar
Um nome admite quase sempre ser acompanhado de um artigo definido. Mesmo que o artigo não esteja presente, experimentamos colocá-lo antes da palavra. Se ela o permitir é porque pertence à classe do nome!
Nomes são palavras que utilizamos para designar pessoas, animais, coisas, ideias, sentimentos, qualidades.A classe do nome tem as seguintes subclasses: Colectivos Concretos Comuns Próprios Abstractos
NOME COMUM – designa qualquer ser ou objecto da mesma espécie: rapaz, gato, mesa.NOME PRÓPRIO – designa pessoas, animais, objectos, individualizando-os. Os nomes próprios escrevem-se com letra maiúscula: José, Braga, Cávado.NOME COLECTIVO – designa um conjunto de seres ou objectos da mesma espécie: alcateia (conjunto de lobos).
NOME CONCRETO / ABSTRACTO - designa realidades concretas, objectos físicos, observáveis directamente, podendo ser localizados no tempo e no espaço / não podem ser observados directamente, são não animados; muitos são não contáveis ; Ex. Aquela casa é branca. /A esperança é a última a morrer.
Os nomes podem variar em género, número e grau.GÉNERO – masculino e feminino. Em regra os nomes masculinos terminam em –o e os femininos terminam em –a. Existem palavras que formam o feminino com uma palavra diferente (homem / mulher). Há outras palavras que formam o feminino ou o masculino juntando a palavra macho ou fêmea (cobra macho / cobra fêmea). Também se pode formar o masculino ou o feminino através do uso de um determinante ( o colega / a colega).
NÚMERO – singular e plural. A regra geral de formação do plural é acrescentando –s.GRAU - normal, aumentativo e diminutivo. O aumentativo exprime um significado exagerado do nome. O diminutivo exprime exactamente o contrário. Ex: cão, cãozinho, canzarrão. Para exercitares: clica aqui , aqui e aqui também.