120 likes | 205 Views
O Perfil da “nova” Secretária. Profª Denize Rachel Veiga. Setembro 2005. As mudanças na profissão... De executora a assessora. Ser executiva passou a ser uma função implícita do cargo de secretária. Reciclagem Contínua.
E N D
O Perfil da “nova” Secretária Profª Denize Rachel Veiga Setembro 2005
As mudanças na profissão... De executora a assessora. Ser executiva passou a ser uma função implícita do cargo de secretária. Reciclagem Contínua
A “moça elegante” e apenas executora de ordens cedeu lugar a uma profissional executiva que sabe a importância do seu cargo dentro da organização.
Estar comprometida com o resultado do trabalho e com a missão da organização. Estar inteirada dos acontecimentos mundiais e das mudanças internas e externas da organização. Manter comportamento ético, independentemente das informações e situações. Estabelecer relacionamentos alicerçados em confiança e respeito, desenvolvendo junto aos chefes, clientes, colegas e fornecedores uma relação de transparência.
Conhecer profundamente a sua área de trabalho e ter uma visão global de toda a organização. Estar voltada para a inovação, sugerir e aceitar novas idéias. Desenvolver as competências técnicas (idiomas, Internet, informática, redação própria e etc.). Manter o bom humor. Planejar a sua carreira profissional a longo prazo.
Saber administrar o tempo. Ser auto crítica para avaliar suas potencialidades e imperfeições. Ter habilidade para trabalhar em equipe. Ser entusiasta, ou seja, vibrar com aquilo que realiza, ter orgulho do seu trabalho, amar a sua profissão e comemorar as pequenas vitórias. Ter capacidade de aprender continuamente.
Ter capacidade de liderança. Ser discreta e educada. Ser oportunista – perceber as oportunidades e aproveitar. Ser flexível. Ser pontual. Ter disponibilidade de horário e saber conciliar vida profissional e pessoal. Ser empreendedora, ou seja, identificar oportunidades.
Ser polivalente – executar diversas etapas de uma mesma tarefa. Manter um relacionamento amistoso com todos os colegas da empresa e ter discernimento para saber o que “dizer” e o que “não dizer”. Ser leal à empresa e não somente ao seu chefe. Ser persuasiva – ser capaz de convencer os outros, para proveito da empresa.
Ter inteligência emocional para saber lidar com as emoções e as pessoas no dia-a-dia. Saber tomar decisões – não basta somente obedecer e acatar ordens é necessário participar e saber decidir. Saber se comunicar. Ter capacidade para assessorar vários chefes.
O sucesso profissional da secretária depende da interação de três elementos: conhecimento, habilidades e competência, mas é essencial ter paixão pelo que faz.
Parabéns! Profissional de Secretariadopelo o seu dia. Profª Denize Rachel Veiga drveiga@globo.com 9343-3655