130 likes | 222 Views
FATEC – FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAPETININGA FRANQUIAS COOPERATIVAS.
E N D
FATEC – FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAPETININGA FRANQUIAS COOPERATIVAS
Franquiaé o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado. • Com direitos do uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício. FRANQUIAS
LEI - FRANQUIAS • As franquias envolvem a concessão e transferência de: - marca- tecnologia- consultoria operacional- produtos ou serviços • No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14/02/1994.
FRANCHISING • Franchising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. • É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.
O FRAQUIADOR • O Franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia, do negócio ao Franqueado que é uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquia. • O Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do Franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos por ele.
A essência do Franchising está na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito, medidos por taxas de sucesso das franquias nos mais diversos ramos de atividade. FRANCHISING
COOPERATIVAS • COOPERATIVA é uma associação de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, através de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida.
VALORES COOPERATIVOS • As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda e responsabilidade próprias, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. • Na tradição dos seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelos outros.
PRINCIPIOS COOPERATIVOS • Os princípios cooperativos são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam à prática os seus valores.
Para que as empresas realizem inovações é necessário que elas, tomem consciência da importância de inovar no cenário competitivo vigente. Não há como se tornar empresa inovadora sem dar importância a concorrência.
EMPRESAS INOVADORAS • Vostu passaram a ser a primeira companhia brasileira a incorporar o radio a seu gaming-social. • Apontador+, uma função que permite que os negócios criem páginas no site para ver como os usuários da Apontador (mais de 12 milhões por mês) interagem com sua marca. PetrobrasPara escorar inovação no Golfo do México, pós Deepwater Horizon. A Petrobrás recebeu depois de longa espera a aprovação regular da primeira instalação flutuante de poços de petróleo e produção de gás natural e armazenamento no golfo, levando-a a uma posição de liderança de outras companhias de energia em direção ao que é considerado um novo e seguromodo de explorar recursos naturais.
EMPRESAS INOVADORAS Embraer • Novas empreitadas pela defesa e segurança darão certo na quarta maior manufaturadora de aviões do mundo. • A Embraer está flertando com a idéia de construir no Brasil o primeiro satélite geoestacionário: um lance que impulsionará a capacidade de comunicação no país, transmissão de imagens à distância e previsão do tempo.
EMPRESAS INOVADORAS Bug Agentes Biológicos • Pela criação de uma alternativa natural aos pesticidas agrícolas nocivos. As vespas produzidas em massa pela Bug estão eliminando larvas e outros insetos antes até de que elas ameacem as plantações de cana-de-açúcar e soja do Brasil, duas das maiores produções agrícolas do país. Ao soltar as vespas em plantações de soja, a companhia está substituindo pesticidas. Além de extinguir com as pragas, a Bug também tem um objetivo financeiro em mente: o mercado brasileiro de pesticidas de 7 milhões de dólares.