1 / 8

10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR

Theodore De Bry. Der Fürsten und Bernn in Virginia Ubcontrafentung. Gravura em cobre, editada por De Bry para ilustrar America Pars I, 1-º volume de Grands Voyages, Frankfurt , 1590. Biblioteca do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, São Paulo, Brasil.

kyra-cline
Download Presentation

10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Theodore De Bry. Der Fürsten und Bernn in Virginia Ubcontrafentung. Gravura em cobre, editada por De Bry para ilustrar America Pars I, 1-º volume de Grands Voyages, Frankfurt , 1590. Biblioteca do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, São Paulo, Brasil.

  2. O exercício da lucidez profissional não é necessariamente um prazer solitário. Nenhuma cooperação digna desse nome pode desenvolver-se se os professores não sabem ou não ousam descrever, explicar e justificar o que fazem. Eles se limitam, então, a trocar ideias. As equipes pedagógicas que progridem criaram o clima de confiança necessário para que cada um conte fragmentos de sua prática, sem temer ser imediatamente julgado e condenado. Philippe Perrenoud

  3. 10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR Segundo o autor, são dez as "famílias de competências“ necessárias aos professores: organizar e dirigir situações de aprendizagem administrar a progressão das aprendizagens; conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; trabalhar em equipe; participar da administração da escola; informar e envolver os pais; utilizar novas tecnologias; enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; administrar sua própria formação contínua. Perrenoud, Philippe (2000) 10 Novas Competências para Ensinar, Artmed

  4. 10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR • Organizar as competências por ordem de prioridade. • Analisar a natureza dessas competências e verificar, de modo geral, o que elas demandam do educador.

  5. "Não sei como preparar o educador. Talvez que isto não seja necessário e nem possível... é necessário acordá-lo. E aí aprender que educadores não se extinguem como tropeiros e caixeiros. Ou porque, talvez, nem tropeiros nem caixeiros tenham desaparecido, mas permaneçam como memórias de um passado que está mais próximo do nosso futuro que o ontem. Basta que o chamemos do seu sono, por um ato de amor e coragem. E talvez, acordado, ele repetirá o milagre da instauração de novos mundos”.(ALVES. apud ALVES, 2006, p. 141)

  6. Aprender a ser educador... • Aprender a ser professor passa pelos caminhos acadêmicos, pelas aulas teóricas e práticas, pelo mundo dos métodos e técnicas. Aprender a ser educador segue um pouco mais adiante: entramos no mundo dos sonhos e pensamentos carregados de luz, cor e sabor. • Aprender a ser educador passa pelos caminhos da humildade do ensinar aprendendo e aprender ensinando, passa pelos caminhos do amor, pelos caminhos do calor do acolhimento, pelos caminhos do coração. • Aprender a ser educador passa pelos caminhos do saber que nada se sabe só porque a sabedoria é construída em teia, tecida por caminhos de conhecimentos comungados com o outro. • Aprender a ser educador passa pelo desabrochar das sementes de amor, confiança, alegria, amizade, doçura... que foram plantadas no seio da humanidade e nos faz recordar nossa essência humana. • Aprender a ser educador passa pelos caminhos da consciência de nossa unidade e irmandade cósmica.

  7. Aprender a ser educador... • O professor ensina, transmite conhecimentos; o educador engravida pensamentos, gesta mundos e mundos de sonhos. • O professor seduz; o educador dá a luz, faz parir autorias. • O professor forma; o educador trans-forma vai além da forma porque acredita que seu aluno é singular, deve voar e descobrir os tesouros de saber, conhecer e ser... Humano.

  8. Onde existe conflito o educador espelha a cooperação.Onde existe resistência o educador espelha a aceitação.Onde existe desinteresse o educador pratica a criatividade.Onde existe arrogância o educador pratica a caridade.Onde existe controle o educador pratica a confiança.Onde existe cobrança o educador pratica a flexibilidade.Onde existe medo o educador pratica a esperança.Onde existe ressentimento o educador pratica o perdão.Onde existe competição o educador pratica a solidariedade.Onde existe tristeza e dor, o educador pratica o amor. Maria Dolores Fortes Alves Extraído para fins didáticos de: http://www.edupsicotrans.net/visualizar.php?idt=680713

More Related