E N D
Relações entre Pais e Filhos
Introdução A escolha deste tema teve como base, a nossa disciplina de opção, Psicologia. Desta forma, resolvemos escolher, o tema “Relações entre pais e filhos”, como tema do projecto a desenvolver ao longo deste ano lectivo, incidindo principalmente nos problemas dessas relações. Escolhemos este tema porque entre conversas de amigos chegámos a conclusão, que cada um nós estabelece uma relação diferente com os seus pais, e porque também nos demos conta de que a nossa comunidade escolar tinha um grande número de casos de más relações com os pais.
“Qual a melhor conduta? Dar uma educação rígida, como no passado, e ressuscitar todo o conflito de gerações, ou assumir uma postura liberal e correr o risco de perder as rédeas da situação?” Esta é a questão geral do nosso problema à qual iremos tentar dar uma resposta, e portanto esclarecer a dúvida de muitos pais, para que exista uma boa relação entre estes e os seus filhos.
Sub-Problemas Para um melhor desenvolvimento do nosso projecto é necessário e importante dividir o nosso tema de trabalho em vários sub-problemas: • Agressividade (verbal ou física) entre pais e filhos. • Problemas comportamentais dos filhos e pais. • Falta de aproveitamento escolar dos filhos.
Actividades a Realizar Para um bom desenvolvimento do projecto é necessário fazer um bom planeamento do projecto. Assim, planeou-se para este ano lectivo a realização das seguintes actividades: Pesquisa exaustiva sobre o tema. Realização de um inquérito relacionado com o tema.
Realização de entrevistas a um professor e a um psicólogo. Criação e construção progressiva de um blog: (http://relacaopaisfilhos.wordpress.com/) Criação de um espaço com o objectivo de recolher questões propostas pela comunidade escolar. Elaboraçãode uma crónica sobre o tema no jornal “O Penalvense”.
Trabalho realizado por: • Catarina Lopes nº3 • Daniel Carvalho nº4 • Filipa Lopes nº6 • Marisa Lopes nº13