1 / 7

A análise e o Comentário de textos

A análise e o Comentário de textos. A análise e o comentário de textos em Filosofia constitui uma das tarefas primordiais, essenciais, ao trabalho filosófico, que não pode deixar de ser feito com rigor e segundo uma metodologia própria.

lamar
Download Presentation

A análise e o Comentário de textos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A análise e o Comentário de textos

  2. A análise e o comentário de textos em Filosofia constitui uma das tarefas primordiais, essenciais, ao trabalho filosófico, que não pode deixar de ser feito com rigor e segundo uma metodologia própria. • O guião que vos proponho é apenas uma sugestão de um percurso que podem efectuar no sentido de vos ajudar a criar uma metodologia e uma cultura de trabalho sem a qual não é possível trabalhar com algum rigor nesta disciplina. • Caracteristicamente introdutório e intencionalmente didáctico o que vos proponho, é aqui apresentado com o objectivo que os alunos, com a experiência e o exercício, adquiram competências e hábitos que lhe permitirão encontrar, para cada texto oesquema de trabalho mais adequado sem necessitarem de estar presos a este guião.

  3. Metodologia Geral Na análise e comentário de texto, podemos distinguir três fases ou momentos bem distintos entre si: • Fase A - Estudo do texto/Compreensão do texto. • Fase B - Análise Metódica/Crítica Interna. • Fase C – Comentário/Crítica externa.

  4. Procedimentos Análise da estrutura lógico –sintáctica; Análise da estrutura lógico argumentativa; Tarefas Leitura e sublinhado; Sublinhado de conceitos nucleares e abrangentes; Sublinhado de teses argumentos e objecções; Esclarecimento de conceitos ou de juízos; Divisão do texto em partes; Divisão segundo a estrutura argumentativa; Elaboração do esquema do texto; Fase A – ESTUDO DO TEXTO

  5. Procedimentos Problematização Do Tema / Problema Das Teses Dos Argumentos Das objecções Da estrutura argumentativa Tarefas Identificação do tema problema; Identificação dos conceitos mais importantes sobre os quais se formulam juízos; Identificação da tese central Levantamento dos argumentos que suportam a tese; Identificação das objecções à tese; Levantamento dos contra argumentos às objecções; Detecção da estrutura do texto: plano e partes; Anotação do percurso ou estratégia argumentativa. Fase B – Análise Metódica

  6. Procedimentos Contextualização Filosófica Análise comparativa Discussão Crítica Conclusão Tarefas Identificação do contexto (obra, autor, período, corrente filosófica) Confronto da tese e dos argumentos do texto com outras teses e argumentos sobre o mesmo tema/problema Apreciação valorativa das teses e dos argumentos em confronto, de forma documentada Tomada de posição pessoal e sintética sobre as teses e respectiva argumentação C – Comentário – Crítica Externa

  7. Notas Finais • Como sabem, o trabalho de análise, interpretação, compreensão e produção autónoma de texto é de extrema importância para a filosofia. • As sugestões presentes neste guião devem ajudar-vos a encontrar a vossa própria metodologia de trabalho, não se pretende que a tarefa de análise e compreensão de textos fique absolutamente condicionada e vinculada a esquemas de referência ou padrões de análise objectiva. • Todo o trabalho de análise e de interpretação requer, da parte de quem interpreta, capacidade de reinvenção, investimento de novos sentidos para além do que é dito , capacidade de reescrever, reinterpretar e nesta medida investir nos textos um outro brilho, uma outra luz e alguma sombra que inicialmente não têm. • Bom Trabalho!

More Related