640 likes | 750 Views
Prof: Daiane Disciplina: Biologia. Escola Estadual Marechal Rondon Relações Ecológicas. Ecologia: definição. OIKOS – Casa LOGOS –Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Meio Ambiente.
E N D
Prof: DaianeDisciplina: Biologia Escola Estadual Marechal Rondon Relações Ecológicas
Ecologia: definição • OIKOS – Casa • LOGOS –Estudo Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente.
Meio Ambiente Conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e bem-estar dos seres vivos. Artificiais Naturais
Biosfera Conjunto de todas as partes da terra onde é possível, pelo menos algumas espécies de organismos, viver permanentemente, alimentar-se e reproduzir-se.
Biosfera Litosfera Hidrosfera Atmosfera
Componentes do Ecossistema • Substâncias Abióticas; • Componentes Bióticos: • Organismos Produtores (autotrófos); • Organismos Consumidores (heterotrófos); - Grandes Consumidores - Decompositores
Ecossistema Equilíbrio Ecológico Desequilíbrio Ecológico Comunidade População
Hábitat – lugar onde o organismo vive (“endereço”) Habitat Nicho Ecológico – papel que o organismo exerce no ecossistema(“profissão”) Nicho
CADEIA ALIMENTAR ou CADEIA TRÓFICA Transferência de energia alimentar, a partir dos vegetais, por uma serie de organismos.
QUANTO À CAPACIDADE DE PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO SERES AUTOTRÓFICOS ou Autótrofos. São capazes de elaborar seu próprio alimento a através da fotossíntese. São denominados organismos fotossintéticos ou fotossintetizantes. O alimento produzido é utilizado por células vivas para obter energia, fazer mais células e formar a matéria orgânica.
FOTOSSÍNTESE: Processo em que se aproveita a energia da luz solar para converter dióxido de carbono, água e minerais em compostos orgânicos e oxigênio gasoso. luz CO2 + H2O ALIMENTO + O2 clorofila
QUANTO À CAPACIDADE DE PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO SERES HETEROTRÓFICOS ou Heterótrofos São os organismos que necessitam de se alimentar de outros organismos para obter a energia, uma vez que são incapazes de produzir seu próprio alimento. São os animais e vegetais aclorofilados. CIPÓ-CHUMBO
CADEIA ALIMENTAR Seqüência de organismos que se relacionam pela alimentação. Uma cadeia alimentar é uma seqüência linear de seres vivos, uns servindo de alimento a outros, e também é uma simplificação do que acontece nos ecossistemas/comunidades e, portanto, artificial.
COMPONENTES DE UMA CADEIA ALIMENTAR: PRODUTORES: São Autotróficos. São obrigatoriamente a base de qualquer cadeia alimentar. Além das plantas clorofiladas,incluem- se entre os organismos fotossintéticos certos protistas (como as diatomáceas), as cianobactérias (algas verde-azuladas) e diversas bactérias.
As algas unicelulares. AnabaenaOrganismos fotossintéticos mais simples, são as cianobactérias. Vegetais superiores (Fonte: Amabis e Martho - Biologia 3)
COMPONENTES DE UMA CADEIA ALIMENTAR: CONSUMIDORES: São Heterotróficos. Se alimentam dos seres autótrofos e de outros heterótrofos. Consomem: plantas (herbívoros), carne (carnívoros), ou ambos (onívoros).
Tipos de consumidores: Primário ou de primeira ordem: comem seres fotossintetizantes aproveitando a energia contida nas moléculas orgânicas. São os HERBÍVOROS:
Tipos de consumidores: São CARNÍVOROS. Secundário ou de segunda ordem: comem os primários recebendo, das moléculas ingeridas, toda a energia. Terciário ou de terceira ordem: comem os secundários. Quaternário ou de quarta ordem: comem os terciários.
COMPONENTES DE UMA CADEIA ALIMENTAR: DECOMPOSITORES: Tipo especial de consumidor. SãoSaprófagos: Alimentam-se de matéria em decomposição. Têm grande importância na reciclagem da matéria na natureza: transformam a matéria orgânica em matéria inorgânica, fazendo com que estes compostos retornem ao solo para serem reutilizados por outro produtor. Exemplos: FUNGOS e BACTÉRIAS
DECOMPOSITORES BACTÉRIAS FUNGOS MICROSCÓPICOS FUNGOS MACROSCÓPICO
COMPONENTES PRODUTORES: è AUTÓTROFOS: • FOTOSSÍNTESE • QUIMIOSSÍNTESE CONSUMIDORES: è HETERÓTROFOS: • HERBÍVOROS • CARNÍVOROS • ONÍVOROS DECOMPOSITORES: è SAPRÓFAGOS: • FUNGOS • BACTÉRIAS
Cadeia Alimentar CONSUMIDORES O sol fornece energia para a FOTOSSÍNTESE PRODUTORES Nutrientes DECOMPOSITORES
Cadeia Alimentar Águia Consumidor 3º Cobra Consumidor 2º Camundongo Consumidor 1º Plantas Produtor primário
Tipos de Relações Ecológicas • Na natureza, os seres vivos estabelecem relações entre si. Essas ralações são variadas e estão associadas à manutenção do equilíbrio ecológico de uma determinada região . • Algumas interações biológicas se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos, ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro, sendo denominadas harmônicas ou positivas. • Outras formas de interações são caracterizadas pelo prejuízo de um de seus participantes em benefício do outro, sendo assim denominadas desarmônicas ou negativas.
Interações ou Relações Ecológicas • Relações harmônicas ou positivas - são benéficas e ambos os associantes ganham ou um ganha mas o outro não é prejudicado. • Relações desarmônicas ou negativas - são prejudiciais, pois um dos associantes ganha e o outro é prejudicado. • Relações intra-específicas - ocorrem entre indivíduos da mesma espécie. • Relações interespecíficas - ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes.
Relações Intra-específicas Harmônicas • Sociedades • São associações entre indivíduos da mesma espécie, organizados de um modo cooperativo. • Esses indivíduos, denominados sociais, vivem unidos e têm estímulos recíprocos. • São exemplos de sociedades as abelhas , os cupins e as formigas.
Relações Intra-específicas Harmônicas • Colônias • São associações entre indivíduos de uma mesma espécie, anatomicamente ligados. A separação de um indivíduo da colônia determina a sua morte. • Como exemplo, podem ser citadas as colônias de corais (celenterados), de crustáceos do gênero Balanus (as cracas), de certos protozoários , bactérias ...
Relações Interespecíficas Harmônicas • Comensalismo • É a associação entre indivíduos de espécies diferentes na qual um deles aproveita os restos alimentares do outro sem prejudicá-lo. O animal que aproveita os restos alimentares é denominado comensal, por exemplo a rêmora e o tubarão. • Além de transporte, a rêmora aproveita restos de alimentos. O tubarão não é prejudicado, pois o peso da rêmora é insignificante. Os alimentos ingeridos pela rêmora correspondem aos desprezados pelo tubarão. Um outro exemplo é o das hienas , que se aproveitam de restos deixados pelo leão.
Relações Interespecíficas Harmônicas Mutualismo É uma relação onde as duas espécies envolvidas são beneficiadas e a associação é necessária para a sobrevivência de ambas. Por exemplo, a associação de algas e fungos formando os liquens.
Relações Intra-específicas Desarmônicas • Canibalismo • Organismos de uma espécie que comem outros da própria espécie. Em situação de completa falta de alimento, por exemplo, ratos podem comer seus próprios filhotes. Em invertebrados, a aranha, conhecida como viúva-negra, logo após o acasalamento, devora o macho.
Relações Interespecíficas desarmônicas Predatismo Quando um indivíduo captura e mata outro de espécie diferente, para alimentar-se. É o que acontece com o leão, o tigre , a onça ,que caçam zebra, veados e tantos outros animais. O predador pode atacar e devorar também plantas, como acontece com o gafanhoto, que, em bandos, devora rapidamente toda uma plantação. Nos casos em que a espécie predada é vegetal, costuma-se dar ao predatismo o nome de herbivorismo. As plantas carnívoras também são predadoras, já que aprisionam e digerem principalmente insetos.
Relações Interespecíficas desarmônicas Parasitismo É uma relação desarmônica entre seres de espécies diferentes, em que um deles, denominado parasita, vive no corpo do outro, denominado hospedeiro, do qual retira alimentos. Embora os parasitas possam causar a morte dos hospedeiros, de modo geral trazem-lhe apenas prejuízos. Quanto à localização no corpo do hospedeiro, os parasitas podem ser classificados em ectoparasitas (externos) e endoparasitas (internos).
Os exemplos mais comuns de ectoparasitas são os piolhoss, os carrapatoss, o cravo da pele, o bicho-de-pé e o bicho da sarna, além de outros. Como exemplos de endoparasitas, há o plasmódio, protozoárioo e o tripanossomo, causadores, respectivamente, da malária e da doenças de Chagas. São exemplos, também, os víruss, causadores de várias doenças, desde a gripe até a febre amarela e aids. .
Relações Desarmônicas • Competição • Consiste numa interação ecológica em que indivíduos da mesma espécie (intra-específica) ou de espécies diferentes (interespecífica) disputam alimento, território, luminosidade... • Estas interações favorecem um processo seletivo que culmina, geralmente, com a preservação das formas de vida mais bem adaptadas ao meio ambiente, tendo alto poder adaptativo. Deste modo, a competição constitui um fator regulador da densidade populacional, contribuindo para evitar a superpopulação das espécie
Biogeoquímica Ciência que estuda a troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. Todos os elementos químicos naturais apresentam um movimento dinâmico nos ecossistemas transitando constantemente entre o meio físico e os organismos.
O que é o ciclo da água? A água circula continuamente na Natureza. Ao conjunto de mudanças de lugar e estado físico que a água sofre ao longo do tempo, chamamos ciclo da água.
Evaporação A água dos mares, rios e lagos evapora, com a acção do calor e passa a vapor de água, que sobe na atmosfera, na transpiração dos seres vivos também se liberta vapor de água. 1 1 Evaporação é a passagem da água do estado líquido ao estado gasoso (vapor de água).