180 likes | 361 Views
Sistemas de Produção. Sistema de produção é a forma como um produto é fabricado. Cada empresa adota um sistema de produção para realizar as suas operações e produzir seus produtos ou serviços da melhor maneira possível e, com isso, garantir sua eficiência e eficácia.
E N D
Sistema de produção é a forma como um produto é fabricado. • Cada empresa adota um sistema de produção para realizar as suas operações e produzir seus produtos ou serviços da melhor maneira possível e, com isso, garantir sua eficiência e eficácia.
O sistema de produção é a maneira pela qual a empresa organiza seus órgãos e realiza suas operações de produção, adotando uma interdependência lógica entre todas as etapas do processo produtivo, desde o momento em que os materiais e matérias-primas saem do almoxarifado até chegar ao depósito como produto acabado.
Na realidade, para que isso aconteça, as entradas e os insumos que vêm dos fornecedores ingressam na empresa por meio do almoxarifado de materiais e matérias-primas, sendo ali estocados até a sua eventual utilização pela produção. A produção processa e transforma os materiais e matérias-primas em produtos acabados para serem estocados no depósito até a sua entrega aos clientes e consumidores.
A interdependência entre o almoxarifado, a produção e o depósito é muito grande: qualquer alteração em um deles provoca influências sobre os demais, como se fossem vasos comunicantes. Eles são os três subsistemas do sistema de produção intimamente inter-relacionados e interdependentes.
Basicamente, os três subsistemas do sistema de produção - o almoxarifado, a produção e o depósito - devem trabalhar de maneira coordenada, balanceados e ajustados entre si. • Existem três tipos de sistemas de produção: a produção para estoque, a produção em lotes e a produção contínua."
Produção para Estoque (MTS) • Nesta estratégia as empresas produzem itens padronizados (produtos de prateleira) para estoque com base em previsões de vendas, a ordem natural dos principais processos de negócios, conforme ilustra a Figura, geralmente é prever vendas, planejar produção, produzir, vender e entregar.
Ainda ressalta que nesse caso a interferência dos clientes no ciclo produtivo é inexistente, salvo em momentos de pesquisas de mercado. O termo Produção em Massa é freqüentemente utilizado para definir a estratégia de Produção para Estoque.
Produção para Estoque (MST) Planejar Produção Produzir Prever Vendas Vender Entregar
Montagem sob Encomenda (ATO) • Nessa estratégia, alguns componentes (geralmente itens de uso comum e de maior demanda) são produzidos para um estoque intermediário em que permanecem até o fechamento de uma venda. Após o fechamento de um pedido realiza-se a segunda etapa do ciclo produtivo em que esses componentes serão utilizados na produção de produtos com especificações próprias.
Nessa estratégia a operação segura a montagem e componentes em estoque até a chegada do pedido do cliente, logo o produto específico que o cliente quer será montado com os apropriados componentes.
Nesta estratégia estocar produtos acabados pode ser economicamente inviável, porque as numerosas combinações (produtos finais) fazem a previsão ser relativamente ineficaz. A ordem natural dos principais processos de negócios nessa estratégia, conforme ilustra a Figura, costuma ser: prever demanda de componentes, planejar produção de componentes para estoque, produzir componentes para estoque, vender, planejar produção final, realizar produção final e entregar.
Montagem sob encomenda (ATO) Prever Demanda Componentes Planejar Produção Componentes Produção Componentes Vender Planejar Produção Final Produção Final Entregar
Produção sob Encomenda (MTO) • Nessa estratégia, geralmente a produção só é executada após a venda do produto, ou seja, produz-se mediante pedidos firmados em carteira. Significa que o processo de negócio “vender” antecede o processo “produzir”. A ordem natural dos principais processos de negócios nessa estratégia, conforme ilustra Figura, geralmente é vender, planejar, produzir e entregar.
Nessa estratégia a operação produz produtos conforme especificações dos clientes, ou seja, possui um alto grau de customização, logo o processo de produção precisa ser flexível para acomodar as variedades. O que vai ser produzido sob encomenda pode variar desde um produto inédito, produzido de forma customizada para o cliente, ou um produto escolhido entre um conjunto de opções.
Produção sob encomenda (MTO) Vender Planejar Produção Produzir Entregar