451 likes | 651 Views
DAFA DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS DA FAMÍLIA. DAFA é o Departamento que tem por objetivo a Evangelização da Família Espírita, a assistência carinhosa ao Idoso, e a divulgação da importância da implantação do Evangelho no Lar e das Caravanas de Visitação aos Lares.
E N D
DAFA DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS DA FAMÍLIA
DAFA é o Departamento que tem por objetivo a Evangelização da Família Espírita, a assistência carinhosa ao Idoso, e a divulgação da importância da implantação do Evangelho no Lar e das Caravanas de Visitação aos Lares. É um Departamento que deve estar integrado com os demais no Centro Espírita fornecendo um auxílio substancial aos mesmos, especialmente ao DIJ.
ESTRUTURA DO DAFA. O Departamento de Assuntos da Família se destina a desenvolver atividades que abordem: SETOR DE PAIS SETOR DE PAIS GESTANTESSETOR DE IDOSOS EVANGELHO NO LAR OS CARAVANEIROS
Setor Evangelho no Lar, Caravanas de implantação e realização do Evangelho no Lar e Instituições (Bezerra de Menezes)
Evangelho no Lar - Tem por objetivo a conscientização da importância da família orar junto, mantendo no seu lar a presença excelsa do Cristo como roteiro seguro para nossas vidas e ações. Mensagem sobre o Evangelho no Lar Trabalharemos pela implantação do Evangelho no Lar, quando estiver ao alcance de nossas possibilidades.
A seara depende da sementeira.Se a gleba sofre o descuido de quem lavra e prepara, se o arado jaz inerte e se o cultivador teme o serviço, a colheita será sempre desengano e necessidade, acentuando o desânimo e a inquietação.
É importante nos unamos todos no lançamento dos princípios cristãos no santuário domésticoTrazer as claridades da Boa Nova ao templo da família é aprimorar todos os valores que a experiência terrestre nos pode oferecer.
(…) Evangelho no Lar é Cristo falando ao coração. Sustentando semelhante luz nas igrejas vivas do lar, teremos a existência Transformada na direção do Infinito Bem.O céu, naturalmente, não nos reclama a sublimação de um dia para outro nem exige de nós, de imediato, as atitudes espetaculares dos heróis.
O trabalho de evangelização é gradativo, paciente e perseverante. Quem, recebe na inteligência a gota de luz da Revelação Cristã, cada dia ou cada semana transforma-se no entendimento e na ação, de maneira imperceptível.
Apaga-se nas almas felicitadas por essa benção o fogo das paixões, e delas desaparecem os pruridos da irritação inútil que lhe situa o pensamento nos escuros resvaladouros do tempo perdido.
Enquanto isso ocorre, as criaturas despertam para a edificação espiritual com o serviço por norma constante de fé e caridade, nas atividades a que se afeiçoam, de vez que compreendem, por fim, no Senhor, não apenas o Amigo Sublime que ampara e eleva, mas também o orientador que corrige e educa para a felicidade real e para o bem verdadeiro.
Auxiliemos a implantação do cristianismo no santuário familiar, à luz da Doutrina Espírita, se desejamos efetivamente a sociedade Aperfeiçoada no amanhã.
Em verdade, no campo vasto do mundo as estradas se bifurcam, mas é no lar que começam os fios dos destinos e nós sabemos que o homem na essência é o legislador da própria existência e o dispensador da paz ou da desesperação, da alegria ou da dor a si mesmo.
Apoiar semelhante realização estendendo-se no círculo das nossas amizades, oferecendo-lhes o nosso concurso ativo, na obra de regeneração dos espíritos na época atormentada que atravessamos, é obrigação que nos reaproximará do Mentor Divino,
que começou o seu apostolado na Terra, não somente entre os doutores de Jerusalém, mas também no júbilos caseiros da festa de Caná, quando, simbolicamente, transformou a água em vinho na consagração da paz familiar.
Que a Providência Divina Nos fortaleça para prosseguirmos na tarefa de reconstrução do lar sobre os alicerces do Cristo, nosso Mestre e Senhor, dentro da qual cumpre-nos colaborar com as nossas melhores forças.
“O amor de Jesus convoca-nos, desde a muito... • Estamos vivendo um momento de definições espirituais no globo terrestre, já não podemos adiar a oportunidade da busca e do encontro consciente com os nossos irmãos em desdita, que permanecem nos labirintos do ódio.” • Transição Planetária
Educação para a Vida feliz • “A tarefa não é tão difícil quanto vos possa parecer. Não exige o saber do mundo. Podem desempenhá-la assim o ignorante como o sábio, e o Espiritismo lhe facilita o desempenho, dando a conhecer a causa das imperfeições da alma humana.” ESE – Capítulo XIV – item 8.
A Caravana de Visitação aos Lares tem por missão esclarecer e consolar os lares visitados ou orfanatos, asilos, hospitais e presídios. Além do consolo e esclarecimento, o objetivo desta atividade é que o lar visitado implante o Evangelho no Lar, definitivamente, com o grupo familiar. Esta atividade representa verdadeira carta viva do Evangelho. É a “Boa Notícia” que bate à porta dos lares, para ajudar os componentes do grupo familiar.
O Caravaneiro em trabalho: O Caravaneiro em seu trabalho é muito observado, não só no plano material, como no espiritual e por isso deverá portar-se de maneira gentil e educada, trajando-se com decência e sobriedade, evitando brincadeiras, não entrando em bares, etc.
. Evitar conversas inúteis e estranhas ao movimento e aglomeração em esquinas. Se encontrar um amigo ou parente na rua ou em casa, limitar-se ao cumprimento fraternal, abstendo-se de conversas ou negócios, a fim de não prejudicar a seqüência do trabalho.
Equipes de apóstolos da caridade no plano espiritual também descem ao planeta sofrido, afim de contribuir em favor das mudanças que devem operar-se... • Ainda é um grande desafio a ação do bem no mundo... • Nem por isso devem desanimar, aqueles que se dedicam a prática da caridade e ao exercício do bem fazer ...anjos tutelares, vigilantes e rápidos na execução da legítima fraternidade.
Preparo dos Caravaneiros Esta atividade exige preparo como: - Estudos Doutrinários ; - Palestras ; - Exercícios Práticos ; - Reciclagem - Avaliação do Trabalho ,
Constituição de uma Caravana A constituição de uma Caravana de Visita a um lar deve ter um número mínimo de 2 (duas) pessoas e, no máximo, 4 (quatro) pessoas. Sempre que possível, mesclar vale mesma Caravana ambos os sexos. Objetivos das Caravanas: - Desobsessão do lar; - Implantação definitiva do “Evangelho no Lar” da família atendida.
Forma de agir: - Consulta aos Lares; - Não coagir ninguém; - Dar preferência aos pedidos espontâneos; - Não fornecer dádiva material; - Utilizar, como leitura, o Evangelho Segundo o Espiritismo e livros de mensagens com conteúdo evangélico; - A leitura deve ser pausada, clara e com boa dicção.
Sugestão: Aquelas pessoas que fazem parte do grupo de estudo mas não são passistas, também podem doar-se a distância. Poderão continuar em vibrações e orações com o tempo estipulado pelo grupo, previamente, pois sabemos não estarão sós, terão o amparo da espiritualidade, para isto devemos ter horário. O estudo dos mensageiros não dispensa do estudo sistematizado.
A Preparação: deve ser feita na Casa Espírita, como a abertura de qualquer trabalho de cunho espiritual. • No Percurso: da Casa Espírita até o lar visitado e no retorno à Casa Espírita para o encerramento do mesmo, os componentes deverão manter pensamento elevado e atitudes equilibradas. • - No lar Visitado: procurar envolver a todos com bondade e simpatia.
SETOR DO EVANGELHO NO LAR
I - difundir e orientar a tarefa de Evangelho no Lar, em todas as atividades das associações; II - elaborar e distribuir material de divulgação das atividades; III - incentivar a Campanha Permanente do Evangelho no Lar na rede federativa; IV - incentivar a criação de caravanas de visitação aos lares, com o objetivo de implantação do Evangelho no Lar; V - elaborar e distribuir relação bibliográfica sobre o tema Evangelho no lar. Setor do Evangelho no Lar:
“ Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei.” (Mateus, cap.XVIII, v.20)
Evangelho no lar • É uma reunião semanal da família, em dia e hora previamente estabelecidos, para o estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita e a oração em conjunto.
objetivo • Reunir a família, emdia e horadeterminados, para o estudo do Evangelho e a oraçãoemconjunto, visandoaofortalecimento dos laçosafetivos e a preservaçãodaharmonia e equilíbrio dos familiares.
ETAPAS:1-Leitura preparatória2-Prece inicial (clara, simples, inteligível, audível, objetiva)3-Leitura e comentário de umapágina de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, com a participação de todosospresentes4-Vibrações (porfamiliares e amigos ausentes, porenfermos, pelapazmundial..)5-Prece de encerramento (clara, simples, inteligível, audível, objetiva)
Local para a realização do evangelho no lar:Ambientequemelhoracomode a família e demaisparticipantesdaatividade.Sala, biblioteca, quarto ououtroambientemaisreservado, quandoosparticipantesnãodesejamincomodarouseremincomodadospelosdemaisfamiliaresoufrequentadoresda casa, quenãoaderiram à reunião.
Recomendações:Duração de, no máximo 30 minutos. Se houvercriançasreduzir o tempo.Abster-se de manifestaçõesmediúnicas.Colocaráguapara ser magnetizadapelosBenfeitoresEspirituais.Não suspender a reuniãopormotivo de visitasinesperadas (estasserãoconvidadas a participar), passeiosouacontecimentosfúteis.
Recomendações:Nãopermitirconversaçãomenosdigna (tragédias, pessoasoureligiões) antes, duranteoudepoisdareunião.As criançasserãoconvidadas a participar com canto, poesia, histórias, prece e/oucomentáriosconformesuacapacidadeoupossibilidade.
Campanhaparaimplantação do Evangelho no Lar:Incentivar a implantaçãodessareunião, noslares dos trabalhadores e freqüentadoresda Casa Espírita.Prepararequipes, devidamentetreinadas, para a implantaçãodessetrabalho.As equipes (coordenador e visitadores) reunir-se-ão no Centro Espíritapara a preparação e preceemconjunto, antes de dirigirem-se aoslaresquesolicitaramatendimento.Voltarão, emhoráriopreviamentecombinado, ao Centro Espírita, para a prece e o encerramentodatarefa.
Benefícios:Melhorar o ambienteafetivo e espiritualdafamília, visando o fortalecimento e preservaçãodaharmonia e equilíbrio dos familiares.Ensejarmomentos de paz e união.Ampliar o conhecimento e entendimento do Evangelho.Criar o hábito do estudo e daoraçãoemfamília, fortalecendo a amizade e fraternidadequedeveexistiremcada um. Fortalecer, nosintegrantes do lar, a coragem e a esperança, a alegria e a boa-vontadepara com todos, necessáriaparavencerosdesafios.Higienizar o ambienteespiritual do lar, pelocultivo de pensamentos e sentimentoscristãos.Atrair a presença e a assistência dos bonsEspíritos, bemcomoevangelizarosdesencarnadoscarentesvinculadosaolaroufamiliares.
DIJ DAFA DAPSE DEDO DIRETORIA A VISÃO SISTÊMICA ESTABELECE UMA REDE DE RELAÇÕES SETORIAIS, ONDE CADA SETOR DE TRABALHO É UMA FORMA DE MANIFESTAÇÃO DO TODO. Integração no conjunto, a personalidade se anula para mostrar o grupo.
DAFA +DIJ + DAPSE + ... Integração no conjunto, a personalidade se anula para mostrar o grupo.
Quantas pessoas sofrem por não terem Ninguém do seu lado Quantos casais se perdem No vazio por estarem separados E deixam se levar nos desatinos E sentem falta do amor Olham para si e veem que estão sofrendo Não sabem como suportar a dor Bom é você abraçar seus familiares No aconchego amigo Bom é você chegar no lar contente Do sorriso fazer um abrigo Olhe sua família mesmo que nela Exista alguém que lhe magoou Aproveite o momento, o esclarecimento, No futuro se colhe o que semeou É hora de apertar os laços da família Com amor Ligando todos felizes na mesma união No pulsar de um só coração.