1 / 44

DAFA DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS DA FAMÍLIA

DAFA DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS DA FAMÍLIA. DAFA é o Departamento que tem por objetivo a Evangelização da Família Espírita, a assistência carinhosa ao Idoso, e a divulgação da importância da implantação do Evangelho no Lar e das Caravanas de Visitação aos Lares.

lerato
Download Presentation

DAFA DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS DA FAMÍLIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DAFA DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS DA FAMÍLIA

  2. DAFA é o Departamento que tem por objetivo a Evangelização da Família Espírita, a assistência carinhosa ao Idoso, e a divulgação da importância da implantação do Evangelho no Lar e das Caravanas de Visitação aos Lares. É um Departamento que deve estar integrado com os demais no Centro Espírita fornecendo um auxílio substancial aos mesmos, especialmente ao DIJ.

  3. ESTRUTURA DO DAFA. O Departamento de Assuntos da Família se destina a desenvolver atividades que abordem: SETOR DE PAIS SETOR DE PAIS GESTANTESSETOR DE IDOSOS EVANGELHO NO LAR OS CARAVANEIROS

  4. Setor Evangelho no Lar, Caravanas de implantação e realização do Evangelho no Lar e Instituições (Bezerra de Menezes)

  5. Evangelho no Lar - Tem por objetivo a conscientização da importância da família orar junto, mantendo no seu lar a presença excelsa do Cristo como roteiro seguro para nossas vidas e ações. Mensagem sobre o Evangelho no Lar Trabalharemos pela implantação do Evangelho no Lar, quando estiver ao alcance de nossas possibilidades.

  6. A seara depende da sementeira.Se a gleba sofre o descuido de quem lavra e prepara, se o arado jaz inerte e se o cultivador teme o serviço, a colheita será sempre desengano e necessidade, acentuando o desânimo e a inquietação.

  7. É importante nos unamos todos no lançamento dos princípios cristãos no santuário domésticoTrazer as claridades da Boa Nova ao templo da família é aprimorar todos os valores que a experiência terrestre nos pode oferecer.

  8. (…) Evangelho no Lar é Cristo falando ao coração. Sustentando semelhante luz nas igrejas vivas do lar, teremos a existência Transformada na direção do Infinito Bem.O céu, naturalmente, não nos reclama a sublimação de um dia para outro nem exige de nós, de imediato, as atitudes espetaculares dos heróis.

  9. O trabalho de evangelização é gradativo, paciente e perseverante. Quem, recebe na inteligência a gota de luz da Revelação Cristã, cada dia ou cada semana transforma-se no entendimento e na ação, de maneira imperceptível.

  10. Apaga-se nas almas felicitadas por essa benção o fogo das paixões, e delas desaparecem os pruridos da irritação inútil que lhe situa o pensamento nos escuros resvaladouros do tempo perdido.

  11. Enquanto isso ocorre, as criaturas despertam para a edificação espiritual com o serviço por norma constante de fé e caridade, nas atividades a que se afeiçoam, de vez que compreendem, por fim, no Senhor, não apenas o Amigo Sublime que ampara e eleva, mas também o orientador que corrige e educa para a felicidade real e para o bem verdadeiro.

  12. Auxiliemos a implantação do cristianismo no santuário familiar, à luz da Doutrina Espírita, se desejamos efetivamente a sociedade Aperfeiçoada no amanhã.

  13. Em verdade, no campo vasto do mundo as estradas se bifurcam, mas é no lar que começam os fios dos destinos e nós sabemos que o homem na essência é o legislador da própria existência e o dispensador da paz ou da desesperação, da alegria ou da dor a si mesmo.

  14. Apoiar semelhante realização estendendo-se no círculo das nossas amizades, oferecendo-lhes o nosso concurso ativo, na obra de regeneração dos espíritos na época atormentada que atravessamos, é obrigação que nos reaproximará do Mentor Divino,

  15. que começou o seu apostolado na Terra, não somente entre os doutores de Jerusalém, mas também no júbilos caseiros da festa de Caná, quando, simbolicamente, transformou a água em vinho na consagração da paz familiar.

  16. Que a Providência Divina Nos fortaleça para prosseguirmos na tarefa de reconstrução do lar sobre os alicerces do Cristo, nosso Mestre e Senhor, dentro da qual cumpre-nos colaborar com as nossas melhores forças.

  17. “O amor de Jesus convoca-nos, desde a muito... • Estamos vivendo um momento de definições espirituais no globo terrestre, já não podemos adiar a oportunidade da busca e do encontro consciente com os nossos irmãos em desdita, que permanecem nos labirintos do ódio.” • Transição Planetária

  18. Educação para a Vida feliz • “A tarefa não é tão difícil quanto vos possa parecer. Não exige o saber do mundo. Podem desempenhá-la assim o ignorante como o sábio, e o Espiritismo lhe facilita o desempenho, dando a conhecer a causa das imperfeições da alma humana.” ESE – Capítulo XIV – item 8.

  19. Caravanas de visitação aos lares

  20. A Caravana de Visitação aos Lares tem por missão esclarecer e consolar os lares visitados ou orfanatos, asilos, hospitais e presídios. Além do consolo e esclarecimento, o objetivo desta atividade é que o lar visitado implante o Evangelho no Lar, definitivamente, com o grupo familiar. Esta atividade representa verdadeira carta viva do Evangelho. É a “Boa Notícia” que bate à porta dos lares, para ajudar os componentes do grupo familiar.

  21. O Caravaneiro em trabalho: O Caravaneiro em seu trabalho é muito observado, não só no plano material, como no espiritual e por isso deverá portar-se de maneira gentil e educada, trajando-se com decência e sobriedade, evitando brincadeiras, não entrando em bares, etc.

  22. . Evitar conversas inúteis e estranhas ao movimento e aglomeração em esquinas. Se encontrar um amigo ou parente na rua ou em casa, limitar-se ao cumprimento fraternal, abstendo-se de conversas ou negócios, a fim de não prejudicar a seqüência do trabalho.

  23. Equipes de apóstolos da caridade no plano espiritual também descem ao planeta sofrido, afim de contribuir em favor das mudanças que devem operar-se... • Ainda é um grande desafio a ação do bem no mundo... • Nem por isso devem desanimar, aqueles que se dedicam a prática da caridade e ao exercício do bem fazer ...anjos tutelares, vigilantes e rápidos na execução da legítima fraternidade.

  24. Preparo dos Caravaneiros Esta atividade exige preparo como: - Estudos Doutrinários ; - Palestras ; - Exercícios Práticos ; - Reciclagem - Avaliação do Trabalho ,

  25. Constituição de uma Caravana A constituição de uma Caravana de Visita a um lar deve ter um número mínimo de 2 (duas) pessoas e, no máximo, 4 (quatro) pessoas. Sempre que possível, mesclar vale mesma Caravana ambos os sexos. Objetivos das Caravanas: - Desobsessão do lar; - Implantação definitiva do “Evangelho no Lar” da família atendida.

  26. Forma de agir: - Consulta aos Lares; - Não coagir ninguém; - Dar preferência aos pedidos espontâneos; - Não fornecer dádiva material; - Utilizar, como leitura, o Evangelho Segundo o Espiritismo e livros de mensagens com conteúdo evangélico; - A leitura deve ser pausada, clara e com boa dicção.

  27. Sugestão: Aquelas pessoas que fazem parte do grupo de estudo mas não são passistas, também podem doar-se a distância. Poderão continuar em vibrações e orações com o tempo estipulado pelo grupo, previamente, pois sabemos não estarão sós, terão o amparo da espiritualidade, para isto devemos ter horário. O estudo dos mensageiros não dispensa do estudo sistematizado.

  28. A Preparação: deve ser feita na Casa Espírita, como a abertura de qualquer trabalho de cunho espiritual. • No Percurso: da Casa Espírita até o lar visitado e no retorno à Casa Espírita para o encerramento do mesmo, os componentes deverão manter pensamento elevado e atitudes equilibradas. • - No lar Visitado: procurar envolver a todos com bondade e simpatia.

  29. SETOR DO EVANGELHO NO LAR

  30. I - difundir e orientar a tarefa de Evangelho no Lar, em todas as atividades das associações; II - elaborar e distribuir material de divulgação das atividades; III - incentivar a Campanha Permanente do Evangelho no Lar na rede federativa; IV - incentivar a criação de caravanas de visitação aos lares, com o objetivo de implantação do Evangelho no Lar; V - elaborar e distribuir relação bibliográfica sobre o tema Evangelho no lar. Setor do Evangelho no Lar:

  31. Evangelho no Lar

  32. “ Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei.” (Mateus, cap.XVIII, v.20)

  33. Evangelho no lar • É uma reunião semanal da família, em dia e hora previamente estabelecidos, para o estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita e a oração em conjunto.

  34. objetivo • Reunir a família, emdia e horadeterminados, para o estudo do Evangelho e a oraçãoemconjunto, visandoaofortalecimento dos laçosafetivos e a preservaçãodaharmonia e equilíbrio dos familiares.

  35. ETAPAS:1-Leitura preparatória2-Prece inicial (clara, simples, inteligível, audível, objetiva)3-Leitura e comentário de umapágina de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, com a participação de todosospresentes4-Vibrações (porfamiliares e amigos ausentes, porenfermos, pelapazmundial..)5-Prece de encerramento (clara, simples, inteligível, audível, objetiva)

  36. Local para a realização do evangelho no lar:Ambientequemelhoracomode a família e demaisparticipantesdaatividade.Sala, biblioteca, quarto ououtroambientemaisreservado, quandoosparticipantesnãodesejamincomodarouseremincomodadospelosdemaisfamiliaresoufrequentadoresda casa, quenãoaderiram à reunião.

  37. Recomendações:Duração de, no máximo 30 minutos. Se houvercriançasreduzir o tempo.Abster-se de manifestaçõesmediúnicas.Colocaráguapara ser magnetizadapelosBenfeitoresEspirituais.Não suspender a reuniãopormotivo de visitasinesperadas (estasserãoconvidadas a participar), passeiosouacontecimentosfúteis.

  38. Recomendações:Nãopermitirconversaçãomenosdigna (tragédias, pessoasoureligiões) antes, duranteoudepoisdareunião.As criançasserãoconvidadas a participar com canto, poesia, histórias, prece e/oucomentáriosconformesuacapacidadeoupossibilidade.

  39. Campanhaparaimplantação do Evangelho no Lar:Incentivar a implantaçãodessareunião, noslares dos trabalhadores e freqüentadoresda Casa Espírita.Prepararequipes, devidamentetreinadas, para a implantaçãodessetrabalho.As equipes (coordenador e visitadores) reunir-se-ão no Centro Espíritapara a preparação e preceemconjunto, antes de dirigirem-se aoslaresquesolicitaramatendimento.Voltarão, emhoráriopreviamentecombinado, ao Centro Espírita, para a prece e o encerramentodatarefa.

  40. Benefícios:Melhorar o ambienteafetivo e espiritualdafamília, visando o fortalecimento e preservaçãodaharmonia e equilíbrio dos familiares.Ensejarmomentos de paz e união.Ampliar o conhecimento e entendimento do Evangelho.Criar o hábito do estudo e daoraçãoemfamília, fortalecendo a amizade e fraternidadequedeveexistiremcada um. Fortalecer, nosintegrantes do lar, a coragem e a esperança, a alegria e a boa-vontadepara com todos, necessáriaparavencerosdesafios.Higienizar o ambienteespiritual do lar, pelocultivo de pensamentos e sentimentoscristãos.Atrair a presença e a assistência dos bonsEspíritos, bemcomoevangelizarosdesencarnadoscarentesvinculadosaolaroufamiliares.

  41. DIJ DAFA DAPSE DEDO DIRETORIA A VISÃO SISTÊMICA ESTABELECE UMA REDE DE RELAÇÕES SETORIAIS, ONDE CADA SETOR DE TRABALHO É UMA FORMA DE MANIFESTAÇÃO DO TODO. Integração no conjunto, a personalidade se anula para mostrar o grupo.

  42. DAFA +DIJ + DAPSE + ... Integração no conjunto, a personalidade se anula para mostrar o grupo.

  43. O MELHOR É VIVER EM FAMÍLIA, APERTE MAIS ESSE LAÇO!

  44. Quantas pessoas sofrem por não terem Ninguém do seu lado Quantos casais se perdem No vazio por estarem separados E deixam se levar nos desatinos E sentem falta do amor Olham para si e veem que estão sofrendo Não sabem como suportar a dor Bom é você abraçar seus familiares No aconchego amigo Bom é você chegar no lar contente Do sorriso fazer um abrigo Olhe sua família mesmo que nela Exista alguém que lhe magoou Aproveite o momento, o esclarecimento, No futuro se colhe o que semeou É hora de apertar os laços da família Com amor Ligando todos felizes na mesma união No pulsar de um só coração.

More Related