1 / 12

CATEGORIAS DE

CATEGORIAS DE. É aquele gerado pela viagem de pessoas residentes em um país para outra localidade, e que permaneça em seu destino por mais de 24 horas e menos de um ano no local de chegada, não recebendo remuneração no local visitado. TURISMO EMISSIVO.

liko
Download Presentation

CATEGORIAS DE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CATEGORIAS DE

  2. É aquele gerado pela viagem de pessoas residentes em um país para outra localidade, e que permaneça em seu destino por mais de 24 horas e menos de um ano no local de chegada, não recebendo remuneração no local visitado. TURISMO EMISSIVO

  3. O turismo emissivo também tem grande importância pois cabe a ele destacar os principais locais a serem visitados e as opções naturais ou culturais destes locais. Assim sendo, apesar de muitos leigos entenderem que só o turismo receptivo, aquele que recebe os turistas, é capaz de obter desenvolvimento e lucro com a indústria do turismo, se engana, o turismo emissivo também traz desenvolvimento e é de fundamental importância para o crescimento do setor.

  4. São as maiores representantes deste segmento, pois são estas empresas que organizam pacotes turísticos que podem incluir desde a passagens, as orientações para viagem de menores e também sobre câmbio, atrações, como tirar seu passaporte, fazem a organização de viagens personalizadas com shows, eventos, concursos, viagens nacionais e internacionais, cruzeiros, organizam a viagem de lua de mel, fazem reservas em hotéis, restaurantes, providenciam transporte, oferecem assistência quando ocorre o extravio de bagagem, etc.

  5. O TURISMO EMISSIVO NO BRASIL As regiões Sul e Sudeste do Brasil como a Serra do Mar juntas sãoresponsáveis por cerca de 80% do turismo emissivo do Brasil, sendo São Paulo seu núcleo principal.

  6. TURISMO DOMÉSTICO O turismo doméstico se constitui de viagens dentro do próprio país/região de residência.

  7. TURISMO DOMÉSTICO NO BRASIL No Brasil esse tipo de turismo é muito explorado, principalmente nas épocas de crises e dólar com valor alto, quando fica bem mais caro viajar para o exterior. Apesar de haver campanhas no exterior com a finalidade de trazer estrangeiros para o Brasil (turismo receptivo), os que mais movimentam o turismo no Brasil são os moradores locais.

  8. TURISMO RECEPTIVO No turismo receptivo, o país de destino de uma viagem oferece infraestrutura, bens, e serviços capazes de atender a todas as necessidades do turista que visita o local. Trata-se do inverso do turismo emissivo. Corresponde à oferta turística, já que se trata da localidade receptora e seus respectivos atrativos, bens e serviços a serem oferecidos aos turistas lá presentes.

  9. O turismo receptivo, para se organizar de modo que seja bem estruturado, deve ter o apoio de três elementos essenciais para que esse planejamento seja executado com sucesso. São eles: • Relação turismo e governo em harmonia; • Apoio e investimentos dos empresários; • Envolvimento da comunidade local.

  10. Com o trabalho em conjunto desses três elementos, é possível fazer uma recepção de qualidade e competitiva capaz de atrair muitos turistas. Mas estes elementos apesar de essenciais não são os diferenciais. Olocal precisa ter atrações como: belezas naturais, construções históricas ou eventos.

  11. O TURISMO RECEPTIVO NO BRASIL Estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte são centros de turismo receptivo, assim como São Paulo que figura nos dois extremos da cadeia turística brasileira

  12. FONTES DE PESQUISA • http://meguiabrasil.com/historiadoturismo.php • http://turismoftdr2011.blogspot.com.br • http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo#Categorias

More Related