1 / 18

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?. Nos dias de hoje, a rapidez, a quantidade e a velocidade de informação exigem a capacidade de adaptação e de transformação para filtrar e absorver o que a mídia e o mercado competitivo lançam como metas de excelência.

lilli
Download Presentation

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE? Nos dias de hoje, a rapidez, a quantidade e a velocidade de informação exigem a capacidade de adaptação e de transformação para filtrar e absorver o que a mídia e o mercado competitivo lançam como metas de excelência.

  2. O impacto causado pelas novas mídias e a necessidade de antever como as pessoas irão se relacionar com produtos, serviços, marcas, empresas e sociedade em um futuro próximo, deixam claro que não podemos descuidar da necessidade de educar e incentivar o desenvolvimento de valores humanos e éticos. Que valores serão importantes? Como será a política? A saúde? E o meio-ambiente?

  3. Tudo dependerá da educação. A educação é básica. A construção dos valores humanos, da qualidade política, de um mercado de trabalho equilibrado, da saúde preventiva; da preservação do meio-ambiente, tudo passa por ela. • Tanto ou mais do que saber, é preciso aprender a ser.

  4. Escolhas racionais, como deter o conhecimento, conhecer as opções e ter condições de exercer seu papel social dependem de uma série de questões subjetivas. Auto-estima, reconhecimento de limitações e potenciais, capacidade de relacionamento, inteligência emocional e social podem ser citados como alguns dos aspectos relevantes que interferem na educação.

  5. Realidade Atual • Papel da Escola • Considerada um espaçoprivilegiado e importanteparadarsentido à vidacomo um todo. • Local de formação e estruturação de indivíduos - futuroscidadãos do país. • Educadores e educandos interagemcomoprotagonistas.

  6. Segundo algunsestudiosos, fatoresexplicativos do êxitoescolarprovêmdaestruturasócio-familiar e daafetividade do ambienteescolar. • A escola tem sidoconsideradacomo um espaçoonde a tensão e a violênciainstitucional - tantosimbólicacomofísica - aparecemcomoresponsáveisdiante dos fracassosdaeducação. A escolareflete a sociedade e a sociedadereflete a escola.

  7. EDUCADORES DO BRASIL • Baixa auto-estima. • Sentimento de desvalorização de seu trabalho. • Desorientados na sua própria formação como seres humanos

  8. DO QUE A ESCOLA PRECISA? • De formação de profissionais da educação, que sejam capazes de atuar em um mundo cada vez mais complexo. É, portanto, uma formação abrangente, que valoriza tanto os aspectos racionais quanto os comportamentais. É preciso promover o desenvolvimento integral do educador, preparando-o para agir como agente transformador.

  9. À escola deve: • Contribuir com a formação e a capacitação do educadorpara o desenvolvimento de umaeducaçãoaberta e quesejacapaz de reconhecer-se comosujeito de ação e criação. • Resgatar o sentidoestruturante do trabalho do educador, suaspossibilidadescriativas e emancipatórias. • Disseminarumacultura de paz, justiça e solidariedade.

  10. E mais ainda..... • Desenvolver a auto-estima e valorizar o papel do educador. • Fomentar o sentido de comunidade e facilitar as relaçõesinterpessoais entre educador, educando e comunidade social. • Capacitaroseducadoresparaquedesenvolvam, no seudia-a-dia de sala de aula, a arte do cuidado e daatençãonasrelações inter e intrapessoais e no desenvolvimento do amoraoaprender.  • Propiciar um espaço de reflexão e comunicaçãopermanente e continuadasobre a educação. 

  11. SER OU NÃO SER • Educar para aprender a ser. A Unesco (1998), emseurelatórioComissãoInternacionalsobreEducaçãopara o Século XXI, enfatizaosquatropilarespara um novo tipo de educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (Morin, 2002).

  12. SER OU NÃO SER • Pensaremumaeducação e naformação de seuseducadores e educandos passa, necessariamente, porestesquatropilares. Com a Constituição de 1988 do Brasil e a LDB (Leis de Diretrizes e Bases), houvemudançassignificativas no quedizrespeito à educação.

  13. SER OU NÃO SER • Porém, a legislação, porsisó, não tem forçaparamudarqualitativamente um sistema, embora a sociedade civil tenhacontribuído com muitasiniciativasparatransformá-la. Talvez o maiordesafiocolocado à educaçãoseja o de transformá-la em um espaço de educaçãopara ser. 

  14. SENDO ASSIM... • Existe um profundo abismo entre o que se pratica e o ideal. Educadores com baixa auto-estima, desmotivados, sem saber se expressar e agir no presente são uma constante. Como lidar com limites, indisciplina, questões sociais, violência familiar se, muitas vezes, o próprio educador não tem tudo isso resolvido dentro de si?

  15. “As ideias de Naranjo sobre a educação se baseiam na tradução de pensadores como Rousseau, Dewey, Montessori ou Steiner. Ele propõe uma educação nova, ‘uma educação da pessoa integral para um mundo total’ para ‘entendermos o que nos acontece e o que acontece à nossa volta’. Um dos pontos centrais que encontramos nas ideias do mesmo é a necessidade de desenvolver uma educação que possa integrar as pessoas e o mundo em que vivem”.

More Related