1 / 16

Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 E-mail : sergio.joinville@gmail

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Penha - SC. A Pureza do Movimento Pentecostal. Li ç ão 9 – 29 de Maio de 2011. Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 E-mail : sergio.joinville@gmail.com BLOG :http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN : sergiolenz@hotmail.com.

lori
Download Presentation

Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 E-mail : sergio.joinville@gmail

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Igreja Evangélica Assembléia de Deus Penha - SC A Pureza do Movimento Pentecostal Lição 9– 29 de Maio de 2011 Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 E-mail: sergio.joinville@gmail.com BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN: sergiolenz@hotmail.com

  2. Lição 9 29 de Maio de 2011 “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra” (At 1:8) A Pureza do Movimento Pentecostal Texto Áureo VERDADE PRÁTICA O Movimento Pentecostal é a maior demonstração de que a Igreja de Cristo não é uma mera organização, mas um organismo vivo.

  3. Esboço da Lição: 1 – AS ORIGENS DO PENTECOSTES CRISTÃO 2– A TRAJETÓRIA DO PENTECOSTALISMO 3 – O VERDADEIRO PENTECOSTALISMO

  4. I N T R O D U Ç Ã O • O que é mais interessante no Pentecostalismo é que: • É bibliocêntrico. • Tem uma teologia ortodoxa. • Procura viver de acordo com os ensinos de Jesus no Sermão do Monte – fazer o “melhor” ao próximo (não consideremos aqueles que são excessão à regra). • E ainda assim sempre sofreu ataques desde que foi inaugurado em Jerusalém. Para piorar, nestes 20 séculos, sempre houveram pessoas e correntes de pensamento que, não somente divergiram da verdade, mas também, semearam confusão e contenda contra àqueles que procuram viver de modo bíblico. • Vamos, nessa lição, tentar entender essas coisas…

  5. I - AS ORIGENS DO PENTECOSTES CRISTÃO 1.1 – O ponto de partida:

  6. I - AS ORIGENS DO PENTECOSTES CRISTÃO 1.2 – Como surgiu o termo pentecostalismo: • Era a quarta festa do calendário judeu: • O Pentecostes era celebrado cinqüenta dias depois das primícias. • As primícias ocorriam no dia 16 de Nisan (primeiro mês) e após 50 dias vinha o Pentecostes, 6 de Sivan (terceiro mês). • A festa das primícias consistia em trazer os molhos dos primeiros frutos e movê-los perante o Senhor. • No pentecostes eram movidos perante o Senhor dois pães levedados, como primícias e dois cordeiros. Lv 23:15-20 • As primícias eram um símbolo da ressurreição de Cristo: • “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem”. I Co 15:20 • E o principal: Foi durante o Pentecostes que quase 120 pessoas receberam o batismo com o Espírito Santo! (At 1:3; 2:1-13)

  7. I - AS ORIGENS DO PENTECOSTES CRISTÃO 1.3 – Do pentecostes judaico ao cristão:

  8. II - A TRAJETÓRIA DO PENTECOSTALISMO 2.1 – A promessa da efusão do Espírito Pedro entendeu que a profecia de Joel prometia este dom ou batismo do Espírito a todos os crentes; isto parece claro da conclusão do seu grande sermão (Atos 2:38, 39), onde ele aplica a passagem aos seus ouvintes: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros (para nós também) é a promessa, para vossos filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor nosso Deus chamar". Esta última sentença é uma afirmação muito clara e impressionante. Quer dizer que a promessa do "dom" ou "batismo" do Espírito é para tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar. A promessa de Deus está ligada à vocação de Deus. Todos os que acatam o chamado de Deus herdam a promessa divina. Stott, John R. W. Batismo e Plenitude do Espírito Santo. Ed.Vida Nova, SP. 1988

  9. II - A TRAJETÓRIA DO PENTECOSTALISMO 2.2 – O movimento pentecostal tem o testemunho dos séculos Não é um modismo sueco ou americano. É legitimamente bíblico. Senão: • Não há como seguir adiante, se não cremos. • Não há como alcançar promessas, se elas não nos dizem respeito. • Não podemos vislumbrar nenhum tesouro espiritual, se a fé não estiver ativa em nossos corações. • Quem não for incrédulo para com as preciosas promessas divina poderá provar um pouquinho do céu aqui na terra.

  10. II - A TRAJETÓRIA DO PENTECOSTALISMO 2.3 – O genuíno Pentecostalismo:

  11. III - O VERDADEIRO PENTECOSTALISMO 3.1 – Características das igrejas pentecostais: • Aceitam a soberania da Bíblia Sagrada. • Mantém a pureza da sã doutrina. • Acreditam na atualidade do batismo com o Espírito Santo. • Cumprem as demandas da Grande Comissão. • Tem compromisso com a santidade.

  12. III - O VERDADEIRO PENTECOSTALISMO 3.2 – Novos movimentos:

  13. III - O VERDADEIRO PENTECOSTALISMO 3.2 – Novos movimentos: Franzen, Edson de Almeida. Repensando a Igreja Evangélica – livro 40. Editora Herr. Ctba. 2003. Apostila Eletronica.

  14. III - O VERDADEIRO PENTECOSTALISMO 3.2 – Novos movimentos: Franzen, Edson de Almeida. Repensando a Igreja Evangélica – livro 40. Editora Herr. Ctba. 2003. Apostila Eletronica.

  15. C O N C L U S Ã O Antes de curar o mundo, a Igreja Evangélica é quem deveria ser curada. As “pragas” que se apegaram a sua doutrina bíblica, tem-na tornado mais um estorvo do que uma benção para o mundo. Porém, nem tudo está perdido! Deus sempre conservou um número perfeito de crentes fiéis, que jamais perdeu a chama do verdadeiro pentecostalismo. Neste centenário das Assembléias de Deus no Brasil, preservemos e vivamos com intensidade o avivamento que nos legaram Daniel Berg e Gunnar Vingren.

More Related