770 likes | 903 Views
Introdução a Usabilidade. Bruno Sérgio Coelho de Oliveira. 1 O que é usabilidade?. 1 O que é usabilidade?. “Refere-se à extensão sob a qual um produto pode ser usado por utilizadores específicos de forma a atingir os objetivos especificados com efetividade, eficiência e satisfação.”
E N D
Introdução a Usabilidade Bruno Sérgio Coelho de Oliveira
1 O que é usabilidade? “Refere-se à extensão sob a qual um produto pode ser usado por utilizadores específicos de forma a atingir os objetivos especificados com efetividade, eficiência e satisfação.” ISO 9241
1 O que é usabilidade? “Refere-se à extensão sob a qual um produto pode ser usado por utilizadores específicos de forma a atingir os objetivos especificados com efetividade, eficiência e satisfação.” ISO 9241
1 O que é usabilidade? “Usabilidade é uma medida de qualidade atribuída a um produto de acordo com a facilidade na execução das tarefas para as quais este produto se presta”
2 Para que usabilidade? • Para simplificar a execução de uma tarefa, diminuindo o esforço necessário ou o número de passos para a sua execução. • Para que o usuário concentre-se em executar a tarefa e não em como usar a interface. • Para acelerar a curva de aprendizado do usuário.
2 Para que usabilidade? • Uma interface é o dispositivo que serve como limite entre diferentes entidades comunicantes (emissor-receptor) • Podemos entendê-la também como uma fachada, ou seja, é a face que o produto apresenta ao mundo. • “Comunicação não é o que você fala, mas sim o que o outro entende.”
4 Métodos de pesquisa Os Métodos empíricos - JORDAN (1998) • São métodos que envolve a utilização de participantes. • Nada pode é capaz de substituir a observação de indivíduos. • Muitos problemas não são resolvidos com a simples aplicação dos princípios ergonômicos, pois muitos problemas são ainda desconhecidos.
4 Métodos de pesquisa Os Métodos não-empíricos - JORDAN (1998) • São métodos que não envolve a utilização de participantes. • Um ou mais pesquisadores especializados fornecem sua opinião sobre a interface. • Pode ser usada em projetos de carater confidencial ou quando há dificuldades para encontrar usuários com características apropriadas para uso de um determinado produto.
5 Métodos para a fase dePesquisa
5.1 Card Sorting O que é? Técnica de pesquisa que permite entender como o usuário agrupa informações de acordo com seu modelo mental. Para que serve? Organizar a informação do site por categorias para definir a arquitetura da informação e também Identificar itens que são difíceis de classificar.
5.2 Free Listing O que é? Técnica na qual partindo-se de um tema ou uma pergunta, solicita-se ao usuário que fale com liberdade sobre toda informação que vem a mente sobre determinado assunto. Para que serve? Para conceituar o produto e suas funcionalidades. Pode servir também como uma coleta de idéias para um pesquisa mais aprofundada (survey)
5.3 Questionários (Surveys) O que é? É um método baseado em questionários para uma determinada amostragem da população. Pode ser feito com ferramentas de pesquisa online. Para que serve? Além de conceituar o produto, serve para conhecer as necessidades e opiniões sobre um determinado público e obter idéias para o novo produto.
5.4 Observação O que é? Descobrir as necessidades de um grupo de pessoas através do olhar crítico. É importante que seja de forma não invasiva. Para que serve? Além de conceituar o produto e para conhecer as necessidades de um determinado público, serve também para diferenciar o que se diz do que se faz.
5.5 Análise das práticas de usabilidade
5.5 Análise das práticas de usabilidade O que é? Pesquisa com relação as melhores práticas da indústria a qual se destina o site, inclusive sites do mesmo segmento (concorrência). Para que serve? Identificar os padrões de usabilidade bem sucedidos e que o usuário já está acostumado e que podem ser absorvidos pelo novo produto.
5.6 Protótipo de baixa fidelidade
5.6 Protótipo de baixa fidelidade O que é? Através de rascunhos e de interfaces simplificadas, o designer pode verificar de forma rápida o que funciona ou não com possíveis usuários do produto. Para que serve? Experimentar novas idéias e funcionalidades sem perda de tempo e com baixos custos.
6 Métodos para a fase deDesenvolvimento
6.1 Protótipo de alta fidelidade
5.6 Protótipo de alta fidelidade O que é? Desenvolvimento do site com navegação e interface simulando situações reais de uso, contendo somente as funcionalidades para os testes de uso necessários. Para que serve? Apresentar o projeto de forma a mostrar o design em estado avançado e as principais funcionalidades do projeto. Serve também para testes de usabilidade.
6.2 Teste de usabilidade O que é? Experimentos programados com tarefas para uso diferentes tipos de usuário. Para que serve? Para testar as funcionalidades do produto, verificando se ele atende aos requesitos de usabilidade e indentificar possíveis problemas para melhoria em uma análise de tarefas.