1 / 76

Bruno Sérgio Coelho de Oliveira

Introdução a Usabilidade. Bruno Sérgio Coelho de Oliveira. 1 O que é usabilidade?. 1 O que é usabilidade?. “Refere-se à extensão sob a qual um produto pode ser usado por utilizadores específicos de forma a atingir os objetivos especificados com efetividade, eficiência e satisfação.”

lara
Download Presentation

Bruno Sérgio Coelho de Oliveira

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Introdução a Usabilidade Bruno Sérgio Coelho de Oliveira

  2. 1 O que é usabilidade?

  3. 1 O que é usabilidade? “Refere-se à extensão sob a qual um produto pode ser usado por utilizadores específicos de forma a atingir os objetivos especificados com efetividade, eficiência e satisfação.” ISO 9241

  4. 1 O que é usabilidade? “Refere-se à extensão sob a qual um produto pode ser usado por utilizadores específicos de forma a atingir os objetivos especificados com efetividade, eficiência e satisfação.” ISO 9241

  5. 1 O que é usabilidade? “Usabilidade é uma medida de qualidade atribuída a um produto de acordo com a facilidade na execução das tarefas para as quais este produto se presta”

  6. 2 Para que usabilidade?

  7. 2 Para que usabilidade? • Para simplificar a execução de uma tarefa, diminuindo o esforço necessário ou o número de passos para a sua execução. • Para que o usuário concentre-se em executar a tarefa e não em como usar a interface. • Para acelerar a curva de aprendizado do usuário.

  8. 2 Para que usabilidade?

  9. 2 Para que usabilidade?

  10. 3 A experiência web

  11. 3 A experiência web

  12. 3 A experiência web

  13. 3 A experiência web

  14. 3 A experiência web

  15. 3 A experiência web

  16. 3 A experiência web

  17. 3 A experiência web

  18. 3 A experiência web

  19. 3 A experiência web

  20. 2 Para que usabilidade? • Uma interface é o dispositivo que serve como limite entre diferentes entidades comunicantes (emissor-receptor) • Podemos entendê-la também como uma fachada, ou seja, é a face que o produto apresenta ao mundo. • “Comunicação não é o que você fala, mas sim o que o outro entende.”

  21. 4 Métodos de pesquisa

  22. 4 Métodos de pesquisa Os Métodos empíricos - JORDAN (1998) • São métodos que envolve a utilização de participantes. • Nada pode é capaz de substituir a observação de indivíduos. • Muitos problemas não são resolvidos com a simples aplicação dos princípios ergonômicos, pois muitos problemas são ainda desconhecidos.

  23. 4 Métodos de pesquisa Os Métodos não-empíricos - JORDAN (1998) • São métodos que não envolve a utilização de participantes. • Um ou mais pesquisadores especializados fornecem sua opinião sobre a interface. • Pode ser usada em projetos de carater confidencial ou quando há dificuldades para encontrar usuários com características apropriadas para uso de um determinado produto.

  24. 5 Métodos para a fase dePesquisa

  25. 5.1 Card Sorting

  26. 5.1 Card Sorting O que é? Técnica de pesquisa que permite entender como o usuário agrupa informações de acordo com seu modelo mental. Para que serve? Organizar a informação do site por categorias para definir a arquitetura da informação e também Identificar itens que são difíceis de classificar.

  27. 5.1 Card Sorting

  28. 5.1 Card Sorting

  29. 5.2 Free Listing

  30. 5.2 Free Listing O que é? Técnica na qual partindo-se de um tema ou uma pergunta, solicita-se ao usuário que fale com liberdade sobre toda informação que vem a mente sobre determinado assunto. Para que serve? Para conceituar o produto e suas funcionalidades. Pode servir também como uma coleta de idéias para um pesquisa mais aprofundada (survey)

  31. 5.3 Questionários (Surveys)

  32. 5.3 Questionários (Surveys) O que é? É um método baseado em questionários para uma determinada amostragem da população. Pode ser feito com ferramentas de pesquisa online. Para que serve? Além de conceituar o produto, serve para conhecer as necessidades e opiniões sobre um determinado público e obter idéias para o novo produto.

  33. 5.3 Questionários (Surveys)

  34. 5.3 Questionários (Surveys)

  35. 5.4 Observação

  36. 5.4 Observação O que é? Descobrir as necessidades de um grupo de pessoas através do olhar crítico. É importante que seja de forma não invasiva. Para que serve? Além de conceituar o produto e para conhecer as necessidades de um determinado público, serve também para diferenciar o que se diz do que se faz.

  37. 5.5 Análise das práticas de usabilidade

  38. 5.5 Análise das práticas de usabilidade O que é? Pesquisa com relação as melhores práticas da indústria a qual se destina o site, inclusive sites do mesmo segmento (concorrência). Para que serve? Identificar os padrões de usabilidade bem sucedidos e que o usuário já está acostumado e que podem ser absorvidos pelo novo produto.

  39. 5.5 Análise das práticas de usabilidade

  40. 5.5 Análise das práticas de usabilidade

  41. 5.6 Protótipo de baixa fidelidade

  42. 5.6 Protótipo de baixa fidelidade O que é? Através de rascunhos e de interfaces simplificadas, o designer pode verificar de forma rápida o que funciona ou não com possíveis usuários do produto. Para que serve? Experimentar novas idéias e funcionalidades sem perda de tempo e com baixos custos.

  43. 5.6 Protótipo de baixa fidelidade

  44. 6 Métodos para a fase deDesenvolvimento

  45. 6.1 Protótipo de alta fidelidade

  46. 5.6 Protótipo de alta fidelidade O que é? Desenvolvimento do site com navegação e interface simulando situações reais de uso, contendo somente as funcionalidades para os testes de uso necessários. Para que serve? Apresentar o projeto de forma a mostrar o design em estado avançado e as principais funcionalidades do projeto. Serve também para testes de usabilidade.

  47. 5.6 Protótipo de alta fidelidade

  48. 6.2 Teste de usabilidade

  49. 6.2 Teste de usabilidade O que é? Experimentos programados com tarefas para uso diferentes tipos de usuário. Para que serve? Para testar as funcionalidades do produto, verificando se ele atende aos requesitos de usabilidade e indentificar possíveis problemas para melhoria em uma análise de tarefas.

  50. 6.2 Teste de usabilidade

More Related