1 / 12

FIQUE LIGADO

FIQUE LIGADO. Qual a importância do Estudo da Historiografia, o papel da história e do homem. As fontes históricas são importantes para o papel do historiador: Ex: fontes escritas, não-escritas ,orais ,etc.

lot
Download Presentation

FIQUE LIGADO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FIQUE LIGADO Qual a importância do Estudo da Historiografia, o papel da história e do homem. As fontes históricas são importantes para o papel do historiador: Ex: fontes escritas, não-escritas ,orais ,etc. Os povos ágravos, deixaram registros importantes para entendermos suas estrutura de vida: Instrumentos de caça, pesca e coleta. Utensílios domésticos; A descoberta e domínio do fogo que auxiliaram enormemente no desenvolvimento da sociedade; O invento da roda que facilitou os transportes. A sedentarização(revolução Neolítica) foi o ponto alto do período pré-histórico, pois deu ao povo do neolítico condições de constituir grupos humanos a partir do desenvolvimento da agricultura e da domesticação de animais, bem como do uso de metais.

  2. NEOLITICO E AS GRANDES CIVILIZAÇÕES NO NEOLITICO SURGEM AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES DA HISTÓRIA DOS POVOS QUE ELABORARAM UMA FORMA DE ESCRITA QUE SERVE PARA O COMÉRCIO,O DOMÍNIO POLÍTICO E SOCIAL. O ÉGITO, que nasce as margens do rio Nilo e de suas cheias garante a sua sobrevivencia e sua organização economica, foi politicamente dividido em períodos pré-dinásticos, dinásticos: Formação dos Nomos; Unificação do Norte e do Sul Com a ação política de Menés, que passa a ser o primeiro faraó do Alto e Baixo Egito. Divisão política: Antigo, Médio e Novo Império

  3. EGITO: ANTIGO, MÉDIO E NOVO IMPÉRIO ANTIGO: unificação política 3200 a.c, Grandes obras arquitetônicas –Quéops, Quefrens e Miquerinos. Apogeu do poder dos faraós bem representado na construção dessas pirâmides, onde por anos o povo teve que trabalhar como escravo ou servo. Grandes obras hidráulicas – Canais de irrigação, diques. MÉDIO : retomada do poder político dos faraós Chegada dos hicsos (militarismo e metalismo) Com um forte domínio graças a utilização do ferro e de cavalos. Hebreus(escravidão e êxodo) Expansionismo econômico NOVO : Reforma religiosa, experiência monoteísta de Amenófis IV. Onde o Faraó tentava diminuir a influência dos sacerdotes e ampliar o seu próprio poder. Reflorescimento cultural; Expansionismo marítimo comercial Declínio dos faraós e fim do império

  4. Mesopotâmia Retalho de povos que habitavam a região do crescente fértil.banhados pelos rios Tigre e Eufrates. SUMÉRIOS: Formaram cidades –estados autônomas Escrita elaborada: Cuneiforme. Que teve grande importância na organização do Estado, pois a partir daí as normas podiam ficar claras para o homem, bem como o transmitir da história evidente. Líder: Patesi-chefe político,militar e religioso. Economia: Agricultura sem a propriedade da terra. ACÁDIOS: povo nômade pastoril Unificação das cidades-estados sumerianas com SargãoI. Teve início na região a dinamicidade política sob uma forte liderança guerreira e economicamente organizada. Acad era a cidade mais importante. Formação do primeiro império mesopotâmico. “O rei dos quatro cantos da terra”. Construção dos Zigurates e dos canais de irrigação

  5. Mesopotâmia AMORRITASOU PRIMEIRO IMPÉRIO BABILÔNICO. LEGADO CULTURAL: CÓDIGO DE HAMURÁBI Um dos primeiros código de lei baseado no princípio de Talião – A punição variava de acordo com a posição social (282 artigos e 3600 linhas) Transformou a língua acádia em língua oficial e elevou Marduck a posição de maior destaque. O fim do Império foi marcado por inúmeras invasões. O IMPÉRIO ASSÍRIO. POVO GUERREIRO: Por ser um povo que habitava um território de passagem, se tornou extremamente guerreiro e violento, sendo essa uma das suas principais características, tendo sido o primeiro exército organizado do mundo. Apogeu: Governo de Assurbanipal, onde se teve domínio até o Egito e foi construída uma biblioteca.

  6. Mesopotâmia: CAUDEUS: Época do apogeu da região: Grandes domínios territoriais, construção de obras públicas, como os jardins Suspensos da Babilônia e da Torre de Babel, ambos com o uso de escravos de áreas por eles dominados. Nabucodonosor fez o maior imperialismo expansionista. Dominou o corredor sírio-palestiniano, conquistando Tiro a Fenícia, as tribos de Judá levando os hebreus para o cativeiro da Babilônia, invadiu o Egito. Ciro rei da Pérsia conquistou o II Império Babilônico.

  7. HEBREUS O legado do povo hebreu consiste, essencialmente, em sua religião - um monoteísmo espiritualista, baseado na fé em Iavé. Este monoteísmo, produto de longa evolução religiosa que culmina com Moisés, exerceu influência através dos séculos e constituiu-se o antecedente direto do cristianismo e do maometismo. O judaísmo influi radicalmente na civilização ocidental, sobretudo através do cristianismo. A divisão histórico-politica foi: O período dos patriarcas, dos juízes e dos reis. Os Hebreus podem ser também estudados pelos seus principais eventos político-religiosos: Êxodo: A Saída do povo do Egito e ida para a terra prometida Cativeiro Babilônico: Escravização do povo pelos Caldeus. Cisma: Divisão das tribos após a morte de Salomão Diáspora: Dispersão dos hebreus pelo mundo sob o domínio de Roma. Sionismo: Retorno do povo a terra prometida (formação de Israel em 1948)

  8. FENÍCIOS Os fenícios tinham como habilidade e necessidade econômica o comércio marítimo. Sociedade talassocrática – governo dos comerciantes do mar; Dividiam-se em cidades-estados, autônomas e interligadas apenas pela cultura e religiosidade. Acreditavam nos deuses animintas e eram politeístas,como Baal –deus protetor e Astarte deusa da fecundidade. Desenvolveram uma forma de escrita utilizando as consoantes que ampliou as comunicações comerciais.

  9. PERSAS Ciro realizou a dominação do Reino da Média e, assim, iniciou a formação de um próspero reinado que durou cerca de vinte e cinco anos. O processo de expansão inaugurado por Ciro foi restabelecido pela ação do imperador Dario, que dominou as planícies do rio Indo e a Trácia. O sátrapa tinha a importante tarefa de organizar a arrecadação de impostos e contava com o auxílio de um secretário-geral e um comandante militar. Para resolver os constantes problemas oriundos da cobrança de impostos, Dario estipulou a criação de uma moeda única (dárico) e a construção de um eficiente conjunto de estradas. Por meio destas, um grupo de funcionários, conhecidos como “olhos e ouvidos do rei”, fiscalizavam o volume de arrecadação de cada satrápia.

  10. PERSAS Seguidores dos ensinamentos do profeta Zoroastro, os persas possuem uma estrutura de pensamento religioso bastante próxima a de outras crenças, como o judaísmo e o cristianismo. Em suma, acreditam na oposição entre duas divindades (Mazda, o deus do Bem, e Arimã, o deus do Mal) e no fim dos tempos No campo arquitetônico, os palácios persas eram dotados por uma complexa gama de elementos de decoração e jardinagem. Segundo algumas pesquisas, os persas construíram alguns de seus palácios através da escavação de grandes rochas.

  11. Creta , Micenas e Gregos A cultura Grega e totalmente influenciada pelas culturas creto-micênicas. Povoamento da Grécia:  2000 AC: pastores e agricultores ocuparam a Península do Peloponeso, sendo os principais povos os Aqueus, Eólios Jônios e Dórios. Geografia: Terreno Montanhoso - dificultou o contato entre as cidades- formação de cidades-estados (pólis)- muitas ilhas: favoreceu o comércio marítimo e portos Atenas: o berço da democracia- democracia: governo do povo- as assembléias- cidadãos: homens, nascidos na cidade, adultos e livres- Escravidão: dívidas e guerras- Atenas: desenvolvimento artístico, filosófico e cultural Esparta: a cidade guerreira- formação de soldados para a guerra- educação militar- soldados: falar pouco- mulher: deveria ser uma “boa reprodutora”

  12. Grécia Antiga Religião Grega: - Politeísta : Zeus (deus dos deuses) / Poseidon (deus dos mares) / Hades (deus dos mortos) / Ares (deus da guerra) Afrodite ( deusa do amor)- deuses: aparência e comportamento de humanos Mitologia Grega- explicações e transmissão de mensagens Entendimento do início das civilizações em especial durante o período cretense e homérico, com o mito do Minotauro e nos escritos épicos de Homero (Ilíada e Odisséia) Arte Grega :- imitação da realidade (esculturas e teatro grego ) A origem das Olimpíadas na Grécia- homenagem a Zeus- esportes ao ar livre    

More Related