E N D
Mordomia da Vida SIGNIFICADO DA PALAVRA MORDOMO: A palavra mordomo, em português, vem do latim majordomus, que tem o mesmo significado do grego oikonomoV - oikonomos (oikoV - oikos, casa, e nomoV - nomos, governo). Major, em latim, é maior ou principal, e domus, casa, a casa com tudo que ela contém e significa. Assim mordomo é o principal servo, o que administra a casa do seu senhor.Vejamos alguns mordomos na Bíblia: Eliézer “E disse Abraão ao seu servo, o mais antigo da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe a tua mão debaixo da minha coxa”(Gn 24.2) e José “Assim José achou graça aos olhos dele, e o servia; de modo que o fez mordomo da sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha. Desde que o pôs como mordomo sobre a sua casa e sobre todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto na casa como no campo. Potifar deixou tudo na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. Ora, José era formoso de porte e de semblante.”(Gn 39.4-6).
Mordomia da Vida CONCEITO BÍBLICO DA MORDOMIA: “É o reconhecimento da soberania de Deus, a aceitação do nosso cargo de depositários da vida e das possessões, e administração das mesmas de acordo com a vontade de Deus” Deus é dono de tudo e de todos:Do universo: “No princípio criou Deus os céus e a terra.”(Gn 1:1) “Abrão, porém, respondeu ao rei de Sodoma: Levanto minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra” (Gn14:22) “Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome. Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.” (l Cr 29:l3-l4) “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.”(Sl 24:l)
Mordomia da Vida Do homem: Por direito de criação : “Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que dela procede; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.”(Is 42:5)Por direito de preservação: “e dizendo: Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles; o qual nos tempos passados permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos.Contudo não deixou de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, enchendo-vos de mantimento, e de alegria os vossos corações.”(At l4:l5-l7) Por direito de redenção: “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.” (1 Co 6:19-20) “Que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.”(Tt 2:l4)
Mordomia da Vida O homem é o mordomo “Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.”(Gn 1:28) “Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.”(Gn 2:l5) “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra!”(Sl 8.3-9)
Mordomia da Vida Somos mordomos de Deus nos bens – “E quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e bens, e poder para desfrutá-los, receber o seu quinhão, e se regozijar no seu trabalho, isso é dom de Deus.”(Eclesiastes 5:19) Somos mordomos de Deus no corpo – “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.”(1 Co 6:19-20) Somos mordomos de Deus no tempo – “Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.”(Efésios 5:15-16) Somos mordomos de Deus no pensamento – “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”(Fp 4:8) Somos mordomos de Deus na influência – “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”(Mt 5:16)
Mordomia da Vida Somos mordomos de Deus nas palavras – “O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.”(Mt 12:35-37) Somos mordomos de Deus no Domingo “Dia do Senhor”– Dia em que Deus completou o plano de redenção com a ressurreição de Cristo - “No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.”(Mt 28:1) “Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. Foi ela anunciá-lo aos que haviam andado com ele, os quais estavam tristes e chorando”(Mc 16:9 -10) Somos mordomos de Deus no Dízimo – “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares.”(Pv 3:9-10) Somos mordomos de Deus nas oportunidades – “Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade.” (Cl 4:5)
Mordomia da Vida “Presta contas da tua mordomia” (Lucas 16:2) Mordomo é o individuo que é empregado para administrar bens de outrem como seu agente ou representante nos negócios aos quais ele é empregado. Seu dever é promover, da melhor maneira possível, os interesses do empregador. A qualquer momento ele pode ser chamado para prestar contas da maneira pela qual administrou os bens, e de ser, segundo a vontade do proprietário retirado do ofício. Precisamos entender que todos os homens são mordomos de Deus. A Bíblia ensina que Ele é dono de todo ouro e toda a prata, além de ser o proprietário do universo. 1. Se os homens são mordomos de Deus, eles são obrigados a lhe responder pelo tempo que têm. - Deus nos criou e nos mantém vivos, e o tempo que nós temos é dEle. - Você não considera desonestidade usar tempo, capital e interesses para trabalhar em negócios e especulações opostas à do dono?
Mordomia da Vida 2. Os mordomos ao obrigados a prestar contas dos talentos (faculdades mentais) que têm. Utilizar tudo o que Deus lhe deu para interesse próprio é fraude ou roubo. - Deus criou a sua mente, custeou as despesas de sua educação e o treinou para o serviço Dele. Você deixa que a mente permaneça desocupada, ou perverte os poderes do refinado intelecto que adquiriu para a promoção de interesses particulares, e depois pergunta o que fez para merecer a ira de Deus? 3. O mordomo é obrigado a prestar contas pela influência que ele exerce no gênero humano que o cerca. Você precisa utilizar bem as oportunidades que Deus tem dado, os locais onde Ele tem lhe colocado. É muito importante conversar com Deus e pedir sabedoria de como agir nas situações que Deus tem proporcionado para sua vida.
Mordomia da Vida 4. Você tem que prestar contas pela maneira pela qual você usa a propriedade que está em sua posse. Como tem utilizado a benção de Deus? Qual o motivo da sua busca por crescer e possuir mais coisas? 5. Você te que prestar conta da sua alma. Todos terão que comparecer perante o tribunal de Deus. 6. Você tem que prestar conta da alma dos outros. Quantas pessoas você tem orado para ter um encontro com Jesus? Quantas pessoas você tem anunciado a salvação? 7. Você é obrigado a prestar contas dos sentimentos que você nutre e propaga. Como você tem alimentado seu coração? 8. Você tem que prestar contas das oportunidades que você tem de fazer o bem. Nunca perca a oportunidade de fazer o bem.
Mordomia da Vida Como você tem gastado a vida que Deus lhe deu? “segundo a minha ardente expectativa e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a ousadia, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Mas, se o viver na carne resultar para mim em fruto do meu trabalho, não sei então o que hei de escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor; todavia, por causa de vós, julgo mais necessário permanecer na carne. E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para vosso progresso e gozo na fé; para que o motivo de vos gloriardes cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha presença de novo convosco.”(Filipenses 1:20-26) - Para que e por que você está vivo? Qual é a vontade de Deus para sua vida? Como ele deseja que você utilize as 24h do dia e os 60 segundos de cada hora.
Mordomia da Vida 1. Você planeja como usará as horas do seu dia? 2. Você prioriza as atividades da sua semana (importante, urgente, agendadas) ou vive como bombeiro, apenas apagando fogo? 3. Você separa tempo para buscar a Deus em 1⁰ lugar? 4. Você procura não assumir mais compromissos do que pode? Sabe dizer não?
Mordomia da Vida 5. Você avalia as mudanças da vida (a vida tem várias fases) e modifica seus compromissos de acordo com a etapa da vida? 6. Você investe com qualidade e quantidade de tempo com aqueles que você ama? 7. Você já parou para pensar quanto tempo investirá na vida particular e profissional? 8. Você se conhece? Você produz mais quando faz uma coisa de cada vez ou quando esta sob pressão?
Mordomia da Vida Ser mordomo fiel é lembrar que tudo pertence a Deus: 1-) Tudo o que temos é do Senhor - Tudo o que você tem foi dado pelo Senhor (bens materiais, oportunidades e influência) Faça uma lista mental dos bens que você tem! Faça uma lista das oportunidades que você tem tido! Faça uma lista da influência que você tem na empresa, família, vizinhança e amigos! Agradeça a Deus... Como você utiliza os bens os bens que possui? Não usa para não gastar Não deixa usarem para não quebrar Não usufrui...vive em função dele Utiliza para o bem pessoal, família e próximo É benção para Reino de Deus e Igreja É instrumento de Deus sob a sua administração
Mordomia da Vida 2-) Tudo o que podemos fazer é um presente do Senhor Faça uma lista mental das habilidades que você tem! Agradeça a Deus... O que importa não é o quanto eu posso fazer, mas o que eu estou fazendo com o que eu posso! “Deus nunca exige de mim e de você habilidades que não temos, mas exige que usemos e bem as que já temos” Como você tem utilizado as habilidades para a glória de Deus? Aconselhando pessoas, visitando pessoas, telefonando para aqueles que faltaram ou não estão mais vindo, ajudando na recepção, freqüentando a EBD para aprender mais e motivar outros. Você tem orado e ponderado diante de Deus para participar de algum ministério?
Mordomia da Vida 3-) Tudo o que somos é do Senhor Tudo o que você é foi recebido do Senhor (Personalidade, caráter). Por isso, precisamos entregar tudo para Deus. Quando nos tornamos cristão, estamos entregando tudo nas mãos de Jesus. Às vezes trabalhamos muito na igreja, mas não se damos para Deus: Não temos tempo para orar, para ler a Palavra e dar testemunho de Cristo fora da igreja. Se você tem um talento e um dom use-o, pois senão com o tempo perderá o que tem.
Mordomia da Vida A mordomia cristã estabelece como verdade que Deus é o Senhor, o Dono de tudo quanto existe na terra e no céu e concedeu ao homem o privilégio e responsabilidade de administrar. Os homens não são os donos, mas mordomos. Lembre-se: Sua contribuição para o reino de Deus é única, pois não existe ninguém igual a você na face da Terra. “Além disso requer-se nos despenseiros (ou mordomos) que se ache fiel.” “Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”(Mateus 25:21)