1 / 5

Ana Filipa da Cruz Ferreira

Solivários . Ana Filipa da Cruz Ferreira. Instituto de S. Tiago – Cooperativa de Ensino C.R.L. Sobreira Formosa – Castelo Branco. 5 + 1. 10º ano Biologia e Geologia. Nora Solar – O protótipo que pretende modernizar o mundo rural.

lucio
Download Presentation

Ana Filipa da Cruz Ferreira

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira Instituto de S. Tiago – Cooperativa de Ensino C.R.L. Sobreira Formosa – Castelo Branco 5 + 1 10º ano Biologia e Geologia

  2. Nora Solar – O protótipo que pretende modernizar o mundo rural. Partindo de arames e materiais reciclados criámos o protótipo de um instrumento cuja força motriz era por excelência a força animal e revolucionámo-lo para que trabalhe a energia solar. (Apesar do protótipo já funcionar, o projecto ainda não está terminado) Vídeo 1- Teste, a nora em funcionamento. Clicar sobre a imagem Fig.1- A equipa com o protótipo

  3. Fig. 2- Teste com a estrutura na nora, motor e painel. O motor foi encaixado num conjunto de rodas dentadas. • - Quando recebemos o kit (painel + motor) experimentámos e começámos logo a imaginar que protótipo poderíamos criar. • Decidimos fazer uma nora a funcionar a energia solar. • - A estrutura da nora foi feita em arame, as estruturas que acompanham a nora foram feitas recorrendo a materiais recicláveis (colheres de plástico e peças de electrodomésticos recolhidos para a escola electrão). • - Depois da estrutura da nora estar pronta testámos o painel fotovoltaico, para ver se tinha potência suficiente para colocar em funcionamento a nora. Verificámos que sim, deste modo utilizamos apenas um painel fotovoltaico.

  4. Os alunos decidiram o modelo do protótipo a realizar. Fontes de informação: Consultaram familiares para saber qual era a estrutura e funcionamento das noras. Fotografaram várias noras. Para a electrificação da nora foi consultado o “Guia Didáctico da Energia Solar”. Os alunos para a realização do projecto utilizaram aulas cedidas pelos professores de diversas disciplinas e horas de tempos livres. O total de horas dispensadas ao projecto, até à data foi de aproximadamente 12 horas. Fig.3 - Início da construção da estrutura da nora. Os alunos estão a dobrar arame e a soldar.

  5. Imaginamos que a ideia deste modelo poderia ser utilizada para extrair água de poços com recurso a uma fonte de energia renovável. Com o projecto os alunos contactaram e adquiriram informação sobre modos de utilização e transformação da energia solar. Os conceitos adquiridos relacionam-se com os recursos/fontes de energia renováveis. O projecto Rali Solar, foi integrado no projecto Eco-Escola do Instituto de S. Tiago e será apresentado na Feira De Ciência e Tecnologia de Proença-a-Nova. Fig.4- A nora.

More Related