1 / 1

Objetivos : O objetivo deste projeto é analisar a teoria dinâmica

AS LEIS DO MOVIMENTO E O CONCEITO DE FORÇA NA MECÂNICA NEWTONIANA Everlyn Martins PIBIC/CNPQ Eduardo Salles de Oliveira Barra. Objetivos : O objetivo deste projeto é analisar a teoria dinâmica dos movimentos apresentado na obra intitulado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (1687,

luella
Download Presentation

Objetivos : O objetivo deste projeto é analisar a teoria dinâmica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AS LEIS DO MOVIMENTO E O CONCEITO DE FORÇA NA MECÂNICA NEWTONIANAEverlyn MartinsPIBIC/CNPQEduardo Salles de Oliveira Barra Objetivos: O objetivo deste projeto é analisar a teoria dinâmica dos movimentos apresentado na obra intitulado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (1687, 1713, 1726) de Issac Newton. Será abordado es- sencialmente as Três Leis do Movimento de Newton e os conceitos de força que em cada uma delas ocorre. Serão abordadas as "Definições" e os "Axio- mas ou Leis do Movimento", sendo que deve-se destacar a "força ínsita" e a "força imprimida", que juntas dão sustentação conceitual ao tratamento quantitativo das mudanças de movimento. Discussão: As evidências fenomênicas que Newton apresenta como supor- te das Leis do Movimento podem ser melhor interpretadas se as considerarmos a partir do sentido próprio de promover a axiomatização dos princípios da "mecânica racional", que Newton finalmente concretizou nos "Axiomas ou Leis do Movi- mento". Diante das demais teorias mecânicas conhecidas na época de Newton, a "mecânica racional" do Principia propor- cionou um significativo avanço porque, entre outras coisas, ostentava uma ordenação sistemática de suas diversas classes de proposições. O procedimento de dar um caráter sistemático à "mecânica racional", que pressupõe estabelecer distinções claras entre as diversas classes de proposições da teoria em virtude dos vínculos lógico-formais que mantêm entre si – nisso consiste a axiomatização que Newton promoveu no Principia. Não há dúvida de que Newton estivera empenhado em consti- tuir um sistema axiomático para a mecânica desde a primeira versão do De Motu. Neste e em outros manuscritos, Newton procura distinguir as diversas classes de proposições em função dos tatus que devem ter no sistema dedutivo da teoria. Método: Foi utilizada uma bibliografia que incluiu tanto as fontes primárias da pesquisa – os manuscritos e os textos publicados de Newton – quanto os dos seus principais comentadores (Herivel, Cohen e Whiteside). Foi necessário também a realização de fichamentos dos textos onde se pôde detalhar com precisão as posições defendidas pelos autores. Além da leitura e fichamentos, houve grande contribuição do trabalho interdisciplinar entre colegas com interesse na área. Conclusões: Em curso. Referências: BARRA, E. (1994). Omnis Philosophiae Difficultas: O Conceito de Força na Filosofia Natural de Newton. Dissertação de Mestrado. FFLCH/USP.

More Related